Na tentativa de se juntar à Benfica e Porto como representante de Portugal na Champions League, o Braga recebe o TSC Backa Topola nesta terça-feira, 8 de agosto. O confronto faz parte da agenda da rodada de ida das semifinais que têm como finalidade indicar os seis últimos participantes do estágio de grupos da versão 2023/2024 da Liga dos Campeões. O ponto de encontro será o estádio Municipal de Braga, em Braga. A previsão é de que a bola comece a rolar às 16h (horário de Brasília). A partida de retorno, na Sérvia, foi agendada para a próxima terça-feira, 15 de agosto.

A eliminatória para a Liga dos Campeões é longa e relativamente complexa. Envolve, no total, cinco etapas. Três já foram concluídas. A primeira, chamada de fase preliminar, tendo a Islândia como sede, contou com quatro participantes. Após três jogos (semifinais e final), indicou o islandês Breidablik como vencedor. As eliminatórias propriamente ditas tiveram seu dois estágios completados com jogos de ida e volta. Agora, estão na penúltimo degrau. São 20 clubes em busca de dez vagas no estágio decisivo, que é chamado de Play-offs, no qual terão a companhia de Royal Antwerp (Bélgica) e Young Boys (Suíça). Serão seis partidas de ida e volta com os ganhadores qualificados para a fase de grupos da competição.

Para a fase de grupos já estão garantidos: Arsenal (Inglaterra), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Benfica (Portugal), Celtic (Escócia), Estrela Vermelha (Sérvia), Borussia Dortmund (Alemanha), Feyenoord (Holanda), Internazionale (Itália), Lazio (Itália), Leipzig (Alemanha), Lens (França), Manchester City (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Milan (Itália), Napoli (Itália), Newcastle (Inglaterra), Paris Saint-Germain (França), Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Real Sociedad (Espanha), Salzburg (Áustria), Sevilla (Espanha), Shakthar Donetsk (Ucrânia) e Union Berlin (Alemanha).

Os perdedores do estágio final das eliminatórias para Champions League não ficam de mãos abanando. Vão direto para a fase de grupos da Europa League. Quem cai em fases anteriores da seletiva para o torneio de clubes mais importante do Velho Continente também tem a chance de ir para a ‘segunda divisão’, contudo, para isso, precisará passar pelas eliminatórias da Liga Europa.

O desempenho recente do Braga

A divisão de vagas da Uefa, entidade que organiza a Champions League, reserva três vagas no torneio para os clubes portugueses. Campeão e vice da Liga Portugal, vão diretamente para a fase de grupos. O terceiro colocado tem que passar pelas eliminatórias para chegar lá. Nos últimos anos, o Braga tem sido mero expectador dessa luta. Quarta força do país, fez da Europa League seu habitat natural. Uma campanha acima da média em 2022/2023, contudo, lhe permitiu mudar essa situação.

Ao atingir 78 pontos (25 vitórias, três empates e seis derrotas), ficou na terceira posição da tabela de classificação da última edição do Campeonato Português. Foram nove a menos que o Benfica, campeão. Seu não deu para levar o troféu, ao menos foi suficiente para empurrar o Sporting, quarto colocado com quatro pontos a menos, para Liga Europa. A conquista por pouco não veio na Taça de Portugal. Avançou à final, contudo, perdeu o título para o Porto em 4 de junho, a última partida oficial da temporada passada.

O trabalho do técnico Arthur Jorge, que tem contrato até o final da temporada atual, foi aprovado. O jogo desta terça-feira será o primeiro oficial em 2023/2024. A pré-temporada contou com seis amistosos e os resultados foram promissores, ainda que isso signifique muito pouco. O Braga ganhou cinco deles. Superou a Torreense (4 a 0), Boavista (2 a 0), rivais locais; Cardiff (1 a 0), do País de Gales, Bristol Rovers (3 a 2), da Inglaterra, e Nice (2 a 0), da França, no último dos testes, em 29 de julho. Empatou com a Roma (1 a 1), da Itália, no outro.

Braga na temporada atual

A forma atual do TSC Backa Topola

A Sérvia tem duas vagas na Champions League. Uma delas, a que leva diretamente para a fase de grupos, é praticamente reservada para o Estrela Vermelha, que ganhou as seis últimas edições da Superliga, a divisão de elite do país. No torneio, a briga mesmo é pelo vice-campeonato. Em 2022/2023, quem levou a melhor foi o TSC Backa Topola, que acumulou 75 pontos (22 vitórias, nove empates e seis derrotas).

A distância na comparação com o Estrela Vermelha foi de gigantescos 22 pontos. O Cukaricki, terceiro colocado, teve a mesma pontuação do TSC Backa Topola. Só não ficou com a segunda posição e o direito de tentar via eliminatórias um lugar na fase de grupos da Champions League por levar a pior no confronto direto, primeiro critério de desempate do torneio, que já tem a edição 2023/2024 em andamento.

O TSC fez sua estreia, em casa, diante do Partizan. O confronto ficou no empate por 3 a 3. Saiu em vantagem, levou a virada, igualou, ficou novamente em desvantagem, mas arrancou a igualdade com o tento de Stojic aos 51 minutos da fase final em confronto no qual cada time desperdiçou uma cobrança de pênalti. Na segunda rodada, o encontro com o Radnicki Nis foi antecipado para quinta-feira, 3 de agosto, permitindo que o time tivesse mais tempo visando o encontro deste domingo. Fora de casa, o TSC Backa Topola venceu por 3 a 0.

TSC Backa Topola na temporada atual

Tudo que sabemos sobre o jogo entre Braga x TSC Backa Topola

Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:

A transmissão de Braga x TSC Backa Topola

A Champions League será exibida pelo SBT na TV Aberta. Na TV por assinatura, é mostrada pela TNT Sports, que também tem jogos nos canal Space. Além disso, via HBO Max por internet/streaming. Não há transmissão de streaming dos jogos da Champions League nas plataformas das principais casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.

Escalação para Braga x TSC Backa Topola

Suspensos e lesionados para Braga x TSC Backa Topola

Probabilidades de resultado para Braga x TSC Backa Topola

Estatísticas de Braga x TSC Backa Topola

O palpite Braga x TSC Backa Topola do SDA

Embora ainda não tenha realizado uma partida oficial sequer, o Braga, mesmo sem ritmo de competição, conta com uma equipe tecnicamente superior, ao menos em teoria ao TSC Backa Topola. Dono de um estilo agressivo de atuar e tendo a oportunidade de exercer o mando de campo, o clube português tem o prognóstico em seu sucesso como palpite indicado pelo SDA no mercado “vencedor 1×2” para o encontro desta terça-feira pela rodada de ida das semifinais das eliminatórias que vão determinar os últimos classificados para a fase de grupos da Champions League versão 2023/2024.

Palpite Braga x TSC Backa Topola

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial