Contando com a estreia de seu novo técnico, o Botafogo encara o Patronato nesta quarta-feira, 19 de julho, cumprindo o que estabelece a agenda da rodada de retorno do estágio de 16 avos de final da Copa Sul-Americana em sua temporada 2023. O ponto de encontro será o estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro. O pontapé inicial está marcado para 19h (horário de Brasília). O alvinegro já estabeleceu boa vantagem ao marcar 2 a 0 no jogo de ida, na Argentina. Assim, seguirá na disputa, na qual terá como adversário nas oitavas de final o Guaraní, do Paraguai, em caso de novo triunfo, empate, ou mesmo derrota, desde que por margem mínima. Os argentinos, para mudarem esse cenário, precisam ganhar por três ou mais gols de diferença. Se vencerem por margem de dois tentos, forçarão a realização da disputa por pênaltis para definir o sobrevivente.

O desempenho recente do Botafogo

A expectativa era de que Bruno Lage, o escolhido para ocupar a vaga aberta com a saída de Luís Castro, estivesse à frente do banco de reservas já na partida de sábado, 15 de julho, contra o Red Bull Bragantino pela décima quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, os cartolas botafoguenses optaram por manter o interino Claudio Caçapa por mais uma partida dando ao novo treinador um pouco mais de tempo para se adaptar ao clube e ao elenco que terá em mãos, além, naturalmente de uma missão bem mais fácil a cumprir.

Afinal, o time de Bragança Paulista atravessava uma trajetória de ascensão enquanto o duelo com o Patronato está praticamente definido. Caçapa fez sua despedida do posto em grande estilo. Alcançou a quarta vitória nos quatro jogos em que atuou como técnico interino ao ver o Botafogo superar o RB Bragantino por 2 a 0. O time nem fez uma grande atuação. Teve o controle da redonda por 43% do tempo, criou bem menos chances para arremate (9 a 16) e também foi muito inferior na estatística de tiros no alvo (3 a 8). Porém, fez a rede balançar com Carlos Eduardo, aos três minutos da fase final, a partir de assistência de Tchê Tchê, e através de Di Plácido, aos 16 minutos.

Isso permitiu ao Botafogo avançar para 39 pontos (13 vitórias e duas derrotas). Não apenas manteve a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro como ampliou para 12 pontos a vantagem na comparação com o Flamengo, vice-líder, que ficou no empate sem gols com o Fluminense. Para o encontro desta quarta-feira, resta saber qual será a atitude de Bruno Lage em relação ao uso dos recursos que tem. Com a boa vantagem no torneio, talvez nem coloque a equipe principal em ação. No jogo de ida, a vitória por 2 a 0 foi conquistada com um time recheado de reservas. Assim, preservaria seus principais atletas para o encontro com o Santos no final de semana pelo Brasileirão.

Botafogo na temporada atual

A forma atual do Patronato

O Patronato começou a temporada na Copa Libertadores da América. Não conseguiu avançar e ao ficar com a terceira colocação de sua chave foi remanejado para Copa Sul-Americana. Pode se dar satisfeito por essa trajetória. Uma pequena façanha para um clube que está na Segunda Divisão do Campeonato Argentino e não vai dando qualquer indício de que tem condições de brigar pelo acesso para elite.

No confronto de ida contra o Botafogo, até chegou a fazer uma boa partida diante de suas grandes limitações técnicas. Ficou com a bola por 61% do tempo, construiu maior número de oportunidades para finalização (12 a 8), contudo, esbarrou na falta de qualidade nos arremates. Foi o clube brasileiro que liderou a estatística de tiros no alvo (5 a 3). No sábado, 15 de julho, o Patronato ao menos conseguiu impor o mando de campo diante do Gimnasia Mendonza. Venceu por 1 a 0.

A partida valeu pela vigésima quinta rodada da temporada 2023 da Primera B Nacional. O Patronato controlou o jogo. Teve a bola sob seu domínio por 56% do tempo, criou mais que o dobro de oportunidades para disparo (10 a 4), porém, outra vez faltou qualidade. O índice de tiros certos mostrou igualdade. Foram três para cada lado. Dessa vez, no entanto, Sosa, aos 41 minutos, fez a rede balançar assegurando a vitória do clube de Paraná.

Com 31 pontos (oito vitórias, sete empates e nove derrotas), o Patronado ocupa uma modesta décima primeira colocação no grupo A da Segunda Divisão do Campeonato Argentino, que tem 19 participantes. Está dez pontos abaixo do Almirante Brown, líder, e três pontos atrás do Defensores Unidos, oitavo colocado e último time da chave na região que permite seguir para a próxima etapa e ainda lutar pelo acesso para divisão de elite.

Patronato na temporada atual

Tudo que sabemos sobre o jogo entre Botafogo x Patronato

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

A transmissão de Botafogo x Patronato

Copa Sul-Americana volta a ter transmissão pela TV aberta para o Brasil pelo SBT. Através dos canais por assinatura, os jogos são exibidos pela da Disney (ESPN e Star+) e Paramount+. Já pela internet/streaming você confere também na Disney (ESPN e Star+) e Paramount+. Não há transmissão de streaming dos jogos da Copa Sul-Americana nas plataformas das principais casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.

Escalação para Botafogo x Patronato

Suspensos e lesionados para Botafogo x Patronato

Probabilidades de resultado para Botafogo x Patronato

O palpite Botafogo x Patronato do SDA

Mesmo que opte por preservar seus atletas considerados titulares, o Botafogo já mostrou contar com um elenco muito superior tecnicamente ao do Patronato. Assim, o prognóstico no sucesso do clube carioca é o palpite indicado pelo SDA no mercado “vencedor 1×2” para o confronto desta quarta-feira pela rodada de volta da fase de 16 avos de final da Copa Sul-Americana em sua temporada 2023.

Palpite Botafogo x Patronato

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial