As informações e o palpite para Celtic x Midtjylland
Após ter perdido sua longa hegemonia no futebol escocês, o Celtic, em busca de retomar o caminho das vitórias, encara o Midtjylland, da Dinamarca, nesta terça-feira, 20 de julho. O encontro faz parte da programação da rodada de ida da segunda fase das eliminatórias que vão definir os últimos classificados para o estágio de grupos da versão 2021/2022 da Champions League. O duelo será realizado no estádio Celtic Park, em Glasgow. A previsão é de que a bola comece a rolar às 15h45 (horário de Brasília). A partida de retorno, em solo dinamarquês, está agendada para quarta-feira, 28 de julho.
Como funciona a Champions League 2021/2022
Ajax (Holanda), Atalanta (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Besiktas (Turquia), Chelsea (Inglaterra), Brugge (Bélgica), Borussia Dortmund (Alemanha), Dynamo Kiev (Ucrânia), Internazionale (Itália), Juventus (Itália), Leipzig (Alemanha), Liverpool (Inglaterra), Lille (França), Manchester City (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Milan (Itália), Paris Saint-Germain (França), Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Sevilha (Espanha), Sporting (Portugal), Villarreal (Espanha), Wolfsburg (Alemanha) e Zenit (Rússia) já estão classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Restam 12 vagas em aberto. Seus ocupantes serão definidos através das eliminatórias.
Elas são compostas por quatro etapas. Nas três primeiras, os clubes foram divididos em dois caminhos. Um recebeu o nome de ‘rota dos campeões’. Como diz o nome, recebe apenas times que foram vencedores das ligas nacionais. Porém, em ambas as estradas, a luta pela sobrevivência é igual. São dois jogos, no sistema de ida e volta. Avança quem acumular o maior número de pontos. Em caso de igualdade, o saldo de gols é o único critério de desempate. Assim, em caso de igualdade, ao final do segundo jogo será realizada prorrogação de 30 minutos. Persistindo o empate, as cobranças de pênalti serão utilizadas como recurso para definir a batalha.
O ranking de cada país na Uefa, entidade que organiza a Champions League, define o momento em que o clube entra na disputa. As eliminatórias estão em sua segunda fase. Para a terceira, já estão pré-classificados Benfica (Portugal), Genk (Bélgica), Monaco (França), Rangers (Escócia), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Slavia Praga (República Checa) e Spartak Moscou (Rússia). Nos playoffs, a última fase da disputa, já têm lugar garantido Brondby (Dinamarca) e Salzburg (Áustria). Os eliminados não ficam de mãos abanando. Ainda ganham a chance de tentar uma vaga na Europa League.
O desempenho recente do Celtic
Depois de levantar por nove anos seguidos as taças do Campeonato Escocês, o Celtic viu na temporada 2020/2021 o troféu seguir para a galeria de seu maior rival, o Rangers. Com 77 pontos (22 vitórias, 11 empates e cinco derrotas), 25 a menos do que o vencedor, ficou com a segunda posição. O suficiente para ficar com a última vaga do país na Champions League e poder lutar por um lugar no estágio de grupos.
A posição escocesa no ranking permitiu a alviverde saltar a primeira etapa das eliminatórias. Assim, o deulo ante o time dinamarquês será sua estreia na competição e também sua primeira partida oficial na temporada 2021/2022, uma vez que a agenda nacional ainda não foi aberta. A primeira jornada da próxima edição do Premiership, a divisão de elite do Campeonato Escocês, está marcada apenas para a última semana de julho. O Celtic terá como adversário na jornada inaugural o Hearts, fora de casa, em 31 de julho.
Assim, poderá ter dedicação exclusiva ao duelo com o Midtjylland. Na preparação para o confronto, fez quatro amistosos. Todos eles contra times da Inglaterra. Venceu os dois primeiros. Superou a Sheffield Wednesday (3 a 1) e Charlton (2 a 1). Depois, empatou com o Bristol City (0 a 0). No mais recente, no sábado, 17 de julho, foi batido pelo Preston North End (1 a 0). Tem um novo amistoso agendado para o próximo sábado, 24 de julho, ante o West Ham. Depois do fracasso na temporada passada, o time partiu para uma reformulação significativa do elenco. Entre os novos contratados estão o atacante japonês Kyogo Furuhashi, ex-Kobe; o também atacante israelense Liel Abada, ex-Maccabi Petach Tikva; e o meia inglês Liam Shaw, ex-Sheffield Wednesday.
Provável escalação do Celtic
Celtic na temporada atual
A forma atual do Midtjylland
O Midtjylland viu o título da versão 2020/2021 escapar de suas mãos na reta final. Nas últimas quatro rodadas do torneio, somou apenas quatro pontos enquanto o Brondby, seu rival na batalha, faturou nove no mesmo período. Assim, ao terminar a disputa com 60 pontos (18 vitórias, seis empates e oito derrotas), acabou tendo que se conformar com o vice-campeonato. Ficou com um ponto a menos que o adversário.
Assim como o Celtic, a posição da Dinamarca no ranking da Uefa permitiu a Midtjylland superar o primeiro estágio das eliminatórias sem entrar em campo. Vai começar a luta por um lugar na fase de grupos da Champions League já na segunda etapa. O calendário nacional, no entanto, é diferente do escocês. A versão 2021/2022 da Superliga começou no último final de semana.
Porém, o começo do Midtjylland não foi dos mais animadores. Atuando em casa, levou 2 a 1 do Odense. Kadrii abriu o placar em favor dos visitantes aos 15 minutos da etapa inicial. No segundo tempo, Sisto igualou o placar. Mas Skjelvik garantiu a vitória do Odense aos 46 minutos. Na preparação para a temporada, o clube realizou três amistosos. Venceu a Malmo (2 a 1), da Suécia, e Sigma Olomouc (2 a 1), da República Checa, e perdeu para o Lech (3 a 2), da Polônia).
Provável escalação do Midtjylland
Midtjylland na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Celtic x Midtjylland:
Com um elenco reformulado e atuando em casa, o Celtic tem o prognóstico em seu sucesso diante do Midtjylland o palpite indicado para o confronto desta terça-feira pela rodada de ida da segunda fase das eliminatórias que vão definir os últimos classificados para fase de grupos da versão 2021/2022 da Champions League.
Prognóstico e palpite final para Celtic x Midtjylland: