As informações e o palpite para Chapecoense x Santos
Mergulhada em uma crise que parece não ter fim, a Chapecoense enfrenta o Santos neste domingo, 1 de agosto. A partida faz parte da agenda da décima quinta rodada da edição 2021 da Série A do Campeonato Brasileiro. Será realizada na Arena Condá, em Chapecó. O início está marcado para 18h15 (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente da Chapecoense
A agonia da Chapecoense ganhou mais um capítulo na segunda-feira, 26 de julho. A equipe sofreu sua sexta derrota consecutiva diante do Juventude. Em Caxias do Sul, levou 1 a 0. Teve sua rede balançada logo aos quatro minutos da primeira etapa por Matheus Peixoto e não foi capaz de alcançar a reação. Mesmo contando com a posse de bola por 67% do tempo, desenvolveu somente sete oportunidades de arremate ao longo do confronto, sendo que dois deles tiveram a direção da meta gaúcha.
Assim, o clube, que voltou para divisão de elite do futebol nacional após uma temporada na Segunda Divisão, segue sendo o único que ainda não alcançou uma vitória seguer na versão 2021 do Brasileirão. Com quatro pontos (quatro empates e nove derrotas), está afundado na vigésima – última – posição na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. Iniciou a disputa da décima quarta jornada com desvantagem de sete pontos na comparação com o Sport, décimo sexto colocado e primeiro time fora da região da degola.
Os sinais de que a situação é desesperadora são claros. Mesmo que o torneio não tenha chegado a metade, os jogadores indicam estar perdidos. Ao final do duelo contra o Juventude, o goleiro João Paulo, de 20 anos, deixou o campo chorando. O técnico Jair Ventura reclamou da falta de reforços. Situação que se agrava com o aumento do número de atletas lesionados. No duelo em Caxias do Sul, o zagueiro Ignácio fez crescer a lista de baixas. Sofreu uma lesão no joelho. Não há previsão de retorno. Como mandante, a Chape disputou 18 pontos e ganhou um (um empate e cinco derrotas). Fez três gols e levou 11.
Provável escalação da Chapecoense
Chapecoense na temporada atual
A forma atual do Santos
O Santos teve na quarta-feira, 28 de julho, compromisso pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Em duelo pela rodada de ida, praticamente assegurou o direito de dar um passo adiante da disputa ao golear o Juazeirense, por 4 a 0, na Vila Belmiro. O time demorou para abrir o marcador. Só conseguiu o primeiro tento aos 27 minutos da fase final. Obra de Madson. Na reta final, atropelou. Lucas Braga ampliou aos 39 minutos. Marcos Leonardo fez o terceiro aos 47 minutos e Carlos Sanchez fechou a conta aos 55 minutos.
No Brasileirão, contudo, o Peixe apresenta trajetória de queda. Já são três rodadas sem vitória. Perdeu para Palmeiras (3 a 2) e Atlético-GO (1 a 0) e empatou com o Red Bull Bragantino 2 a 2). Com 16 pontos (quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas), iniciou a disputa da décima quarta jornada figurando na décima segunda posição da tabela de classificação, quando considerados os critérios de desempate, uma vez que o Juventude, décimo terceiro, apresentava a mesma pontuação.
Como visitante, o Santos tem o pior desempenho da Série A do Campeonato Brasileiro. É um dos quatro clubes que ainda não conseguiu vencer fora de seus domínios. Dos 18 pontos que disputou na condição de coluna dois, ganhou dois (dois empates e quatro derrotas). Fez seis gols e teve sua rede balançada em 13 oportunidades. O volante Alison está em processo de negociação com o Al-Hazem, da Arábia Saudita. Porém, enquanto a transação não se concretiza, deve seguir à disposição do técnico Fernando Diniz.
Provável escalação do Santos
Santos na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Chapecoense x Santos:
Com 24 gols sofridos, a Chapecoense tem a defesa mais vazada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Santos em muitos de seus jogos cria chances de marcar, mas peca na hora da finalização. O desempenho defensivo do rival pode facilitar sua vida. Assim, o prognóstico no sucesso dos visitantes é o palpite indicado para o confronto deste domingo pela décima quarta rodada do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para Chapecoense x Santos: