Bolívar e Internacional abrem nesta terça-feira, 22 de agosto, a batalha por vagas nas semifinais da Copa Libertadores da América em sua edição 2023. Tendo como cenário o estádio Hernando Siles, na altitude de 3,640 metros de La Paz, na Bolívia, o encontro faz parte da rodada de ida das quartas de final do mais importante torneio de clubes da América do Sul. O pontapé inicial está marcado para 19h (horário de Brasília). A partida de retorno, em Porto Alegre, foi agendada para a próxima terça-feira, 29 de agosto.
Palpites Bolívar x Internacional do SDA
Resultado final: Bolívar vence
A altitude sempre foi a grande arma da maioria dos times bolivianos na Copa Libertadores da América. No topo da montanha, aceleram o jogo, arriscam chutes de longe, lançam bolas para área tirando proveito das dificuldades físicas dos adversários naquele cenário e também dos problemas de adaptação com a velocidade da bola. Estratégia geralmente muito bem-sucedida até mesmo para times de baixa capacidade técnica. No caso do Bolívar versão 2023, conta com um fator agravante para quem vai enfrentá-los. A equipe é bem organizada taticamente e tem mostrado qualidade técnica até no pé do morro. Assim, o prognóstico no sucesso dos donos da casa é o indicado pelo SDA no mercado “vencedor 1×2” para o duelo desta terça-feira pela rodada de ida das quartas de final da competição continental.
Acima de 0.5 gol no primeiro tempo: Sim
Um dos pontos básicos para tirar proveito da altitude é tornar o ritmo de jogo intenso assim que a bola rolar. Isso significa marcação sob pressão, lançamentos para área, arremates de longa distância. Enfim, tudo para forçar os defensores adversários, ainda se adaptando às condições climáticas, a cometerem erros. Isso torna uma boa opção o palpite em que ao menos um gol será assinalado antes do intervalo.
O desempenho recente do Bolívar
Em casa, o Bolívar tem aproveitamento de 100% até agora na Copa Libertadores da América. Até mesmo o Palmeiras, time que apresenta a melhor campanha no torneio até o estágio de oitavas de final, foi derrotado, por 3 a 1, em La Paz, na primeira jornada da fase de grupos. Então, havia a justificativa de alviverde ter sido batido por colocar em campo um time recheado de reservas. O confronto foi realizado entre os jogos da final do Campeonato Paulista e o clube priorizou a decisão do estadual.
Porém, depois fio constatada a força do clube boliviano. Fechou sua campanha com 12 pontos (quatro vitórias e duas derrotas) como segundo colocado do grupo C. A vitória fora de casa foi simplesmente um 4 a 0 aplicado no Olimpia, em Assunção. Time que tirou o Flamengo da Copa Libertadores nas oitavas de final. No estágio anterior, o Bolívar fez do Athletico Paranaense sua vítima. Em casa, saiu em desvantagem, mas virou e venceu por 3 a 1. Em Coritiba, perdeu por 2 a 0. Levou a melhor na disputa por pênaltis.
Na sexta-feira, 18 de agosto, fez sua última partida antes de iniciar a nova batalha na Copa Libertadores da América. Fez valer o mando de campo batendo o Libertad Gran Marmore, por 3 a 0, em confronto pela vigésima quarta rodada da División Profesiona, o Campeonato Boliviano em sua edição 2023. Atingiu, dessa maneira, o patamar de 41 pontos (12 vitórias, cinco empates e seis derrotas).
O suficiente para ocupar a terceira posição na tabela de classificação. Tem cinco pontos a menos que o líder. Posto ocupado pelo The Strongest. O time já acertou com a federação local o adiamento do jogo que teria no próximo final de semana contra o Vaca Diez pela vigésima quinta rodada. Dessa maneira, terá uma semana livre para treinamentos entre os duelos com o Internacional.
Bolívar na temporada atual
A forma atual do Internacional
O Colorado passou invicto pela fase de grupos da Copa Libertadores da América. Então, era comandado pelo técnico Mano Menezes. Acumulou 12 pontos (três vitórias e três empates). Embora tenha sido a mesma pontuação do Bolívar, por ter ficado no topo da tabela de classificação da chave B, isso lhe deu o direito de realizar em casa o confronto de retorno nas quartas de final.
Nas oitavas de final, já sob o comando do argentino Eduardo Coudet, contratado devido menos aos resultado e mais pelo desempenho considerado ruim do time sob Mano Meneses, o Colorado obteve uma classificação na marra diante do River Plate. Perdeu, em Buenos Aires, o jogo de ida por 2 a 1, de virada. Devolveu o placar em Porto Alegre. Acabou avançando nas cobranças de pênaltis.
Nesse cenário, o torneio virou sua prioridade, uma vez que no Brasileirão, a situação está longe de ser animadora. No sábado, 19 de agosto, utilizando um time que contou com alguns titulares, mas foi composto majoritariamente por reservas, o internacional foi batido, por 1 a 0, pelo Fortaleza, em pleno Beira-Rio, na vigésima rodada do torneio, a primeira do segundo turno. Sofreu o gol de pênalti de Thiago Galhardo ainda aos 13 minutos do primeiro tempo e não foi capaz de dar o troco.
Ficou, dessa maneira, estacionado nos 24 pontos (seis vitórias, seis empates e oito derrotas), ocupando uma preocupante décima quarta posição na tabela de classificação. Apenas três pontos acima do Santos, décimo sétimo colocado e primeiro clube na zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro.
Internacional na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Bolívar x Internacional
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Bolívar x Internacional
A Copa Libertadores da América voltou para a TV Globo em 2023 na TV Aberta. Os jogos são mostrados também através dos canais por assinatura da ESPN, Star+ e Paramount. Já pela internet/streaming você confere também na ESPN/Star+ e Paramount. Não há previsão de exibição das partidas através de casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Bolívar x Internacional
Suspensos e lesionados para Bolívar x Internacional
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Ivan Cirurgia do joelho Meados de dezembro de 2024 |
Fabrício Lesão na perna Meados de dezembro de 2024 |
Gabriel Mercado Lesão dos ligamentos cruzados Fora da temporada |