Pelo terceiro ano consecutivo, Atlético-MG e Palmeiras travam duelo eliminatório na Copa Libertadores da América. Nesta quarta-feira, 2 de agosto, abrem confronto valendo a sobrevivência na luta pelo título da edição 2023 do torneio continental. A rodada de ida das oitavas de final terá como cenário o estádio Mineirão, em Belo Horizonte. O início está previsto para 21h30 (horário de Brasília). O confronto de retorno está agendado para 9 de agosto em São Paulo. Quem avançar vai encarar o ganhador de Deportivo Pereira, da Colômbia, e Independiente del Valle, do Equador, nas quartas de final. Tanto em 2022 quanto em 2021 o alviverde levou a melhor nos confrontos com o Galo.
O desempenho recente do Atlético-MG
O Atlético-MG pisará no gramado pressionado por um longo período de vacas magras. Sua última vitória aconteceu há quase dois meses. Foi ainda no período de grupos da Copa Libertadores da América e quando ainda estava sob o comando do técnico Eduardo Coudet. Em 6 de junho, superou o Alianza Lima, no Peru, por 1 a 0. Voltou a campo em outras nove oportunidades desde então. Colheu cinco igualdades e quatro derrotas.
O primeiro desses duelos marcou a queda de Coudet. Os outros oito foram sob a direção de Luiz Felipe Scolari, que nas duas últimas partidas, apesar de não ter alcançado a vitória, ao menos viu o time dar sinas de melhora. Diante do Grêmio, em Porto Alegre, fez uma partida superior, porém, levou 1 a 0. Sofreu o gol de Ronald aos 11 minutos do primeiro tempo e apesar de criar 16 oportunidades para arremate ao longo do confronto, sendo quatro delas na direção certa, não foi capaz sequer de alcançar o empate.
No sábado, 29 de julho, em duelo pela décima sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, fez a melhor atuação desde a troca de comando. No estádio Independência, frente ao Flamengo, marcou aos 33 minutos do primeiro tempo. Obra de Paulinho a partir de assistência de Renzo Saravia. Entretanto, acabou levando a virada na reta final do confronto e acabou batido por 2 a 1. O rubro-negro marcou com De Arrascaeta, aos 35 minutos, e Wesley, aos 42 minutos, do segundo tempo.
O Galo, entretanto, foi muito superior ao longo do confronto. Mesmo tendo ficado menos tempo com a redonda (41%), criou bem mais oportunidades para disparo (23 a 6), liderando, mesmo sem manter a proporção, o índice de tiros no alvo (6 a 5). Com 21 pontos (cinco vitórias, seis empates e seis derrotas), ocupa a décima terceira posição na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro.
Atlético-MG na temporada atual
A forma atual do Palmeiras
Belo Horizonte também foi ponto de parada do Palmeiras no domingo, 30 de julho. Enfrentou o América-MG pelo Brasileirão. Teve alguma dificuldade no começo da partida, disputada no Independência, porém, se impôs e aplicou goleada de 4 a 1. Foi sua segunda vitória seguida depois de um período de cinco partidas sem ganhar (três empates e três derrotas).
Dono de um trabalho longevo sob a direção de Abel Ferreira, o alviverde chegou a um estágio onde as oscilações são bem menores. Quando atua mal, suas atuações não são desastrosas. Quando vence, evita desgastes desnecessários jogando para o gasto. A queda nas quartas de final da Copa do Brasil diante do São Paulo ainda ofereceu a possibilidade de dias extras para treinamento.
No duelo diante do Coelho foi possível perceber que foram usados para reforçar um de seus pontos mais fortes, as cobranças de faltas e escanteios, que foram o fator de desequilíbrio da partida. O Palmeiras atingiu 31 pontos (oito vitórias, sete empates e duas derrotas). Embora tenha a mesma pontuação do Flamengo, vice-líder, fica na terceira posição do Brasileirão por levar desvantagem no número de vitórias (9 a 8), que é o primeiro critério de desempate.
No Copa Libertadores da América, o Palmeias estreou com derrota para o Bolívar (3 a 1) usando um time reserva no momento em que estava envolvido nas finais do Campeonato Paulista. Depois, venceu os demais cinco jogos ficando não apenas na primeira colocação do grupo C como também na liderança geral da primeira fase do torneio. Assim, se avançar para as quartas de final e semifinais terá sempre a vantagem de fazer o segundo jogo em casa.
Palmeiras na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Atlético-MG x Palmeiras
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Atlético-MG x Palmeiras
A Copa Libertadores da América voltou para a TV Globo em 2023 na TV Aberta. Os jogos são mostrados também através dos canais por assinatura da ESPN, Star+ e Paramount. Já pela internet/streaming você confere também na ESPN/Star+ e Paramount. Não há previsão de exibição das partidas através de casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Atlético-MG x Palmeiras
Suspensos e lesionados para Atlético-MG x Palmeiras
Cadu Cirurgia do joelho Meados de dezembro de 2024 |
Bruno Rodrigues Cirurgia do joelho Meados de dezembro de 2024 |
Joaquín Piquerez Lesão no joelho Meados de dezembro de 2024 |
Marcos Rocha Suspenso (cartão vermelho direto) Após 1 jogo |
Gustavo Gomez Pontos disciplinares (cartões amarelos acumulados) Após 1 jogo |
Probabilidades de resultado para Atlético-MG x Palmeiras
O palpite Atlético-MG x Palmeiras do SDA
Embora dê sinais de evolução, o Atlético-MG terá pela frente um time taticamente muito bem estruturado e com jogadores de grande capacidade de decisão. Porém, atuando fora de seus domínios, dificilmente o Palmeiras adotará estratégia mais agressiva. O mesmo deva acontecer com o Galo. Isso faz com que o prognóstico na igualdade seja o palpite indicado pelo SDA para o encontro desta quarta-feira pela rodada de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América em sua temporada 2023.
Palpite Atlético-MG x Palmeiras