As informações e o palpite para Chapecoense x ABC
Com técnico novo, a Chapecoense tenta estancar sua crise diante de um ABC ainda envolvido na disputa do título estadual. O encontro desta quarta-feira, 2 de junho, faz parte da rodada de ida do estágio de 16 avos de final da Copa do Brasil em sua temporada 2021. Terá como palco a Arena Condá, em Chapecó. O início está previsto para 16h30 (horário de Brasília). A partida de retorno foi marcada para 9 de junho.
Como funciona a Copa do Brasil
Com 92 participantes, a versão 2021 da Copa do Brasil apresentou algumas mudanças de regulamento. A mais importante dela foi o encurtamento da vantagem dos clubes que contam com o benefício da estreia tardia. Esse privilégio, dado a Ceará (campeão da Copa do Nordeste 2020), Brasiliense (Campeão da Copa Verde 2020), Atlético-MG, Atlhetico Paranaense, Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Grêmio e Internacional (que conquistaram o direito de disputar a Copa Libertadores da América 2021), Chapecoense (Campeã da Série B 2020) e Palmeiras (Campeão da Copa do Brasil 2020), até o ano passado permitia que começassem a campanha no torneio a partir da quinta fase. Agora, têm que suar mais cedo, já no terceiro estágio.
Depois de jogos eliminatórios nas duas primeiras etapas. A partir da terceira, o torneio adota o formato que vai seguir até a decisão. São realizados jogos de ida e volta. Ao final dos duelos, avança para o estágio seguinte o time que acumular o maior número de pontos. Em caso de empate, o único critério de desempate estabelecido é o saldo de gols. Não sendo suficiente, ao final da segunda partidas a definição será feita através de cobranças de pênalti.
O desempenho recente da Chapecoense
Depois de demitir o técnico Mozart às vésperas de sua estreia no Brasileirão após dar apenas oito jogos para que o treinador mostrasse serviço, a Chapecoense encontrou um substituto depois de seu desastroso começo no torneio. Jair Ventura Filho, que na temporada 2020 da Série A foi o responsável por evitar a queda do Sport para Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, acertou contrato com a equipe de Chapecó.
Ele já deverá acompanhar o confronto desta quarta-feira, porém ainda não é certo que esteja à beira do gramado. O mais provável é que a direção do time no duelo contra o ABC siga com o auxiliar-técnico Felipe Endres. Ele foi o técnico interino no confronto de domingo, 30 de maio, também na Arena Condá, contra o Red Bull Bragantino pela primeira rodada do Brasileirão 2021. Os visitantes marcaram 3 a 0.
A partida marcou o retorno da Chapecoense para a divisão de elite do futebol nacional depois de uma temporada na Série B. Foi o primeiro jogo após o time perder o título estadual no empate, também em casa, por 1 a 1, com o Avaí. No jogo de ida, em Florianópolis, havia sido batido por 2 a 1. Resultados que causaram a queda de Mozart. O Braga abriu o placar aos 33 minutos do primeiro tempo com Ytalo. Dois minutos depois, Lucas Evangelista ampliou. No segundo tempo, Helinho, aos 29 minutos, fechou a conta. A Chape produziu pouco na tentativa de reagir. Foram dez tentativas de finalização, sendo duas delas certas.
Provável escalação da Chapecoense
Chapecoense na temporada atual
A forma atual do ABC
Um pênalti muito contestado deu ao ABC a possibilidade de seguir lutando pela conquista do título do Campeonato Potiguar edição 2021. No domingo, 30 de maio, na decisão do segundo turno do estadual, a equipe saiu em desvantagem no duelo com o Santa Cruz. Allyson marcou aos 45 minutos da fase final. Igualou o placar aos oito minutos da etapa derradeira em cobrança de Wallyson. O falta que originou a penalidade, no entanto, teria sido feita fora da área. O 1 a 1, contudo, foi suficiente para o time ficar com o título da Copa Rio Grande do Torneio. Vai disputar a decisão com o Globo, vencedor da Copa Cidade de Natal, nos próximos dias 16 e 23.
O calendário do clube, que ganhou o estadual em 2020, está lotado, uma vez que o próximo final de semana terá a abertura da disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Depois de ter sido rebaixado da Série C, o ABC fará sua segunda tentativa de retornar para Terceira Divisão do Brasileirão. A estreia está agendada para 6 de junho contra o Treze, em Campina Grande. O clube está no grupo 3, que tem também América-RN, Campinense, Sousa, Central, Atlético-CE e Caucaia.
Na Copa do Brasil, o clube potiguar precisou superar os dois estágios iniciais para alcançar a fase de 16 avos de final. Em sua estreia, precisou utilizar a vantagem do empate concedida pelo regulamento aos times visitantes na primeira fase para conseguir sobreviver. Ficou no empate, por 1 a 1, contra o Rio Branco, de Venda Nova, no Espírito Santo. Na etapa seguinte, dessa vez atuando em casa, saiu em desvantagem contra o Botafogo, mas reagiu e alcançou a igualdade por 1 a 1 nos instantes finais. Dessa vez, a vantagem do empate não mais existia. Assim, garantiu sua vaga ao levar a melhor na decisão por pênaltis.
Provável escalação do ABC
ABC na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Chapecoense x ABC:
Diante de um ABC com um elenco mais enxuto e limitado tecnicamente, a Chapecoense, mesmo mostrando desorganização fora das quatro linhas, tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o confronto desta quarta-feira pela rodada de ida da terceira fase, a de 16 avos de final, da Copa do Brasil versão 2021.
Prognóstico e palpite final para Chapecoense x ABC: