As informações e o palpite para Basaksehir x Besiktas
Agora isolado na liderança do Campeonato Turco, o Besiktas enfrenta o Basaksehir, atual detentor do título nacional, nesta sexta-feira, 12 de março. O encontro dá a largada na programação da trigésima rodada da edição 2020/2021 da SuperLig. Terá como palco o estádio Basaksehir Fatih Terim, em Istambul. O início está marcado para 13h (horário de Brasília).
Uma virada de mesa mudou o número de participantes da SuperLig. O torneio, que antes era disputado por 18 clubes, passou a ter 21. Justificativa? Nenhuma. O torneio foi disputado de ponta a ponta em 2019/2020. Apesar da paralisação que ocorreu em todos os países, teve todas suas jornadas concluídas. Mesmo assim, os clubes se juntaram, fizeram uma petição para abolir o rebaixamento e a Federação Turca aceitou. Promoveu, dessa maneira, a volta dos que não foram. Kayserispor, Ankaragucu e Yeni Malatyaspor, que haviam sido rebaixados por seu desempenho em campo, permaneceram. De quebra, incluiu Erzurumspor, Hatayspor e Karagumruk, que fizeram por merecer sua vaga nos gramados da Segunda Divisão.
Então, em vez de 34 rodadas, o torneio terá 42 na versão 2020/2021 e um time folgando em cada jornada. Campeão e vice garantem vaga na Champions League. Terceiro e quarto colocados ficam com um lugar na Liga da Conferência Europeia. O rebaixamento, que antes atingia os três piores, foi estendido para os quatro últimos. A intenção é manter o torneio com 20 clubes a partir da edição 2021/2022. Isso, naturalmente, se não acontecer uma nova virada de mesa.
O desempenho recente do Basaksehir
O Basaksehir não tem sido capaz de lembrar dentro das quatro linhas a equipe que na temporada 2019/2020 pela primeira vez na história alcançou o título do Campeonato Turco. Em vez de frequentar as primeiras posições da tabela de classificação, tem se limitado a batalhar para evitar o rebaixamento.
No domingo, 7 de março, conseguiu um resultado importante nessa direção. Superou, fora de seus domínios, o Genclerbirligi por 1 a 0. Quebrou, dessa maneira, um jejum de sucessos que atingiu 12 confrontos. Foram sete derrotas e cinco empates desde 16 de janeiro, quando sua decadência se tornou mais aguda.
Com 29 pontos (sete vitórias, oito empates e 13 derrotas), ocupa a décima sexta posição na tabela de classificação. Tem três pontos a mais do que o Ankaragucu, décimo oitavo colocado e primeiro time na zona de rebaixamento. Como mandante, o desempenho é inferior. Apresenta o quarto pior desempenho no ranking dos donos da casa da SuperLig. Dos 42 pontos que disputou na condição de coluna um conquistou 15 (três vitórias, seis empates e cinco derrotas) tendo feito 18 gols e sofrido 21.
Tem, entretanto, apresentado alguns poucos momentos de seu bom futebol. Eles vêm sendo guardados, todavia, para os duelos da Copa da Turquia. Alcançou as semifinais da competição. Vai disputar a vaga na decisão justamente contra o Besiktas em jogo agendado para 16 de março no campo do rival. Para o jogo desta sexta-feira, a equipe não deverá contar com Bolingoli-Mbombo, Chadli, Gulbrandsen e os brasileiros Júnior Caiçara e Léo Duarte, que estão entregues aos cuidados do departamento médico em processo de recuperação de lesão.
Provável escalação do Basaksehir
Basaksehir na temporada atual
A forma atual do Besiktas
O Besiktas, ao contrário do rival, atravessa um excelente momento. No sábado, 6 de março, atuando em seu estádio, bateu o Gaziantep por 2 a 1. Foi sua quinta vitória consecutiva no Campeonato Turco. Nas jornadas anteriores, havia superado a Yeni Malatyaspor (1 a 0), Denizlispor (3 a 0), Genclerbirligi (3 a 0) e Konyaspor (1 a 0).
Alcançou, dessa maneira, 60 pontos (18 vitórias, quatro empates e seis derrotas), assumindo a liderança isolada da SuperLig, uma vez que o Galatasaray, que fazia companhia no topo da tabela de classificação, ficou no empate por 2 a 2, em casa, com o Sivasspor. Com 58 pontos, o vice-líder fio alcançado pelo Fenerbahce.
Além da vantagem de dois pontos em relação aos principais rivais, o Besiktas fez um jogo a menos do que eles. Como visitante, seu desempenho é inferior. Apresenta a quarta melhor campanha no ranking desse quesito do Campeonato Turco. Dos 39 pontos que disputou na condição de coluna dois conquistou 26 (oito vitórias, dois empates e três derrotas) tendo marcado 27 gols e sofrido 19. A única baixa esperada para o confronto desta sexta-feira é de Tosun, que está afastado dos gramados devido à lesão no joelho.
Provável escalação do Besiktas
Besiktas na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Basaksehir x Besiktas:
O Basaksehir claramente tem potencial para exibir mais do que vem mostrando. Diante de um Besiktas sólido, mas agora com possibilidade de administrar sua vantagem, o prognóstico na igualdade acaba sendo uma boa opção de palpite para o confronto desta sexta-feira pela trigésima rodada da edição 2020/2021 do Campeonato Turco.
Prognóstico e palpite final para Basaksehir x Besiktas: