Prognóstico para Chelsea x Arsenal
Registre-se e aposte com as melhores cotações para o jogo
[toc]
As informações e o palpite para Chelsea x Arsenal
O estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão, será a sede nesta quarta-feira, 29 de maio, da decisão da edição 2018/2019 da Europa League. Os ingleses Chelsea e Arsenal decidirão o título a partir das 16h (horário de Brasília) em uma final envolta em polêmica. Problemas políticos impediram o meio-campista armênio Henrikh Mkhitaryan de atuar no país que foi escolhido pela Uefa (entidade que comanda o futebol europeu) para receber a partida, mas não mantém boas relações políticas com a Armênia.
O vencedor leva o título. Em caso de empate o regulamento estabelece a realização de prorrogação de 30 minutos. Persistindo a igualdade a definição acontecerá através de cobranças de pênaltis. Pela primeira vez na história equipes de um só país chegaram às finais das duas competições de clubes mais importantes do Velho Continente. Liverpool e Tottenham vão decidir a Champions League no próximo dia 1º de junho em Madrid.
O desempenho recente do Chelsea
O Chelsea abriu seu caminho rumo à final ao garantir com tranquilidade a primeira colocação do grupo L. Alcançou 16 (cinco vitórias e um empate) dos 18 pontos possíveis assinalando 12 gols e sofrendo três mesmo recorrendo em boa parte dos jogos a equipes reservas. Não precisou se esforçar muito para superar Bate Borisov (nove pontos), segundo colocado que também passou para fase seguinte, e os eliminado Vidi (sete) e PAOK (três).
No estágio dois, o primeiro no sistema mata-mata, superou os suecos do Malmoe com duas vitórias relativamente tranquilas marcando 2 a 1 (fora) e 3 a 0 (casa). Mais fáceis ainda foram os confrontos nas oitavas de final diante do Dínamo de Kiev, que foram resolvidos com goleadas de 3 a 0 (casa) e 5 a 0 (fora).
Os blues só tiveram um pouco mais de dificuldade nas quartas de final contra o Slavia Praga, mas mesmo assim avançaram com vitórias por 1 a 0 (fora) e 4 a 3 (casa). O adversário que deu mais trabalho, contudo, estava reservado para as semifinais. Após empates por 1 a 1 com o Eintratch Frankfurt na Alemanha e em Londres e igualdade sem gols na prorrogação, o Chelsea garantiu seu lugar na decisão ao vencer a decisão por pênaltis.
Esta será sua terceira final da temporada. Perdeu as duas primeiras. A Inicial foi justamente partida que deu a largada na temporada 2018/2019 na Inglaterra. Na disputa da Supercopa, foi superado pelo Manchester City. A segunda, no início de 2019, novamente contra o mesmo rival, teve que se contentar com o vice-campeonato da Copa da Liga da Inglaterra.
No Campeonato Inglês, depois de alguma turbulência, a equipe conseguiu alcançar seu objetivo de conquistar a vaga para edição 2019/2020 da Champions League ao completar sua participação na terceira posição tendo somado 72 pontos (21 vitórias, nove empates e oito derrotas). Foram 26 a menos que o City, bicampeão da Premier League.
A grande dúvida por contusão para final da Europa League é em relação à participação do meio-campista Kanté. O francês sofreu uma lesão na panturrilha na última partida do Campeonato Inglês contra o Watford. Estava em processo acelerado de recuperação, mas acabou levando uma pancada no joelho durante treinamento. Mas a expectativa é de que seja liberado para atuar.
A forma atual do Arsenal
A caminhada do Arsenal para a decisão da Liga Europa também começou sem maiores preocupações. O time alcançou na primeira fase a mesma pontuação do Chelsea. Obteve 16 (cinco vitórias e um empate) dos 18 pontos possíveis assinalando 12 tentos e sofrendo dois. Ficou com a liderança do grupo E, em que deixou para trás Sporting (13 pontos), Vorskla (três pontos) e Qarabag (três pontos).
No entanto, na segunda metade da temporada, começou a oscilar muito. Isso pode ser percebido já em sua primeira disputa no mata-mata quando enfrentou o Bate Borisov, que havia sido integrante do grupo do Chelsea na primeira fase. Na partida de ida, na Ucrânia, perde por 1 a 0. No segundo jogo, em Londres, reverteu a situação sem maiores sustos fazendo 3 a 0.
Nas oitavas de final, foi um pouco mais difícil. Perdeu por 3 a 1 para o Rennes, na França. Mas voltou a se impor na Inglaterra, onde venceu por 3 a 0. Contra o Napoli, nas quartas de final, teve a chance de começar o duelo em casa e fez valer o mando de campo marcando 2 a 0. Na Itália, completou o serviço com nova vitória, dessa vez por 1 a 0. Nas semifinais, repetiu a dose contra o Valencia venceu os jogos por 3 a 1 (casa) e 4 a 2 (fora).
A tendência de crescimento na reta final foi concentrada na Europa League, uma vez que no Campeonato Inglês o Arsenal completou sua participação na quinta posição. Chegou aos 70 pontos (21 vitórias, sete empates e dez derrotas). Superou, no entanto, a pontuação da temporada anterior, a última em que o time foi comandado pelo francês Arséne Wenger, que ficou no cargo de técnico por pouco mais de duas décadas.
Além de Mkhitaryan, outra baixa importante será do também meio-campista Aaron Ramsey, lesionado. O galês faria nesta partida sua despedida do clube, uma vez que seu contrato termina ao final da temporada e ele acertou compromisso com a Juventus, de Turim.
Prognóstico final para Chelsea x Arsenal
Não há grande diferença técnica entre as equipes. O Chelsea deverá contar com Kante, cujo desfalque seria uma perda significativa. Porém, o Arsenal mostrou nas semifinais da Liga Europa estar mais preparado para a disputa. Assim, o prognóstico na vitória dos gunners parece ser a melhor opção de palpite para o confronto desta quarta-feira que indicará quem leva a taça da edição 2018/2019 da Europa League.
Prognóstico Chelsea x Arsenal:
Cotação de 3,10* na plataforma de apostas esportivas de Bet365.
*A cotação estava disponível às 5h39 de 27/5/2019