O Brasil fecha nesta terça-feira, 20 de junho, seu giro pela Europa na segunda data que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) reservou para encontros envolvendo seleções depois da Copa do Mundo do Catar. No estádio José Alvalade, em Lisboa, Portugal, irá enfrentar a equipe de Senegal. O amistoso tem pontapé inicial marcado para 16h (horário de Brasília).
O desempenho recente do Brasil
Saiu pela culatra o tiro que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) pretendia disparar no sábado, 17 de junho, em sua campanha contra o racismo. A entidade marcou para a Espanha, onde o atacante Vinícius Júnior tem sido vítima de constantes ataques, amistoso diante de Guiné como forma de protesto. O encontro, que teve como palco o estádio RCDE, do Espanyol, no entanto, virou mais uma cena de crime. Um assessor do jogador foi alvo de um ataque racista.
Ao menos dentro das quatro linhas o time obteve o resultado que se esperava. Ainda sem treinador, uma vez que a CBF tem esperado pacientemente por Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, seu preferido para substituir Tite, que deixou o cargo em dezembro do ano passado, a equipe Canarinho, sob a direção interina de Ramon Menezes goleou Guiné por 4 a 1.
O caminho para a vitória foi aberto pelo tento de Joelinton aos 27 minutos. Três minutos depois, Rodrygo ampliou. A seleção africana descontou aos 36 minutos por meio de Guirassy. No entanto, se havia esperança de reação, ela acabou com o gol de Éder Militão, que recebeu assistência de Lucas Paquetá, aos dois minutos da fase final. Aos 42 minutos, em cobrança de pênalti, Vinícius Júnior completou o serviço.
No encontro, Ramon Menezes montou a seleção com Ederson no gol, quatro defensores (Danilo, Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas); três meias (Joelington, Casemiro e Paquetá); e três atacantes (Rodrygo, Richarlisson e Vinícius Júnior). Para a segunda partida é provável que faça mudanças na escalação visando dar oportunidades a outros atletas. Os jogadores convocados foram:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Alex Telles (Sevilla) e Ayrton Lucas (Flamengo);
- Zagueiros: Ibañez (Roma), Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG) e Robert Renan (Zenit);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphael Veiga (Palmeiras);
- Atacantes: Malcom (Zenit), Pedro (Flamengo), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Rony (Palmeiras) e Vini Jr (Real Madrid).
Brasil na temporada atual
A forma atual do Senegal
A seleção de Senegal teve um jogo oficial em sua agenda no sábado, 17 de junho. Atuando fora de seus domínios ficou no empate, por 1 a 1, com Benin, em confronto pela quinta – penúltima – rodada da fase de grupos das eliminatórias que têm como finalidade definir os classificados para a fase final da Copa das Nações Africanas, que será realizada em janeiro do ano que vem na Costa do Marfim.
Os senegaleses saíram na frente com o tento de Seck, que recebeu passe de Jacson antes de marcar aos 43 minutos da etapa inicial. No segundo tempo, os donos da casa determinaram o empate como resultado ao balançarem a rede aos 33 minutos. Tento de Moumini. Foi sua única finalização certa no jogo em seis oportunidades criadas para disparo. Senegal, que teve o controle da redonda por 57% do tempo, desenvolveu o dobro de chances para arremate. No entanto, também só acertou a meta adversária uma vez ao longo do jogo.
O resultado ampliou para sete partidas (cinco vitórias e dois empates) a sequência invicta de Senegal. Com 13 pontos (quatro vitórias e um empate) está na liderança do grupo L das eliminatórias para Copa das Nações Africanas e dela não sairá. Com seis pontos de vantagem em relação à Moçambique, vice-líder, já assegurou seu lugar na fase final do torneio. Na jornada final, em 4 de setembro, contra Ruanda, apenas cumprirá tabela enquanto Moçambique e Benin lutarão pela segunda vaga no estágio decisivo do torneio.
Diante de Benin, o técnico Aliou Cisse montou Senegal com quatro defensores, três meias e três atacantes. Os jogadores chamados para a partida e também visando o amistoso contra o Brasil foram:
Goleiros: Abdoulaye Diallo, Alfred Gomis, Mory Diau, Edouard Mendy;
Defensores: Moussa Wague, Lamine Gassama, Salif Sane, Kalidou Koulibaly, Pape Djibril Diaw Djibril Diaw, Saliou Ciss, Racine Coly;
Meias: Cheikhou Kouyate, Idrissa Gana Gueye, Krépin Diatta, Badou Ndiaye, Mamadou Loum Ndiaye, Sidy Sarr;
Atacantes: Famara Diedhiou, Ismaïla Sarr, Keita Balde, Sada Thioub, Sadio Mane, Habib Diallo, M’Baye Niang.
Senegal na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Brasil x Senegal
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Brasil x Senegal
A partida terá transmissão pela Rede Globo em TV Aberta, SporTV via canais por assinatura e Globoplay por streaming. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Brasil x Senegal
Suspensos e lesionados para Brasil x Senegal
Pablo Maia Lesão na coxa Fora da temporada |
Pedro Lesão dos ligamentos cruzados Fora da temporada |
Bremer Lesão dos ligamentos cruzados Fora da temporada |
Alisson Lesão no tendão Alguns dias |
Richarlison Lesão no tendão Início de dezembro de 2024 |
Wendell Lesões musculares Início de dezembro de 2024 |
Douglas Luiz Lesão no tendão Início de dezembro de 2024 |
Rodrygo Lesões musculares De volta aos treinos |
Éder Militão Lesão dos ligamentos cruzados Fora da temporada |
Guilherme Arana Torção de tornozelo Início de dezembro de 2024 |
Murilo Cerqueira Lesões musculares Dúvida |
Arouna Sangante Lesão na virilha Início de dezembro de 2024 |
Ismail Jakobs Lesão do tendão de Aquiles Início de janeiro de 2025 |
Pape Gueye Vírus Início de dezembro de 2024 |
Krepin Diatta Lesões musculares Algumas semanas |
Probabilidades de resultado para Brasil x Senegal
O palpite Brasil x Senegal do SDA
Mesmo sem planejamento para médio e longo prazos, a seleção brasileira, que conta com uma série de jogadores com capacidade para decidir um jogo, tem o prognóstico na vitória diante de Senegal, o palpite no mercado “vencedor 1×2” para o encontro amistoso visando a preparação para a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. O SDA recomenda a coluna um para o confronto desta terça-feira.
Palpite Brasil x Senegal