As informações e o palpite para Bahia x Atlético-MG
Pela terceira vez em menos de duas semanas Bahia e Atlético-MG têm seus caminhos cruzados. O encontro desta quarta-feira, 4 de agosto, faz parte da programação da rodada de volta das oitavas de final da Copa do Brasil temporada 2021. O palco será o estádio Alberto Oliveira, o Joia da Princesa, em Feira de Santana. O início está agendado para 21h30 (horário de Brasília). Na jornada de ida, o Galo venceu por 2 a 0. Dessa maneira, irá assegurar o direito de avançar para as quartas de final em caso de novo sucesso, empate ou até mesmo derrota por um tento de diferença. O Tricolor, para mudar a situação, precisa ganhar por margem mínima de três tentos. Se faturar, mas por dois gols de frente, fará com que a definição do sobrevivente aconteça através de cobranças de pênalti.
Como funciona a Copa do Brasil 2021
Com 92 participantes, a versão 2021 da Copa do Brasil apresentou algumas mudanças de regulamento. A mais importante dela foi o encurtamento da vantagem dos clubes que contam com o benefício da estreia tardia. Esse privilégio, dado a Ceará (campeão da Copa do Nordeste 2020), Brasiliense (Campeão da Copa Verde 2020), Atlético-MG, Atlhetico Paranaense, Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Grêmio e Internacional (que conquistaram o direito de disputar a Copa Libertadores da América 2021), Chapecoense (Campeã da Série B 2020) e Palmeiras (Campeão da Copa do Brasil 2020), até o ano passado permitia que começassem a campanha no torneio a partir da quinta fase. Neste ano, eles entraram na disputa no terceiro estágio.
Depois de jogos eliminatórios nas duas primeiras etapas. A partir da terceira, o torneio passou a adotar o formato que está em vigor e vai seguir até a decisão. São realizados jogos de ida e volta. Ao final dos duelos, avança para o estágio seguinte o time que acumular o maior número de pontos. Em caso de empate, o único critério de desempate estabelecido é o saldo de gols. Não sendo suficiente, ao final da segunda partidas a definição será feita através de cobranças de pênalti.
O desempenho recente do Bahia
O Bahia vive seu pior momento na temporada. No domingo, 1 de agosto, em casa, foi batido pelo Sport, por 1 a 0. Atingiu, dessa maneira, a quinta derrota seguida. Duas delas foram contra o Galo. Além da Copa do Brasil, os times se enfrentaram também pelo Brasileirão. Nesses cinco jogos, O Tricolor não foi capaz de fazer um gol sequer. Diante da equipe pernambucana, a produção ofensiva foi superior. Teve o controle da posse de bola por 60% do tempo, criou quase o triplo de oportunidades para arremate (21 a 8). Mas voltou a esbarrar no problema de pontaria. Disparou somente quatro tiros na direção certa. Pararam no goleiro Mailson.
O rubro-negro também não mostrou muito nesse quesito. Mandou somente duas bolas na direção da meta baiana. Porém, conseguiu marcar com Mikael aos 44 minutos da fase final. Deixou o Bahia estacionado nos 17 pontos (cinco vitórias, dois empates e sete derrotas). Figura na décima posição da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, quando considerados os critérios de desempate, uma vez que Corinthians (décimo primeiro) e Fluminense (décimo segundo) apresentam a mesma pontuação.
O técnico Dado Cavalcanti afirmou após a partida que terá de ‘pensar fora da caixa’. Isso indica que poderá promover mudanças tanto na escalação como também na postura tática da equipe para o confronto desta quarta-feira. Uma alteração em relação ao jogo contra o Sport é praticamente certa, mas por problema médico. O volante Jonas deixou a partida ainda no primeiro tempo e não deverá ter condições de atuar. Matheus Galdezani, Lucas Araújo, Edson e Raniele são opções para o posto. Os recém-contratados Lucas Mugni e Hugo Rodallega dependem da regularização de suas documentações para que possam ficar à disposição para o confronto.
Provável escalação do Bahia
Bahia na temporada atual
A forma atual do Atlético-MG
O Atlético-MG superou a marca de um mês sem perder. No domingo, 1 de agosto, fez do Athletico Paranaense sua vítima em confronto pela décima quarta rodada do Brasileirão. No Mineirão, marcou 2 a 0. Contando com a pelota em seu domínio por 61% do tempo, criou mais chances para finalizar (11 a 8) e foi superior também no quesito tiro certo (3 a 1). Conseguiu abrir o placar aos 16 minutos da etapa final com Vargas. O chileno converteu cobrança de pênalti. Oito minutos depois, o atacante deu assistência para que Antônio Neto fizesse o segundo tento.
Foi o décimo jogo da sequência invicta do Galo, que conta com oito vitórias e dois empates em três competições. Na Série A do Campeonato Brasileiro, o clube avançou para 31 pontos (dez vitórias, um empate e três derrotas). Manteve a segunda colocação na tabela de classificação e reduziu para um ponto sua desvantagem na comparação com o Palmeiras, líder, que na véspera havia ficado no empate sem gols no clássico com o Palmeiras.
O clube já se garantiu nas quartas de final da Copa Libertadores da América. No torneio continental irá enfrentar o River Plate. O primeiro jogo, em Buenos Aires, está agendado para o próximo dia 11. Principal jogador do Galo na temporada, o atacante Hulk, com conjuntivite, ficou fora da partida contra o Athletico Paranaense e segue como dúvida para o duelo desta quarta-feira em Feira de Santana. Sasha começou o duelo como titular, mas acabou substituído por Vargas no segundo tempo. Com a boa atuação do chileno, apesar de ele ter sido expulso no final da partida, é provável que seja relacionado como titular diante do Bahia caso Hulk siga de fora.
Provável escalação do Atlético-MG
Atlético-MG na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Bahia x Atlético-MG:
Sem motivos para correr riscos, o Atlético-MG deverá atuar de forma conservadoria diante de um Bahia com sérios problemas na produção ofensiva. Assim, o prognóstico na igualdade é o palpite mais indicado para o duelo desta quarta-feira pela rodada de volta das oitavas de final da Copa do Brasil 2021.
Prognóstico e palpite final para Bahia x Atlético-MG: