O estádio Fadil Vokrri, em Pristina, será o palco em que o Ballkani, de Kosovo, vai receber o Ludogorets, da Bulgária, nesta terça-feira, 11 de julho. A partida compõe a agenda de 15 confrontos da rodada de ida da Primeira Fase das eliminatórias que têm como finalidade determinas os seis últimos integrantes da fase de grupos da Champions League em sua temporada 2023/2024. O pontapé inicial está marcado para 15h45 (horário de Brasília). O duelo de retorno está previsto para 19 de julho em solo búlgaro.
A eliminatória para a Liga dos Campeões é longa e relativamente complexa. Envolve, no total, cinco etapas. A primeira, já concluída, foi chamada de fase preliminar. Tendo a Islândia como sede, contou com quatro participantes. Após três jogos (semifinais e final), indicou o islandês Breidablik como vencedor. Ele passou a compor, dessa forma, os 30 clubes que disputam a Primeira Fase das eliminatórias propriamente ditas. Eles farão jogos de ida e volta para definir os 15 clubes que seguiram para a Segunda Fase, que tem nove pré-classificados. São eles: Aris (Chipre), Copenhagen (Dinamarca), Dinamo Zagreb (Croácia), Galatasaray (Turquia), Genk (Bélgica), Molde (Noruega), Panathinakos (Grécia), Dnipro-1 (Ucrânia) e Servette (Suíça).
Os 12 vencedores da etapa de número dois passam para a Terceira Fase das eliminatórias. Se juntarão aos oito clubes pré-classificados: AEK (Grécia), Backa Topola (Sérvia), Braga (Portugal), Olympique de Marseille (França), PSV (Holanda), Rangers (Escócia), Sparta Praga (República Checa) e Sturm Graz (Áustria). Os ganhadores seguem para o estágio decisivo, que é chamado de Playoffs. Os dez classificados terão a companhia de Royal Antwerp (Bélgica) e Young Boys (Suíça). Serão seis partidas de ida e volta com os ganhadores qualificados para a fase de grupos da competição.
Para a fase de grupos já estão garantidos: Arsenal (Inglaterra), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Benfica (Portugal), Celtic (Escócia), Estrela Vermelha (Sérvia), Borussia Dortmund (Alemanha), Feyenoord (Holanda), Internazionale (Itália), Lazio (Itália), Leipzig (Alemanha), Lens (França), Manchester City (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Milan (Itália), Napoli (Itália), Newcastle (Inglaterra), Paris Saint-Germain (França), Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Real Sociedad (Espanha), Salzburg (Áustria), Sevilla (Espanha), Shakthar Donetsk (Ucrânia) e Union Berlin (Alemanha).
Os perdedores do estágio final das eliminatórias para Champions League não ficam de mãos abanando. Vão direto para a fase de grupos da Europa League. Quem cai em fases anteriores da seletiva para o torneio de clubes mais importante do Velho Continente também tem a chance de ir para a ‘segunda divisão’, contudo, para isso, precisará passar pelas eliminatórias da Liga Europa.
O desempenho recente do Ballkani
Mais jovem país a integrar a Uefa, Kosovo teve seu caminho encurtado na tentativa de alcançar um lugar na Champions League. Depois de ver seu campeão começando sua campanha no estágio preliminar, conseguiu, com a melhora de seu ranking, dar a largada na disputa na Primeira Fase. Ainda assim, trata-se de uma caminhada longa na tentativa de alcançar uma vaga ainda inédita no estágio de grupos da mais importante competição de clubes do Velho Continente.
O Ballkani venceu as duas últimas edições da Superliga, a divisão de elite do país. Na versão 2022/2023, contou com uma arrancada na reta final para superar o Drita. Foram 11 jogos se perder nas últimas jornadas. Na rodada final, em 28 de maio, ficou no 0 a 0 com o Gilani. Um jogo apenas para comemoração, uma vez que o título estava garantido. Fechou a conta com 73 pontos (20 vitórias, 13 empates e três derrotas). Três a mais que o vice-campeão.
A derrota mais recente aconteceu na Copa de Kosovo. No torneio, caiu nas quartas de final. Atuando na condição de visitante, foi superado pelo Prishtina por 2 a 0. O Ballbani tem sido modesto em investimentos para a nova temporada. Pelo menos por enquanto, uma vez que a janela de transferências segue aberta. Suas contratações se limitaram a jogadores livres no mercado, sem que tivesse a necessidade de pagar por quebra de contrato. A única exceção ficou por conta do meia alemão Vesel Limaj, de 26 anos, que estava no FC Hermannstadt, da Romênia. O time fez apenas um amistoso antes de sua estreia nas eliminatórias da Champions League. Ficou no empate, por 2 a 2, com o Struga, da Macedônia do Norte.
Ballkani na temporada atual
A forma atual do Ludogorets
O Ludogorets é o maior campeão nacional entre os países da Europa. Venceu as 12 últimas edições da Parva Liga, a principal divisão do Campeonato Búlgaro. Na temporada 2022/2023, fez isso com grande dificuldade. Atingiu 85 pontos (26 vitórias, sete empates e duas derrotas). Apenas um a mais que o CSKA Sofia, que teve a oportunidade de quebrar a hegemonia dos rivais, contudo, acabou tendo que se conformar com o vice-campeonato.
Na penúltima jornada, o CSKA Sofia, que tinha vantagem na pontuação, ficou no empate com o CSKA 1948, seu rival local, sendo ultrapassado pelo Ludogorets, que fez 3 a 2 no Levski. Na jornada final, fora de casa, o Ludogorets não deu espaço para ser superado ao bater o Cherno More por 1 a 0. Dessa maneira, garantiu mais uma vez o direito de disputar as eliminatórias para a Champions League.
Apesar do grande número de oportunidades de buscar um lugar no estágio de grupos da Liga dos Campeões, o time búlgaro só conseguiu chegar lá uma vez nos últimos dez anos. A Europa League acabou sendo seu destino mais frequente. Para a temporada 2023/2024, sua preparação contou com três jogos amistosos. Venceu todos eles. Superou aos búlgaros Marek Dupnitsa (1 a 0) e Lokomotiv Plovdiv (3 a 0) e ao Universitatea Craiova (2 a 0), da Romênia.
Ludogorets na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Ballkani x Ludogorets
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Ballkani x Ludogorets
A Champions League será exibida pelo SBT na TV Aberta. Na TV por assinatura, é mostrada pela TNT Sports, que também tem jogos nos canal Space. Além disso, via HBO Max por internet/streaming. Não há transmissão de streaming dos jogos da Champions League nas plataformas das principais casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Ballkani x Ludogorets
Suspensos e lesionados para Ballkani x Ludogorets
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Anton Nedyalkov Lesão no joelho Dúvida |
Jakub Piotrowski Desconhecido Dúvida |
Bernard Tekpetey Desconhecido Dúvida |
Caio Vidal Suspenso (cartão vermelho direto) Após 2 jogos |
Rick Morais Pontos disciplinares (cartões amarelos acumulados) Após 1 jogo |
Probabilidades de resultado para Ballkani x Ludogorets
Estatísticas de Ballkani x Ludogorets
O palpite Ballkani x Ludogorets do SDA
O Ludogorets tem um time superior tecnicamente e bem mais experiente em torneios internacionais. O fator casa, entretanto, pode permitir ao Ballkani reduzir o desequilíbrio do confronto e faz com que o SDA opte pelo prognóstico no empate como palpite no mercado “vencedor 1×2” no encontro desta terça-feira pela rodada de ida da Primeira Fase da seletiva para a etapa de grupos da Champions League em sua temporada 2023/2024.
Palpite Ballkani x Ludogorets