As informações e o palpite para Bahia x Sport
Pressionado por uma sequência de derrotas e sem fazer um gol sequer há quatro jogos, o Bahia encara o Sport neste domingo, 1 de agosto, cumprindo a programação estabelecida pela tabela da décima quarta rodada da versão 2021 da Série A do Campeonato Brasileiro. O encontro será realizado no estádio Pituaçu, em Salvador. A previsão é de que a bola comece a rolar às 18h15 (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente do Bahia
A trajetória de queda do Bahia no Brasileirão foi estendida também para Copa do Brasil. Na quarta-feira, 28 de julho, o Tricolor foi derrotado pelo Atlético-MG, por 2 a 0, no Mineirão, em confronto pela rodada de ida das oitavas de final do torneio. Teve sua defesa vazada por Matías Zaracho aos 37 minutos do primeiro tempo e Hulk, aos 29 minutos da etapa derradeira. Para sobreviver na competição, precisará dar o troco no Galo na quarta-feira, 4 de agosto, em Salvador.
O desempenho recente da equipe, todavia, não oferece grandes esperanças de reação. Essa foi a quarta derrota consecutiva e o sexto fracasso do Tricolor nos últimos oito jogos. Nas últimas quatro partidas, o Bahia sequer conseguiu marcar. Pelo Brasileirão, depois de levar 1 a 0 do São Paulo, no Morumbi, foi surrado, em casa, por 5 a 0, pelo Flamengo, e na jornada anterior levou 3 a 0 do Atlético-MG, também em Belo Horizonte.
Com 17 pontos (cinco vitórias, dois empates e seis derrotas), o Bahia iniciou a disputa da décima quarta rodada ocupando a nona rodada da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, quando já levados em consideração os critérios de desempate, uma vez que Corinthians (décimo colocado) e Fluminense (décimo primeiro) apresentavam a mesma pontuação. Como mandante, mantém o mesmo padrão de desempenho. Também é o nono colocado no ranking dos donos da casa do Brasileirão. Dos 21 pontos que disputou como coluna um, ganhou dez (três vitórias, um empate e três derrotas). Fez nove gols e sofreu 11.
Provável escalação do Bahia
Bahia na temporada atual
A forma atual do Sport
No Sport, a batalha mais dura vem sendo travada fora dos gramados. Com o clube atravessando uma gigantesca crise financeira, a nova diretoria do clube tenta reduzir a folha de pagamento na tentativa de colocar as contas em dia. Com isso, a porta de saída esta escancarada para os atletas que não aceitaram o que foi apelidado de ‘proposta de readequação financeira’. O eufemismo para redução de salário. O zagueiro Maidana foi a nova baixa provocada por essa política. Deixou o clube nesta semana.
Se juntou ao goleiro Luan Polli, aos laterais Júnior Tavares e Patric, ao volante Ricardinho e ao atacante Maxwell, que já saíram do Leão. A meta é zerar o prejuízo de R$ 1,5 milhão mensal que o clube vem apresentando. Assim, o técnico Umberto Louzer vai vendo suas opções ficarem reduzidas na luta para evitar a queda para Segunda Divisão. Sem mencionar os problemas físicos. Leandro Barcia, Neilton, Thiago Neves, Sander e João Igor estão aos cuidados do departamento médico.
Com 11 pontos (duas vitórias, cinco empates e seis derrotas), o Sport iniciou a disputa da décima quarta rodada figurando na décima sexta posição da tabela de classificação do Brasileirão. É o primeiro posto fora da zona de rebaixamento. No entanto, apresentava a mesma pontuação do São Paulo, décimo sétimo colocado e primeiro time na região da degola. Levava vantatagem apenas quando os critérios de desempate eram considerados. Como visitante, tem desempenho superior. É o décimo terceiro no ranking desse quesito da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 21 pontos que disputou na condição de coluna dois, ganhou seis (uma vitória, três empates e três derrotas). Fez cinco gols e sofreu sete.
Provável escalação do Sport
Sport na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Bahia x Sport:
Ainda que passe por uma grande crise de resultados, o Bahia é um clube mais organizado e tem condições de reagir. Diante de um Sport em turbulência fora dos gramados, tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o confronto deste domingo pela décima quarta rodada do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para Bahia x Sport: