As informações e o palpite para Ceará x Fortaleza
Pela sexta vez no ano Ceará e Fortaleza estarão frente a frente. Dessa vez, o Clássico Rei faz parte da programação da décima quarta rodada da edição 2021 da Série A do Campeonato Brasileiro. O palco, naturalmente, será o estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão, em Fortaleza. O pontapé inicial está marcado para 20h30 (horário de Brasília). Por enquanto, o placar da temporada marca duas vitórias do Tricolor do Pici e três empates.
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente do Ceará
Se não consegue derrotar seu rival desde 20 de dezembro do ano passado, quando fez 2 a 0 no segundo turno do Brasileirão 2020, o Ceará ao menos conta com uma vantagem para o clássico deste domingo. Teve a semana inteira para se preparar para o duelo. Esse ‘bônus’ foi recebido por não ter compromisso pela Copa do Brasil, para quem foram reservadas as datas do meio de semana. O Vozão acabou sendo eliminado do torneio justamente pelo Fortaleza.
O time comandado pelo técnico Guto Ferreira entrou em campo pela última vez no domingo, 25 de julho. Pela décima terceira rodada do Brasileirão, ficou no empate sem gols diante do Sport, em Recife. O duelo teve 26 finalizações, sendo 14 do Ceará. No entanto, nenhuma certa. Assim, o placar foi mais do que justo. O resultado acabou estendendo para nove partidas a sequência invicta do Vozão.
A qualidade da série, no entanto, é baixa. O Ceará colheu somente três vitórias. Os empates foram em dobro (seis). Com 19 pontos (quatro vitórias, sete empates e duas derrotas), começou a disputa da décima quarta jornada figurando na sétima posição da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. É o time que mais igualdades registrou na competição. O lateral-esquerdo Gabriel, que foi suspenso por oito jogos devido à pancadaria na final da Copa do Nordeste contra o Bahia, cumpriu quatro partidas da pena e teve sua punição convertida em multa. Assim, ficará à disposição para o clássico deste domingo. O mesmo vale para o atacante Mendoza, outro que se envolveu na contusão. Quem ainda segue de fora pelo tumulto é o atacante Jael.
Provável escalação do Ceará
Ceará na temporada atual
A forma atual do Fortaleza
O Fortaleza teve tempo bem mais curto em sua preparação para o Clássico Rei. Precisou suar muito na quinta-feira, 29 de julho, para superar o CRB, por 2 a 1, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida, que foi disputada no Castelão, teve o placar aberto pelo time alagoano aos 40 minutos do primeiro tempo Nicolas Careca foi o encarregado de colocar a bola na rede. Na fase final, o Tricolor do Pici alcançou a virada com duas cobranças de pênalti convertidas por Wellington Paulista aos 27 e 33 minutos. O encontro de retorno, em Maceió, está agendado para próxima quarta-feira, 4 de agosto.
Foi a quinta vitória seguida do Fortaleza. As quatro anteriores acontecerão no Brasileirão. Todas eles sem que o time tivesse tido sua defesa vazada. A equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda superou a América-MG (4 a 0), Corinthians (1 a 0), São Paulo (1 a 0) e Red Bull Bragantino (1 a 0) alcançando os 27 pontos (oito vitórias, três empates e duas derrotas). Subiu para terceira colocação na tabela de classificação. Iniciou a disputa da décima quarta jornada com desvantagem de quatro pontos na comparação com o Palmeiras.
O sistema defensivo tem sido o ponto alto do trabalho de Vojvoda. O Fortaleza, com nove gols sofridos, tem a defesa menos vazada da Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, o time também sabe ser agressivo. Assinalou 21 tentos. Apresenta o quarto melhor ataque do torneio. Fica atrás apenas de Palmeiras (25), Red Bull Bragantino (24) e Flamengo (22).
Provável escalação do Fortaleza
Fortaleza na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Ceará x Fortaleza:
Com o Fortaleza mostrando um pouco mais de qualidade, no entanto, mais desgastado, o prognóstico na igualdade contra o Ceará parece ser o palpite mais indicado para o clássico deste domingo pela décima quarta rodada do Brasileirão 2021
Prognóstico e palpite final para Ceará x Fortaleza: