As informações e o palpite para Atlético-MG x Bahia
Três dias após terem duelo no Brasileirão, Atlético-MG e Bahia voltam a ter seus caminhos cruzados nesta quarta-feira, 28 de julho. Dessa vez o confronto é parte da agenda da rodada de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2021. Terá como palco o Mineirão, em Belo Horizonte. O pontapé inicial está marcado para 21h30 (horário de Brasília). A partida de retorno, que foi marcada para 4 de agosto, ainda não tem sede definida. Inicialmente seria realizada no estádio Pituaçu, em Salvador, mas o Tricolor Baiano precisa cumprir punição de perda de um mando de campo devido à confusão acontecida na decisão da Copa do Nordeste. Como todos os recursos foram esgotados, ela deverá ser aplicada nesse jogo, que provavelmente será remanejado para outro estádio, ainda a ser definido.
Como funciona a Copa do Brasil
Com 92 participantes, a versão 2021 da Copa do Brasil apresentou algumas mudanças de regulamento. A mais importante dela foi o encurtamento da vantagem dos clubes que contam com o benefício da estreia tardia. Esse privilégio, dado a Ceará (campeão da Copa do Nordeste 2020), Brasiliense (Campeão da Copa Verde 2020), Atlético-MG, Atlhetico Paranaense, Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Grêmio e Internacional (que conquistaram o direito de disputar a Copa Libertadores da América 2021), Chapecoense (Campeã da Série B 2020) e Palmeiras (Campeão da Copa do Brasil 2020), até o ano passado permitia que começassem a campanha no torneio a partir da quinta fase. Neste ano, eles entraram na disputa no terceiro estágio.
Depois de jogos eliminatórios nas duas primeiras etapas. A partir da terceira, o torneio passou a adotar o formato que está em vigor e vai seguir até a decisão. São realizados jogos de ida e volta. Ao final dos duelos, avança para o estágio seguinte o time que acumular o maior número de pontos. Em caso de empate, o único critério de desempate estabelecido é o saldo de gols. Não sendo suficiente, ao final da segunda partidas a definição será feita através de cobranças de pênalti.
O desempenho recente do Atlético-MG
No domingo, 25 de julho, o Galo marcou 3 a 0 no duelo pela décima terceira jornada da versão 2021 da Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar de larga, a vitória só começou a ser construída na segunda fase. Hulk abriu o marcador aos 13 minutos depois de assistência de Eduardo. Ele mesmo fez o segundo gol. Aos 35 minutos, converteu cobrança de pênalti. O serviço foi completado por Nathan aos 46 minutos.
Dessa maneira, o Atlético-MG chegou aos 28 pontos (nove vitórias, um empate e três derrotas). Conservou a segunda colocação na tabela de classificação do Brasileirão. Três pontos abaixo do Palmeiras, líder. De quebra, estendeu sua sequência invicta para oito confrontos. A lista tem seis vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro e dois empates na Copa Libertadores da América diante do Boca Juniors. O Galo acabou avançando no torneio continental ao vencer a decisão por pênaltis e vai encarar o River Plate nas quartas de final.
Na Copa do Brasil, o time mineiro teve a chance de começar a disputa já na terceira fase. Enfrentou o Remo e superou os paraenses sem maior dificuldade. Venceu os dois jogos. Marcou 2 a 0 (fora) e 2 a 1 (casa). O zagueiro Nathan será baixa certa para o confronto desta quarta-feira. Ele já disputou a Copa do Brasil pelo Atlético-GO, clube para o qual estava emprestado. Ao voltar para o Atlético-MG, não pode ser inscrito no torneio pelo Galo.
Provável escalação do Atlético-MG
Atlético-MG na temporada atual
A forma atual do Bahia
A derrota no domingo foi a terceira seguida do Bahia e a quinta nos últimos sete jogos. A sequência negativa recente havia sido aberta com o 1 a 0 sofrido, fora de seus domínios, contra o São Paulo, e teve na jornada anterior do Brasileirão a desastrosa goleada, por 5 a 0, em Salvador, contra o Flamengo. Estacionado nos 17 pontos (cinco vitórias, dois empates e seis derrotas), o Tricolor Baiano caiu para nona posiçao na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, quando considerados os critérios de desempate, uma vez que o Fluminense (décimo) tem a mesma pontuação.
Como visitante, o clube apresenta o mesmo desempenho. Também é o décimo colocadon o ranking desse quesito do Brasileirão. Dos 18 pontos que o time dirigido por Dado Cavalcanti disputou fora de seus domínios, conquistou sete (duas vitórias, um empate e três derrotas). Fez nove gols e teve sua rede balançada em 11 ocasiões. O duelo contra o Galo marcou uma mudança de postura da equipe. Depois de montar um time mais agressivo, optou por uma formação mais defensiva na tentativa de explorar os contra-ataques. No final das contas, as duas opções falharam.
Na Copa do Brasil, o Bahia teve uma estreia com direito a massacre. Enfiou 7 a 1 no Campinense, mesmo atuando fora de seus domínios. No estágio seguinte, nova goleada. Dessa vez em casa e mais modesta. Fez 4 a 1 no Manaus. Na terceira fase, superou o Vila Nova com placares enxutos, mas sem grandes problemas. Fez 1 a 0 tanto em casa quanto fora mantendo o aproveitamento de 100% no torneio.
Provável escalação do Bahia
Bahia na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Atlético-MG x Bahia:
Diante de um Bahia em trajetória de queda, o Atlético-MG tem o prognóstico em um novo sucesso o palpite indicado para o confronto desta quarta-feira pela jornada de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2021.
Prognóstico e palpite final para Atlético-MG x Bahia: