As informações e o palpite para Chapecoense x Ceará
Massacrados e eliminados no meio de semana na Copa do Brasil, Chapecoense e Ceará têm que juntar os cacos para tentar dar a volta por cima neste domingo, 13 de junho. O confronto faz parte da programação da terceira rodada da edição 2021 da Série A do Campeonato Brasileiro. O ponto de encontro será a Arena Condá, em Chapecó. O pontapé inicial está marcado para 20h30 (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente da Chapecoense
Em questão de vexame, o da Chapecoense foi bem mais. A equipe catarinense havia aberto boa vantagem no confronto com o ABC. Havia marcado 3 a 1 na partida de ida da fase de 16 avos de final da Copa do Brasil na Arena Condá. Além disso, enfrentava uma equipe tecnicamente inferior. Afinal, o time potiguar está na Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro. Assim, ao apanhar por 3 a 0 no duelo de retorno, na quarta-feira, 9 de junho, em Natal, o desastre pode ser qualificado de gigantesco.
Ainda mais se for levado em consideração que montar retrancas é uma especialidade do técnico Jair Ventura Filho, que fazia sua segunda partida no comando da Chape. Ele viu sua estratégia naufragar ainda no primeiro tempo. Aos 19 minutos, Marcos Antônio abriu o marcador. Aos 40 minutos, Wallyson fez o segundo tento do ABC, resultado que levaria a definição do duelo para os pênaltis. Nem isso a equipe catarinense conseguiu. Na fase final, Ederson, aos 26 minutos, fez o terceiro determinando a eliminação.
Na estreia do treinador, o time também mostrara grande fragilidade defensiva contra o Palmeiras. No domingo, 6 de junho, no Allianz Parque, apanhou por 3 a 1. Os donos da casa marcaram seus tentos ainda no primeiro tempo. Wesley fez logo aos oito minutos. Luiz Adriano marcou aos 15 minutos. Wesley voltou a fazer aos 42 minutos. Na fase final, o Palmeiras tirou o pé do acelerador. Passou a administrar a vantagem e permitiu que os visitantes descontassem aos dez minutos com Busanello. Porém, a Chape não passou disso. Na estreia da competição, ainda sob a direção interina de Felipe Endres, a equipe havia sido batida, em casa, por 3 a 0 pelo Red Bull Bragantino.
Provável escalação da Chapecoense
Chapecoense na temporada atual
A forma atual do Ceará
A eliminação do Ceará na Copa do Brasil não pode ser rotulada como vexame. Afinal, o time caiu diante de um rival do mesmo porte. No entanto, certamente foi muito mais sofrida para seus torcedores. Na quinta-feira, 10 de junho, o Vozão levou 3 a 0 do Fortaleza no jogo de retorno da terceira fase do torneio. Na partida de ida, o Clássico Rei havia ficado no empate por 1 a 1. A queda teve ainda um ‘bônus fidelidade’. Foi o quarto fracasso seguido em curto período de tempo.
Somente na temporada 2021 o alvinegro perdeu o título do Campeonato Cearense para o mesmo Fortaleza, foi derrotado na decisão da Copa do Nordeste para o Bahia e caiu na primeira fase da Copa Sul-Americana. Nas últimas seis partidas que o Ceará disputou, conquistou somente uma vitória. No mais, foram três derrotas e dois empates. O período turbulento coloca pressão em Guto Ferreira, embora não seja aventada a demissão do treinador.
No Brasileirão, o Ceará ainda não utilizou sua força máxima. Optou por priorizar a disputa com o Fortaleza e deixou o torneio em segundo plano. Mesmo assim, conseguiu superar o Grêmio na primeira rodada. Marcou 3 a 2 no Castelão. O gol da vitória foi arrancado aos 49 minutos da fase final por Jorginho. Na segunda rodada, no entanto, não foi capaz de segurar o Santos. Na Vila Belmiro, acabou sendo batido por 3 a 1.
Provável escalação do Ceará
Ceará na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Chapecoense x Ceará:
Após duas derrotas pesadas no meio de semana, tanto Chapecoense quanto Ceará devem adotar posturas defensivas para tentar evitar uma nova queda. Assim, o prognóstico na igualdade acaba sendo a opção mais adequada de palpite para o confronto deste domingo pela terceira rodada da edição 2021 do Brasileirão.
Prognóstico e palpite final para Chapecoense x Ceará: