Brasil e Panamá abrem nesta segunda-feira, 24 de julho, suas campanhas na edição 2023 da Copa do Mundo de Futebol Feminino da Fifa (Federação Internacional de Futebol). A partida completa a agenda da primeira jornada do grupo F, que conta ainda com França e Panamá. O torneio marca a sexta participação, que provavelmente será a última, da extraordinária Marta em um Mundial. O pontapé inicial está marcado para 8h (horário de Brasília).
O desempenho recente do Brasil
Assim como acontece no masculino, o Brasil participou de todas as oito edições da Copa do Mundo para mulheres. Não alcançou, entretanto, um título. Seu melhor resultado foi o vice-campeonato em 2007. Na China, foi superada pela Alemanha na decisão. Subiu no pódio também em 1999. No Mundial que teve os Estados Unidos como hospedeiro, a equipe canarinho colocou a medalha de bronze no peito.
Para a Copa do Mundo compartilhada por Austrália e Nova Zelândia, novamente confirmou sua vaga sem maiores problemas. Confirmou sua hegemonia continental ao faturar a edição 2022 da Copa América. Faturou o título da competição ao superar a Colômbia na final. Desde então, teve 12 partidas em sua preparação para o Mundial. Colheu oito vitórias, um empate e três derrotas.
Dessa série, os resultados mais importantes foi a igualdade, por 1 a 1, com a Inglaterra na Finalíssima, competição que reuniu os vencedores da Copa América e Eurocopa. As inglesas acabaram levando a taça na disputa por pênaltis. Além disso, a equipe brasileira superou a Alemanha, em solo adversário, por 2 a 1. As germânicas foram vice-campeãs na mais recente edição da euro. Comandada pela técnica sueca Pia Sundhage, a equipe do Brasil sofreu uma baixa às vésperas da Copa do Mundo. A atacante Nycole foi cortada devido à lesão no tornozelo esquerdo. Foi substituída pela meia Angelina.
Brasil na temporada atual
A forma atual do Panamá
Uma vitória. Foi o que a seleção panamenha precisou para manter suas esperanças de classificação para a Copa do Mundo de Austrália e Nova Zelândia ao disputar o Campeonato da Concacaf, entidade que reúne as federações das Américas Central e do Norte. O torneio serviu como eliminatória para o Mundial. Garantiu vaga direta aos quatro primeiros colocados e ofereceu duas vagas na repescagem aos times que ficaram na terceira posição do estágio de grupos.
Foi a oportunidade oferecida ao Panamá, que com três pontos (uma vitória e duas derrotas), ficou no terceiro .posto da chave B. Assim, pode brigar por seu lugar na Copa de 2023 na repescagem Mundial. Carimbou seu passaporte ao superar as equipes de Papua Nova Guiné (2 a 0) e Paraguai (1 a 0), o que só aconteceu em fevereiro deste ano, o que limitou seu período de preparação para a competição.
Mesmo assim, a seleção conseguiu agendar sete amistosos entre abril e julho na tentativa de realizar os últimos ajustes. Ganhou três deles (República Dominicana, duas vezes, e Gibraltar). Empatou um confronto (Colômbia). Sofreu três derrotas (Colômbia, Espanha e Japão). A partida contra a japonesa foi a mais recente delas. Aconteceu em 14 de julho, já no palco do torneio. As panamenhas foram superadas por 5 a 0, logo depois de apanharem de 7 a 0 da Espanha. Resultados que deixaram escancaradas as limitações técnicas da equipe, que pela primeira vez na história vai disputar uma Copa do Mundo.
Panamá na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Brasil x Panamá
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Brasil x Panamá
Os direitos de transmissão da Copa do Mundo Feminina são do Grupo Globo, que mostra o torneio pela TV Aberta pela TV Globo. Por canal por assinatura, a transmissão será pelo SporTV. Nas plataformas digitais os confrontos serão mostrados via Globoplay e Ge.com. Porém, nesse caso não há exclusividade. A CazéTV, no You Tube, também exibe os duelos. Não há transmissão via streaming dos jogos do Mundial nas casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Brasil x Panamá
1Barbara |
3Kathellen Sousa |
7Andressa Alves |
8Ana Vitória |
10Marta |
13Bruninha |
15Duda Sampaio |
18Geyse |
19Mônica Hickmann Alves |
20Angelina Alonso |
22Camila Gomes |
23Gabi Nunes |
Suspensos e lesionados para Brasil x Panamá
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades de resultado para Brasil x Panamá
O palpite Brasil x Panamá do SDA
A baixa de Nycole, apesar de causar um abalo emocional, não é tão grave tecnicamente. Angelina, sua substituta, talvez estivesse na lista de convocadas para o torneio se não tivesse enfrentando problemas físicos. Agora, em melhores condições, pode até ser efetivada como titular ao longo do torneio. Diante de uma adversária frágil como a seleção do Panamá, o prognóstico no sucesso da seleção brasileira é o palpite indicado pelo SDA no mercado “vencedor 1×2” para o encontro desta segunda-feira pela primeira rodada da Copa do Mundo de Austrália e Nova Zelândia.
Palpite Brasil x Panamá