As informações e o palpite para Ceará x Fortaleza
Em confronto onde apenas um sobreviverá, Ceará e Fortaleza fazem nesta quinta-feira, 10 de junho, a quinta edição do ano Clássico Rei. O encontro faz parte da programação da rodada de volta da fase de 16 avos de final da Copa do Brasil versão 2021. Terá como cenário o estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão, em Fortaleza. O pontapé inicial está marcado para 19h (horário de Brasília). No duelo de ida, houve empate por 1 a 1. Assim, quem vencer prosseguirá no torneio. Em caso de igualdade, a definição será feita através de cobranças de pênaltis.
Somente um dos quatro outro encontros entre os gigantes cearenses teve vencedor. Foi o jogo pela segunda fase do estadual. Terminou em vitória do Tricolor do Pici por 2 a 0. Acabou sendo importante. Por ter feito melhor campanha nesse estágio do torneio, o 0 a 0 com o Vozão na final deu ao Fortaleza o título do Campeonato Cearense pelo terceiro ano seguido. Além do jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, os times também duelaram na etapa de grupos da Copa do Nordeste 2021. Ficaram no 0 a 0.
Como funciona a Copa do Brasil
Com 92 participantes, a versão 2021 da Copa do Brasil apresentou algumas mudanças de regulamento. A mais importante dela foi o encurtamento da vantagem dos clubes que contam com o benefício da estreia tardia. Esse privilégio, dado a Ceará (campeão da Copa do Nordeste 2020), Brasiliense (Campeão da Copa Verde 2020), Atlético-MG, Atlhetico Paranaense, Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Grêmio e Internacional (que conquistaram o direito de disputar a Copa Libertadores da América 2021), Chapecoense (Campeã da Série B 2020) e Palmeiras (Campeão da Copa do Brasil 2020), até o ano passado permitia que começassem a campanha no torneio a partir da quinta fase. Agora, têm que suar mais cedo, já no terceiro estágio.
Depois de jogos eliminatórios nas duas primeiras etapas. A partir da terceira, o torneio adota o formato que vai seguir até a decisão. São realizados jogos de ida e volta. Ao final dos duelos, avança para o estágio seguinte o time que acumular o maior número de pontos. Em caso de empate, o único critério de desempate estabelecido é o saldo de gols. Não sendo suficiente, ao final da segunda partidas a definição será feita através de cobranças de pênalti.
O desempenho recente do Ceará
O Vozão mostrou claramente que o confronto da Copa do Brasil foi tratado como prioridade nesse momento. Fez isso ao escalar equipes recheadas de reservas em suas duas primeiras partidas do Brasileirão 2021. Na estreia do torneio, antes do primeiro clássico contra o Fortaleza, isso não foi um obstáculo para que o alvinegro superasse, no Castelão, o Grêmio. Marcou 3 a 2. Porém, enfrentou um time em meio a um surto de Covid-19 no elenco.
Já no sábado, 5 de junho, atuando fora de seus domínios e contra um Santos com seu time titular e precisando reagir após uma derrota por 3 a 0 contra o Bahia, em Salvador, na estreia, o time misto do Ceará não foi o bastante. Apanharam por 3 a 1. O Peixe ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti aos nove minutos da primeira fase. Ela foi executada por Marinho. Mesmo assim, o time da Baixada abriu o marcador dez minutos depois com Jean Mota. O Vozão reagiu e igualou aos 52 minutos em pênalti cobrado por Vinícius.
No segundo tempo, Marinho, aos 18 minutos, e Kaio Jorge aos 27 minutos, garantiram a vitória santista. Os donos da casa foram bem melhores ao longo do confronto. Criaram quase o triplo de oportunidades para arremate (15 a 6), embora não tenham conseguido manter a mesma proporção no quesito tiro certo (5 a 3). Para o clássico desta quinta-feira, a diretoria do Vozão tenta uma manobra de bastidores. Busca na justiça esportiva um efeito suspensivo para as punições de Steven Mendoza, Gabriel Dias e Jael. Quer que as suspensões aplicadas aos atletas não sejam aplicadas até que o recurso do clube tenha seu julgamento. Se isso ocorrer, eles poderão ficar à disposição do técnico Guto Ferreira.
Provável escalação do Ceará
Ceará na temporada atual
A forma atual do Fortaleza
O Tricolor do Pici segue com o pé no acelerador. No domingo, 6 de junho, no Castelão, o Internacional foi vítima de atropelamento. Em duelo pela segunda rodada do Brasileirão foi impiedosamente surrado pro 5 a 1. Titi foi o primeiro a colocar a bola na rede. Fez isso aos 19 minutos da etapa inicial. As coisas acabaram ficando um pouco mais fáceis com a expulsão de Pedro Henrique aos 46 minutos. Diante de um Colorado com dez jogadores, o Fortaleza ampliou a vantagem logo a seguir, com Robson, antes do intervalo.
Na fase final, antes que fosse completado o segundo minuto, Yago Pikachu fez o terceiro. O Internacional não se cansou de colaborar. Aos dez minutos, Zé Gabriel fez um gol contra ampliando a vantagem dos donos da casa. Sete minutos depois, Bruno Praxedes acertou o lado e marcou o tento de honra do Colorado. No entanto, Wellington Paulista fechou a conta aos 41 minutos levando o Fortaleza aos seis pontos. Na estreia, o clube havia vencido, de virada, o Atlético-MG, em Belo Horizonte, por 2 a 1.
Apenas Atlético-GO e Athletico-GO também conseguiram isso. Porém, o Fortaleza lidera o torneio por ter melhor saldo de gols. De quebra, ainda defende uma sequência invicta de 17 partidas. Foram 12 vitórias e cinco empates desde 27 de março. A qualidade dos resultados aumentou desde a chegada do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. Nas últimas oito partidas, foram seis vitórias e dois empates, sendo que quadro desses confrontos foram definidos com goleada em favor do Tricolor do Pici.
Provável escalação do Fortaleza
Fortaleza na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Ceará x Fortaleza:
O Fortaleza tem mostrado um qualidade maior, mas o Ceará conta com um time montado há mais tempo e tem apostado suas fichas no duelo. Assim, o prognostico na igualdade é o palpite indicado para o encontro desta quinta-feira pela rodada de retorno da terceira fase, o estágio de 16 avos de final, da Copa do Brasil versão 2021.
Prognóstico e palpite final para Ceará x Fortaleza: