O Maracanã, no Rio de Janeiro, será o palco neste sábado, 4 de novembro, da decisão da Copa Libertadores da América temporada 2023. Boca Juniors e Fluminense definem o campeão em partida única com início marcado para 17h (horário de Brasília). É a primeira vez desde que o torneio passou a ter sua decisão realizada em um só jogo que um time do país sede chega à final. Em caso de igualdade ao final do período regulamentar será realizada prorrogação com duração de 30 minutos. Persistindo a igualdade, o campeão será apontado por meio de cobranças de pênalti.
Palpite Boca Juniors x Fluminense do SDA
Mercado – Fluminense (resultado final)
Apesar de atuar o estádio em que exerce o mando de campo de suas partidas e em sua cidade, o Fluminense não terá, na prática, o mando de campo. Os ingressos nas arquibancadas foram divididos, o que torna, ao menos em teoria, o Maracanã um campo neutro. Ainda assim, o Tricolor das Laranjeiras, mesmo oscilando muito ao longo da temporada, tem exibido picos de atuação muito superiores aos do Boca Juniors. Por isso, o palpite na vitória do Fluminense é a indicação do SDA no mercado resultado final para a decisão da Copa Libertadores da América edição 2023 neste sábado no Rio de Janeiro.
Mercado – Fluminense cobra mais escanteios na partida: Sim
Dono de um estilo naturalmente ofensivo de jogar, o Fluminense deverá buscar assumir o controle da partida tão logo a bola comece a rolar no Maracanã. Recorrendo ao mercado de tiros de canto para a decisão da Copa Libertadores da América em seu palpite extra no jogo, o SDA indica que o Tricolor das Laranjeiras cobrará mais escanteios ao longo da partida deste sábado.
O retrospecto do Boca Juniors
O Boca Juniors é o segundo maior colecionador de títulos da Copa Libertadores da América. Levantou a taça em 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007. É superado apenas pelo Independiente, também argentino, que venceu a competição em sete ocasiões. A caminhada para a decisão em 2023 foi turbulenta durante os mata-matas. Teve tranquilidade apenas na fase de grupos.
Ao acumular 13 pontos (quatro vitórias, um empate e uma derrota), foi campeão, com folga da chave F, que teve o Deportivo Pereira, cinco pontos abaixo, como vice-campeão. Nas oitavas de final, encarou o Nacional, do Uruguai. O encontro de ida, em Montevidéu, ficou no 0 a 0. Na volta, houve empate por 2 a 2. Venceu nos pênaltis. Nas quartas de final, a história se repetiu ante o Racing, seu rival local. Depois de dois empates por 0 a 0, se impôs nas penalidades máximas.
Nas semifinais, o roteiro novamente foi similar. Frente ao Palmeiras, ficou no 0 a 0 em La Bombonera. No Allianz Parque, o empate foi por 1 a 1. Abriu o caminho para a decisão na disputa por pênaltis. Foram seis partidas seguidas apenas com empates durante a fase de mata-mata da Copa Libertadores da América de 2023. No período, deixou em segundo plano as competições nacionais utilizando, muitas vezes, equipes recheadas de reservas. Manteve o foco na conquista do título internacional.
Na Copa da Liga Profissional, fez seu jogo mais recente em 28 de outubro. Ficou no empate sem gols, em casa, com o Estudiantes. Com 11 pontos (três vitórias, dois empates e seis derrotas), ocupa a décima posição entre os 14 integrantes do grupo B. Está seis pontos abaixo do Racing, quarto colocado e último clube na região que permite avançar para a segunda fase e seguir na briga pelo título
Boca Juniors (resultados dos últimos confrontos)
O retrospecto do Fluminense
O Fluminense chega à final da Copa Libertadores da América pela segunda vez em sua história exatos 15 anos depois de ter sido superado pela LDU Quito, do Equador. Perdeu o título no Maracanã. Então, a final era realizada em jogos de ida e volta. Foi batido, por 4 a 2, na capital equatoriana. Deu o troco ganhando por 3 a 1 no Rio de Janeiro. Os rivais levaram o troféu nas cobranças de pênalti.
Sem jamais ter conquistado um título internacional oficial em sua história, o Tricolor das Laranjeiras tratou a Copa Libertadores da América com prioridade desde o início. Foi campeão do grupo D com dez pontos (três vitórias, um empate e duas derrotas). Teve como ponto alto nesse estágio a goleada, de 5 a 1, aplicada no River Plate. Fez um primeiro turno perfeito, com três vitórias, mas despencou no segundo turno, correndo até mesmo risco de ser eliminado. Só foi confirmar sua classificação com o empate, por 1 a 1, em casa, diante do Sporting Cristal, na jornada final.
Nas oitavas de final teve o Argentinos Juniors em seu caminho. Houve empate, por 1 a 1, no jogo em solo adversário. No Maracanã, marcou 2 a 0. Nas quartas, superou com duas vitórias o Olimpia, do Paraguai. Marcou 2 a 0 (casa) e 3 a 1 (fora). A última batalha antes da final foi diante do Internacional. Houve empate, por 1 a 1, no Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, depois de sair em desvantagem, com dois gols em um intervalo de seis minutos, promoveu a virada vencendo por 2 a 1.
Desde então, deixou a disputa do Brasileirão de lado. Na terça-feira, 31 de outubro, cumpriu seu compromisso pelo torneio enfrentando o Bahia, em Salvador, sem utilizar qualquer titular e preservando até mesmo jogadores reservas que podem ser acionados na decisão deste sábado. Com 45 pontos (13 vitórias, seis empates e 12 derrotas), está na oitava posição do torneio. Fora da zona de classificação para a edição 2024 da Copa Libertadores da América.
Fluminense (resultados dos últimos confrontos)
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Boca Juniors x Fluminense
Leve em consideração as informações que temos para o confronto, serão atualizados e vão aparecer logo abaixo:
Onde assistir? A transmissão da Copa Libertadores da América
- TV Aberta: TV Globo.
- TV por assinatura: ESPN/Star+ e Paramount+.
- Internet/streaming: ESPN/Star+ e Paramount+.
Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.