As informações e o palpite para Atlético-GO x Corinthians
Atlético-GO e Corinthians têm nesta quarta-feira, 9 de junho, seu caminho cruzado pela terceira vez em menos de duas semanas. O encontro, dessa vez, é pela rodada de volta da fase de 16 avos de final da Copa do Brasil 2021. Terá como palco o estádio Antonio Accioly, em Goiânia. O pontapé inicial está marcado para 21h30 (horário de Brasília). Em São Paulo, o Dragão fez 2 a 0. Assim, poderá avançar para quarta etapa do torneio em caso de novo sucesso, empate ou mesmo derrota por margem de um gol. Aos corintianos resta vencer por vantagem mínima de três tentos. Caso ganhem por dois gols de diferença farão com que a definição aconteça através de cobranças de pênalti.
Como funciona a Copa do Brasil
Com 92 participantes, a versão 2021 da Copa do Brasil apresentou algumas mudanças de regulamento. A mais importante dela foi o encurtamento da vantagem dos clubes que contam com o benefício da estreia tardia. Esse privilégio, dado a Ceará (campeão da Copa do Nordeste 2020), Brasiliense (Campeão da Copa Verde 2020), Atlético-MG, Atlhetico Paranaense, Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Grêmio e Internacional (que conquistaram o direito de disputar a Copa Libertadores da América 2021), Chapecoense (Campeã da Série B 2020) e Palmeiras (Campeão da Copa do Brasil 2020), até o ano passado permitia que começassem a campanha no torneio a partir da quinta fase. Agora, têm que suar mais cedo, já no terceiro estágio.
Depois de jogos eliminatórios nas duas primeiras etapas. A partir da terceira, o torneio adota o formato que vai seguir até a decisão. São realizados jogos de ida e volta. Ao final dos duelos, avança para o estágio seguinte o time que acumular o maior número de pontos. Em caso de empate, o único critério de desempate estabelecido é o saldo de gols. Não sendo suficiente, ao final da segunda partidas a definição será feita através de cobranças de pênalti.
O desempenho recente do Atlético-GO
O Dragão venceu também o primeiro dos três encontros que teve contra o Corinthians. Ele abriu a sequência de duelos. Foi pela jornada inicial do Brasileirão. Também na Neo Química Arena, fez 1 a 0. Foi a partida que marcou a estreia do técnico Eduardo Barroca no comando do clube. Mostrou, no entanto, um time ainda longe dos padrões que normalmente o treinador gosta de implantar nas equipes que dirige. O Atlético teve menor tempo de posse de bola (40%), finalizou bem menos (7 a 15) e foi ainda menos eficiente no quesito arremate certo (2 a 6). No entanto, conseguiu colocar a bola na rede aos 45 minutos da etapa inicial com Zé Roberto, após assistência de João Paulo. Depois, tratou de aproveitar o nervosismo dos corintianos.
O time goiano mostrou bem mais na segunda partida e confirmou sua evolução diante de outro time paulista, o São Paulo, campeão estadual, em confronto pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileirão. No sábado, 5 de junho, em Goiânia, marcou 2 a 0. Novamente teve inferioridade na posse de bola (38%) e nas tentativas de finalização (9 a 13). Porém, melhorou a qualidade dos arremates. Superou o Tricolor nesse quesito (4 a 3).
Abriu o marcador aos 23 minutos do primeiro tempo com Éder, após passe de Natanael. Na fase final, novamente foi Natanael o responsável pela assistência que resultou no segundo gol, dessa vez feito por João Paulo. Para o confronto desta quarta-feira, Barroca volta a enfrentar a restrição em relação aos atacantes Janderson e André Luís. Eles foram emprestados ao Atlético-GO pelo Corinthians. Por questões contratuais, não podem ser utilizados contra o clube de origem.
Provável escalação do Atlético-GO
Atlético-GO na temporada atual
A forma atual do Corinthians
Depois de duas derrotas seguidas diante do Atlético-GO no início do trabalho do técnico Sylvinho, o Corinthians ganhou um pouco de alívio no domingo, 6 de junho, ao superar o América-MG, por 1 a 0, em Belo Horizonte, em confronto pela segunda rodada da edição 2021 do Brasileirão. Ainda que não tenha feito uma grande atuação, o alvinegro assinalou seu gol aos 30 minutos da etapa inicial através de cobrança de pênalti convertida por Fábio Santos e conseguiu manter a vantagem até o final.
Para isso, contribuiu bastante o pouco apetite ofensivo do Coelho, que atingiu cinco partidas sem ter feito um gol sequer. Os donos da casa, mesmo com a posse de bola por 56% do tempo, criaram somente dez oportunidades para arremate. Quatro delas foram no alvo. Isso facilitou em muito o trabalho defensivo corintiano, que foi o foco da equipe após ter alcançado seu gol. Não mostrou maior ambição de alargar a vantagem.
Ao longo do duelo, o Corinthians teve seis chances de finalização, sendo quatro delas no alvo. O treinador manteve seu sistema com um ‘falso nove’ utilizando Luan como atacante. O jogo desta quarta-feira é o último antes do clássico contra o Palmeiras. O encontro está agendado para o sábado, 12 de junho, no Allianz Parque. Para a partida contra o Atlético-GO, o lateral-direito Fágner, que foi expulso na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, é baixa certa. Está suspenso.
Provável escalação do Corinthians
Corinthians na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Atlético-GO x Corinthians:
Com boa vantagem e contra o Corinthians sem mostrar grande inspiração ofensiva, o Atlético-GO tem o prognóstico no empate como palpite indicado para o duelo desta quarta-feira pela rodada de volta da terceira fase, o estágio de 16 avos da final, da Copa do Brasil temporada 2021.
Prognóstico e palpite final para Atlético-GO x Corinthians: