Em situação mais delicada do que se poderia esperar, Canadá e Austrália lutam nesta segunda-feira, 31 de julho, pela sobrevivência na edição 2023 da Copa do Mundo de Futebol Feminina. O encontro, que faz parte da terceira e última rodada do grupo B, terá como cenário o AAMI Park, em Melbourne, na Austrália, tem início marcado para 7h (horário de Brasília), assim como a outra partida da chave entre Irlanda e Nigéria.
O desempenho recente do Canadá
Praticamente todas as projeções realizadas antes de a bola rolar na Copa do Mundo de Austrália e Nova Zelândia indicavam que o encontro entre canadenses e australianas seria um jogo para definir o primeiro lugar da chave B. Isso acabou acontecendo. Porém, não da forma que se esperava. A expectativa era de que ambas alcançassem os seis pontos possíveis nas duas primeiras rodadas e, dessa maneira, chegassem à jornada final da fase de grupos já classificadas.
Campeã olímpica em 2021 em Tóquio, a equipe do Canadá foi a primeira a tropeçar. Não saiu do empate sem gols com a Nigéria no jogo pela jornada inaugural do torneio. Teve com a veterana Sinclar, de 40 anos, que faz sua sexta participação em uma Copa do Mundo, a melhor oportunidade para marcar. A meia/atacante, entretanto, desperdiçou aos cinco minutos da fase final uma cobrança de pênalti.
Na quarta-feira, 26 de julho, tomou outro susto no encontro com as irlandesas, a quem bateu por 2 a 1. Logo aos quatro minutos o time do Canadá sofreu um gol olímpico, obra de McCabe. No primeiro tempo, produziu pouco. Só foi alcançar o empate graças ao gol contra de Connolly aos 50 minutos. Isso parece ter despertado a equipe que, finalmente, estreou no mundial na segunda fase. Só então fez uma atuação compatível com sua qualidade técnica. Fez o gol que assegurou a vitória aos oito minutos através de Leon, que contou com assistência de Schmidt.
Com quatro pontos, chega à jornada final na segunda colocação. Tem a mesma pontuação da Nigéria, mas fica para trás por levar desvantagem no número de gols marcados (3 a 2), segundo critérios de desempate. Depende, porém, somente de seu resultado para avançar. Um empate é suficiente. Uma derrota, entretanto, pode tirá-las do Mundial. Isso só não aconteceria em caso de as nigerianas serem batidas por margem superior de gols pelas já eliminadas irlandesas.
Canadá na temporada atual
A forma atual da Austrália
A situação da seleção australiana é ainda mais delicada, embora a seleção anfitriã do mundial só dependa de seu resultado para seguir na briga pelo título da Copa do Mundo Feminina de 2023. Até agora, não mostrou qualidade de futebol suficiente para confirmar seu favoritismo no grupo A. Na estreia, até superou a Irlanda por 1 a 0. Para isso, no entanto, contou com um pênalti que pode ser considerado duvidoso.
Ele foi convertido por Catley aos sete minutos do segundo tempo. O desastre, entretanto, estava reservado para segunda rodada. Na quinta-feira, 27 de julho, a equipe australiana foi derrotada, por 3 a 2, pela Nigéria. Ao ficar parada nos três pontos, caiu para terceira posição da chave. Assim, qualquer resultado que não seja a vitória tirará a as Matildas do Mundial ainda em sua primeira etapa.
A vitória assegurará a classificação, porém, para contar com o primeiro lugar terá que torcer para tropeço das nigerianas. A grande dúvida segue em relação ao aproveitamento da maior jogadora do país. Uma lesão na panturrilha sofrida pouco antes do Mundial tirou a atacante Samantha Kerr dos dois primeiros jogos. Para a partida final, resta saber se ela será escalada como titular ou se o técnico Tony Gustavsson a colocará no banco de reservas deixando para utilizá-la somente em caso de extrema necessidade.
Austrália na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Canadá x Austrália
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Canadá x Austrália
Os direitos de transmissão da Copa do Mundo Feminina são do Grupo Globo, que mostra o torneio pela TV Aberta pela TV Globo. Por canal por assinatura, a transmissão será pelo SporTV. Nas plataformas digitais os confrontos serão mostrados via Globoplay e Ge.com. Porém, nesse caso não há exclusividade. A CazéTV, no You Tube, também exibe os duelos. Não há transmissão via streaming dos jogos do Mundial nas casas de apostas. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Canadá x Austrália
2Allysha Chapman |
4Shelina Zadorsky |
6Deanne Rose |
11Evelyne Viens |
13Sophie Schmidt |
15Nichelle Prince |
16Gabrielle Carle |
18Sabrina D’Angelo |
20Cloé Lacasse |
21Simi Awujo |
22Lysianne Proulx |
23Olivia Smith |
Suspensos e lesionados para Canadá x Austrália
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades de resultado para Canadá x Austrália
O palpite Canadá x Austrália do SDA
Em nenhum momento canadenses ou australianas mostraram futebol compatível com o potencial de seus elencos. Contando com a possibilidade de avançar com o empate, ainda que na segunda posição, a seleção do Canadá muito provavelmente adotará uma postura defensiva. A Austrália não tem alternativa a não partir para o ataque. Porém, tem tido grandes dificuldades em transformar em gol as chances que cria. Dessa maneira, o prognóstico na igualdade é o palpite indicado pelo SDA no mercado “vencedor 1×2” para o confronto desta segunda-feira pela terceira e última rodada do grupo A da Copa do Mundo de Futebol Feminino de Austrália e Nova Zelândia.
Palpite Canadá x Austrália