Atlético-MG e Botafogo serão os protagonistas da partida que coloca neste sábado, 16 de setembro, o ponto final na agenda da vigésima terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro em sua temporada 2023. O jogo terá como cenário a recém-inaugurada MRV Arena, em Belo Horizonte. Será a segunda partida no novo estádio do Galo, que ainda não pode receber sua capacidade máxima. A expectativa é de que 35 mil pessoas possam comparecer ao encontro de rubro-negros que tem início marcado para 21h (horário de Brasília).
Palpite Atlético-MG x Botafogo do SDA
Mercado – Atlético-MG (resultado final)
A temporada 2023 é dada como perdida pelo Atlético-MG, que já pensa em 2024. Porém, para planejar o ano que vem ainda precisa de resultados em 2023. O clube quer assegurar ao menos uma vaga na Copa Libertadores da América. Desde a eliminação do torneio continental na temporada atual, deu indicações de melhor de rendimento, apesar de o desempenho ainda ser muito abaixo do potencial de seu elenco. O Botafogo tem objetivo bem mais alto. Qualquer resultado que não seja o título neste ano será considerado um desastre. Isso pode justificar o surto do técnico Bruno Lage após a derrota para o Flamengo. A instabilidade mostrada pelo treinador faz com que o SDA recomente a vitória do clube mineiro como palpite no resultado final no jogo deste sábado pela jornada 23 do Brasileirão.
Mercado – Acima de 1.5 Gols: Sim
Embora o empate possa ser até aceitável, não é um bom resultado para qualquer um dos clubes. O Galo precisa subir na tabela de classificação. O Botafogo precisa mostrar que a derrota diante do Flamengo não o abalou. Isso leva o SDA, usando o mercado gols acima/abaixo, indicar que a partida terá ao menos dois gols assinalados em seu palpite extra.
O retrospecto do Atlético-MG
Depois de duas vitórias seguidas em casa, a última delas já tendo a MRV Arena como cenário, o Galo colocou mais um ponto na conta na jornada anterior. Ficou no empate, por 1 a 1, com o Athletico Paranaense na Ligga Arena. No encontro, saiu em vantagem com o tento de Paulinho logo aos seis minutos da etapa inicial. Ele contou com assistência de Pedrinho.
Na etapa final, contudo, cedeu a igualdade. Tento de Vitor Roque aos 34 minutos. Chegou a ter a oportunidade de atuar em vantagem numérica desde os 37 minutos, quando Fernandinho foi expulso. Porém, não conseguiu fazer o segundo gol nos minutos restantes. Avançou, dessa maneira, para 31 pontos (oito vitórias, sete empates e sete derrotas).
O suficiente para iniciar a disputa da jornada 23 na nona posição da tabela de classificação. Oito pontos abaixo do Flamengo, quarto colocado e último clube na região que oferece vagas diretas na fase de grupos da Copa Libertadores da América versão 2024. Como mandante, o desempenho do Galo é inferior. Está na décima terceira posição do ranking dos donos da casa do Brasileirão. Dos 30 pontos que disputou na condição de coluna um, conquistou 15 (quatro vitórias, três empates e três derrotas). Fez 13 gols e sofreu dez.
Atlético-MG (resultados dos últimos confrontos)
O retrospecto do Botafogo
Ainda que não houvesse motivo para isso, o técnico Bruno Lage parece ter apertado o alarme de incêndio após a derrota, por 2 a 1, para o Flamengo na jornada anterior do Brasileirão. Depois de 11 vitórias consecutivas no Engenhão, o Botafogo sofreu sua primeira derrota na Série A do Brasileirão desde que colocou grama sintética em seu estádio.
Sequer fez um jogo ruim. Pelo contrário. Foi melhor que o rival na maior parte do tempo. Embora tenha ficado com a bola por 44% da partida, desenvolveu maior número de oportunidades para disparo (17 a 12) e liderou o índice de tiros no alvo (7 a 4). Porém, depois de ceder vantagem ao rival com o gol contra de Marlon Freitas logo aos dois minutos de jogo, dar o troco com tento de Victor Sá, aos 19 minutos, viu sua derrota ser consolidada pelo tento assinalado por Bruno Henrique aos 28 minutos da fase final.
Resultado que em nada abalou sua liderança na Série A do Campeonato Brasileiro. Assim, foi surpreendente a reação de Lage na entrevista coletiva ao final do jogo. Chegou a colocar seu cargo à disposição. Os cartolas trataram de colocar panos quentes após o surto do técnico. Não aceitaram o pedido de demissão, mas sua postura mostrou desequilíbrio diante de um cenário muito favorável. Com 51 pontos (16 vitórias, três empates e três derrotas), o alvinegro iniciou a jornada 23 liderando o torneio com vantagem de dez pontos na comparação com Palmeiras, segundo colocado. Como visitante, tem a segunda melhor campanha da competição. Dos 30 pontos que disputou for de seus domínios, ganhou 18 (cinco vitórias, três empates e duas derrotas). Fez 12 gols e sofreu oito.
Botafogo (resultados dos últimos confrontos)
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Atlético-MG x Botafogo
Leve em consideração as informações que temos para o confronto, serão atualizados e vão aparecer logo abaixo:
Onde assistir? A transmissão da Série A do Brasileirão:
- TV Aberta: TV Globo.
- TV por assinatura: SporTV e Premier FC.
- Internet/streaming: GloboPlay.
- Exceto jogos do Athletico Paranaense, que são exibidos na TNA (assinatura) e Caze TV (internet).
Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.