As informações e o palpite para Chapecoense x América-MG
Único time que ainda não conseguiu uma vitória sequer no Brasileirão 2021, a Chapecoense enfrenta o América-MG nesta segunda-feira, 16 de agosto. O confronto coloca o ponto final na programação da décima sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Será realizado na Arena Condá, em Chapecó. O início está marcado para 20h (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente da Chapecoense
A Chapecoense utilizou a cartada do ‘fato novo’ pela terceira vez na temporada 2021 na segunda-feira, 9 de agosto. Pintado foi o quarto técnico a assumir o comando da equipe. Porém, nem mesmo a motivação de ter um novo comandante foi suficiente para modificar a sequência de resultados negativos. A equipe deixou Porto Alegre derrotada, por 2 a 1, pelo Grêmio. Foi o oitavo fracasso seguido.
Até houve a impressão de melhora. A Chape abriu o marcador logo aos quatro minutos em tento de Anselmo após assistência de Busanello. A alegria, no entanto, durou pouco. Antes mesmo do intervalo o Tricolor Gaúcho assumiu o comando do marcador. Alisson igualou o placar aos 18 minutos e Borja, em cobrança de pênalti, fez o tento da virada aos 33 minutos. O Grêmio, que teve a posse de bola por 54% do tempo, criou mais do que o triplo de oportunidades para arremate (20 a 6), embora não tenha conseguido manter a mesma proporção no quesito tiro certo (3 a 2).
Com quatro pontos (quatro empates e 11 derrotas) a Chapecoense está afundada na vigésima – última – posição da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. Inicou a disputa da décima sexta rodada com diferença de 11 pontos na comparação com o São Paulo, décimo sexto colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento. Sua defesa, com 27 gols sofridos, é a mais vazada da competição.
Provável escalação da Chapecoense
Chapecoense na temporada atual
A forma atual do América-MG
Depois de amargar uma sequência de cinco jogos sem vitória (três derrotas seguidas por dois empates), o América-MG conseguiu quebrar o jejum diante do Fluminense no domingo, 8 de agosto. No estádio Independência, marcou 1 a 0. Alcançou seu gol aos 27 minutos do segundo tempo. Ademir se aproveitou de um corte mal feito pelo zagueiro Manoel, que acabou virando uma assistência, para colocar a bola na rede.
O resultado acabou sendo até modesto diante do desempenho do Coelho, que mesmo tendo inferioridade na posse de bola (44% do tempo), criou mais do que o dobro de oportunidades para finalização (15 a 7) e foi ainda melhor no quesito arremate certo (7 a 2). Poderia ter deixado o gramado com uma vantagem ainda maior. Chegou, assim, aos 14 pontos (três vitórias, cinco empates e sete derrotas).
Não foi suficiente, entretanto, para que deixasse a zona de rebaixamento. Iniciou a disputa da décima sexta rodada na décima sétima posição na tabela de classificação, quando já considerados os critérios de desempate, uma vez que o Cuiabá, décimo oitavo colocado, apresentava a mesma pontuação. Como visitante, o Coelho mantém o mesmo padrão de desempenho. Também é o quarto pior no ranking desse quesito da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 21 pontos que disputou na condição de coluna dois, ganhou cinco (uma vitória, dois empates e quatro derrotas). Fez sete gols e teve a defesa vazada em 14 ocasiões. O lateral Alan Ruschel, que não enfrentou o Fluminense devido à lesão na coxa, voltou aos treinamentos e deve ficar à disposição do técnico Vagner Mancini para o confronto desta segunda-feira.
Provável escalação do América-MG
América-MG na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Chapecoense x América-MG:
Com mais tempo para Pintado, que já mostrou ter capacidade para recuperar equipes nessa situação, trabalhar é de se esperar que a Chapecoense melhore seu redimento. Assim, o prognóstico na vitória do time catarinense contra o América-MG é o palpite indicado para o confronto desta segunda-feira pela décima sexta rodada do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para Chapecoense x América-MG: