As informações e o palpite para Atlético-MG x Chapecoense
Será concluída nesta segunda-feira, 21 de junho, a quinta rodada da versão 2021 da Série A do Campeonato Brasileiro. O ponto final na programação será colocado pelo encontro envolvendo Atlético-MG e Chapecoense. A partida terá como sede o estádio Mineirão, em Belo Horizonte. A previsão é de que a bola comece a rolar às 20h (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente do Atlético-MG
O Galo fechou a ‘quina’ na quarta-feira, 16 de junho. Bateu o Internacional, por 1 a 0, em pleno Beira-Rio, estabelecendo sua quinta vitória consecutiva. O encontro valeu pela quarta jornada do Brasileirão. Foi definido com tento de Nathan, após assistência de Hulk, logo aos dois minutos do primeiro tempo. O time mineiro não produziu muito mais do que isso. Foram seis arremates ao longo do duelo. Acertou o alvo apenas mais uma vez além do tento.
O Colorado, que teve a posse de bola por 57% do tempo, também mostrou grande dificuldade no setor de criação e finalização. Foram onze oportunidades desenvolvidas para arremate. Três delas acabaram cortadas pela defesa atleticanas. Sete tiros foram na direção errada. Com apenas um disparo na direção certa, que acabou interceptado pelo goleiro Everson, o trabalho de manutenção do marcador acabou sendo facilitado.
Dessa maneira, o Galo chegou aos nove pontos (três vitórias e uma derrota). Fez quatro gols na Série A do Campeonato Brasileiro e teve sua defesa vazada somente em duas oportunidades. Segue ainda na disputa da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América. Em ambas as competições está no estágio de oitavas de final. No torneio nacional, espera o sorteio para conhecer seu próximo adversário. No competição internacional, enfrentará o Boca Juniors a partir de 13 de julho.
Provável escalação do Atlético-MG
Atlético-MG na temporada atual
A forma atual da Chapecoense
A Chapecoense ficou no empate, por 1 a 1, com o São Paulo na quarta-feira, 16 de junho. Normalmente o resultado seria recebido com alegria. Porém, diante das circunstâncias, foi considerado como uma oportunidade desperdiçada. O duelo, disputado no Morumbi, teve o placar aberto pelos donos da casa aos 13 minutos através de tento assinalado por Eder. No entanto, aos 42 minutos, o Tricolor ficou em desvantagem numérica. Rodrigo Nestor foi excluído do confronto.
Na segunda etapa, a equipe catarinense aproveitou-se para pressionar o time paulista. chegou ao empate aos 25 minutos. Kaio Nunes marcou após assistência de Lima. Porém, não foi capaz de alcançar a virada. Esbarrou na falta de potencial de criação. Mesmo com a posse de bola por 59% do tempo na etapa derradeira, criou menor número de chances de finalização do que o São Paulo (4 a 6), ainda que tenha mandado dois de seus disparos no alvo, enquanto os donos da casa não acertaram um disparo sequer.
Foi o quarto jogo seguido sem vitória da Chapecoense (duas derrotas e dois empates). O time perdeu no encontro o volante Moisés Ribeiro. Logo no primeiro minuto da partida, o atleta sofreu uma lesão na coxa tendo que deixar o gramado. Se juntou a Derlan, Busanello, Geuvânio e Mike, também com contusões musculares, no departamento médico. Além deles, o goleiro Tiepo, que sofreu uma grave lesão no joelho e não atuará mais nesta temporada, desfalcam a equipe para o duelo desta segunda-feira. O lateral-esquerdo Mancha, que teve câimbras no final do segundo tempo do jogo contra o São Paulo e também foi substituído, ficou como dúvida para o encontro com o Atlético-MG. Se for vetado, o técnico Jair Ventura Filho não terá especialistas para posição. Assim, precisará improvisar.
Provável escalação da Chapecoense
Chapecoense na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Atlético-MG x Chapecoense:
Dono de larga vantagem técnica na comparação com a Chapecoense, o Atlético-MG tem o prognóstico sem seu sucesso o palpite indicado para o confronto desta segunda-feira pela quinta rodada da versão 2021 do Brasileirão.
Prognóstico e palpite final para Atlético-MG x Chapecoense: