Uma das sedes da Copa do Mundo feminina de 2023, ao lado da Nova Zelândia, a Austrália faz nesta sexta-feira, 14 de julho, sua estreia antes do torneio. Vai enfrentar a França, país que sediou a edição anterior do Mundial, em 2019. O amistoso será realizado no estádio Marvel, em Melbourne, na Austrália. O pontapé inicial está marcado para 6h30 (horário de Brasília).
O desempenho recente da Austrália
A equipe australiana foi colocada como cabeça de chave do grupo B da Copa do Mundo. Fará sua estreia no dia 20, dia da abertura do Mundial, enfrentando a Irlanda. Depois, terá como adversárias as equipes de Nigéria (27 de julho) e Canadá (31). É uma das favoritas a ficar com uma das duas vagas da chave avançando para a etapa seguinte da competição.
A última competição oficial da Austrália foi a Copa da Ásia, uma vez que o país há algum tempo optou por deixar de lado a geografia e se transferir, ao menos em torneios de futebol da Oceania para a Confederação da Ásia na tentativa de ganhar mais competitividade. Em janeiro do ano passado, caiu nas quartas de final da competição continental ao ser batida pela Coreia do Sul.
Desde então, realizou 15 amistosos visando especificamente o Mundial. Colheu dez vitórias, um empate e quatro derrotas. O mais recente deles foi diante da Inglaterra. Marcou 2 a 0, em 11 de abril, nas campeãs europeias. Sem clube e lesionada, a atacante Kyah Simon foi incluída na lista de 23 atletas convocadas para a Copa do Mundo. A relação de convocadas conta com as seguintes atletas:
Goleiras: Mackenzie Arnold (West Ham), Teagan Micah (Rosengard), Lydia Williams (Brighton);
Defensoras: Ellie Carpenter (Lyon), Steph Catley (Arsenal), Charlotte Grant (Vittsjo GIK), Clare Hunt (Western Sydney Wanderers), Alanna Kennedy (Manchester City), Aivi Luik (BK Hacken), Courtney Nevin (Leicester City, emprestada pelo Hammarby), Clare Polkinghorne (Vittsjo GIK);
Meias: Alex Chidiac (Racing Louisville), Kyra Cooney-Cross (Hammarby IF), Katrina Gorry (Vittsjo GIK), Emily van Egmond (San Diego Wave), Clare Wheeler (Everton), Tameka Yallop (SK Brann);
Atacantes: Caitlin Foord (Arsenal), Mary Fowler (Manchester City) Sam Kerr (Chelsea), Hayley Raso (sem clube), Kyah Simon (sem clube), Cortnee Vine (Sydney FC).
Austrália na temporada atual
A forma atual da França
Forçada a mudar de treinador às vésperas da Copa do Mundo devido a uma crise de relacionamento entre algumas de suas principais jogadores e a treinadora Corinne Deacon, a França aproveitou a reta final de treinamentos para realizar dois amistosos. O primeiro deles foi em 6 de julho justamente contra a Irlanda, que será a primeira adversária da Austrália no Mundial. Venceu por 3 a 0.
Sob a direção de Hervé Renard, que foi o técnico da Arábia Saudita no Mundial masculino de 2022 no Qatar, a equipe francesa demorou para furar o bloqueio defensivo das irlandesas. Isso só aconteceu aos 46 minutos da etapa inicial por meio de Lakrar. Porém, soube aproveitar o momento de desequilíbrio da seleção da Irlanda para balançar a rede novamente dois minutos depois em tento de Le Sommer, que contou com assistência de Dali. Na fase final, aos 16 minutos, novamente Dali deu o passe que gerou o segundo gol de Lakrar na partida fechando o placar.
Logo depois do terceiro gol, Renard começou a fazer modificações, o que fez com que as francesas diminuíssem o ritmo. O resultado ampliou para sete partidas (seis vitórias e um empate) a sequência invicta da equipe. O time está no grupo F da Copa do Mundo de Austrália e Nova Zelândia. Vai enfrentar Jamaica (23 de julho), Brasil (29) e Panamá (2 de agosto). As jogadoras convocadas para o torneio foram:
Goleiras: Solene Durand (Guingamp), Pauline Peyraud-Magnin (Juventus), Constance Picaud (PSG);
Defensoras: Selma Bacha (Lyon), Estelle Cascarino (Manchester United), Elisa De Almeida (PSG), Sakina Karchaoui (PSG), Maelle Lakrar (Montpellier), Eve Perisset (Chelsea), Wendie Renard (Lyon), Aissatou Tounkara (Manchester United);
Meias: Kenza Dali (Aston Villa), Laurina Fazer (PSG), Grace Geyoro (PSG), Lea Le Garrec (FC Fleury), Amel Majri (Lyon), Sandie Toletti (Real Madrid);
Atacantes: Viviane Asseyi (West Ham), Vicki Becho (Lyon), Kadidiatou Diani (PSG), Naomie Feller (Real Madrid), Eugenie Le Sommer (Lyon), Clara Mateo (Paris FC).
França na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Austrália x França
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Austrália x França
Não há previsão de transmissão da partida para o Brasil. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Austrália x França
Suspensos e lesionados para Austrália x França
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades de resultado para Austrália x França
O palpite Austrália x França do SDA
É improvável que tanto Austrália quanto França atuem com grande intensidade no jogo logo antes de suas estreias na Copa do Mundo feminina de 2023. Temendo contusões, dificilmente as jogadores irão correr riscos desnecessários. Assim, o prognóstico na igualdade parece ser o palpite mais adequado no encontro amistoso desta sexta-feira de acordo com a análise do SDA.
Palpite Austrália x França