As informações e o palpite para Chelsea x Manchester City
Com o status de semifinalistas da Champions League, Chelsea e Manchester City entram em campo neste sábado, 17 de abril, para definir quem vai à final da edição 2020/2021 da Copa da Inglaterra. O duelo terá como palco o estádio de Wembley, em Londres, e contará com a presença de público. Não necessariamente de torcedores dos clubes. Os organizadores da FA Cup selecionaram fãs na região do confronto que já foram vacinados contra o Covid-19 para fazer o primeiro teste visando o retorno dos fãs aos estádios inglês. O pontapé inicial está marcado para 13h30 (horário de Brasília).
A definição é feita em jogo único. Em caso de igualdade ao final do período regulamentar será realizada prorrogação com duração estabelecida de 30 minutos. Persistindo o empate, o último recurso para definição do finalista e o das cobranças de pênalti. O vencedor enfrentará na final, que está agendada para 13 de maio, também em Wembley, quem levar a melhor no encontro envolvendo Leicester e Southampton, agendado para domingo, 18 de abril.
O desempenho recente do Chelsea
O Chelsea teve na terça-feira, 13 de abril, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha, na Espanha, o segundo jogo do duelo com o Porto pelas quartas de final da Champions League. O confronto foi disputado em campo neutro. Como havia vencido a primeira partida por 2 a 0, pode administrar o duelo de retorno e avançar para as semifinais mesmo com a derrota por 1 a 0. Terá como adversário em sua trajetória na direção da decisão o Real Madrid, maior vencedor de títulos da competição. O primeiro jogo do confronto está agendado para 28 de abril na capital espanhola.
Dessa maneira, a maior possibilidade de título dos Blues é mesmo a Copa da Inglaterra, uma vez que no Campeonato Inglês, com 54 pontos (15 vitórias, nove empates e sete derrotas), ocupa a quinta posição na tabela de classificação. A meta viável é apenas buscar a classificação para edição 2021/2022 da Champions League. Está um ponto abaixo do West Ham, quarto colocado e último clube no bloco dos times que teriam direito à vaga no torneio. Seu próximo compromisso na Premier League será o terça-feira, 20 de abril. Em Stamford Bridge, vai receber o Brighton.
Isso significa que Thomas Tuchel deverá colocar em campo neste sábado o melhor time que tem em mãos. Praticamente não tem restrições para fazer suas escolhas. O único atleta do elenco que está aos cuidados do departamento médico é o meia croata Mateo Kovacic (25 jogos na temporada 2020/2021 do Campeonato Inglês, sem gol). Sofreu uma lesão muscular na vitória, por 4 a 1, contra o Crystal Palace no sábado, 10 de abril, e ficou fora do jogo contra o Porto. Provavelmente não será liberado para o duelo deste sábado.
Provável escalação do Chelsea
Chelsea na temporada atual
A forma atual do Manchester City
O Manchester City teve que suar mais para conseguir sua vaga nas semifinais, além de precisar encarar uma viagem até a Alemanha para encarar o Borussia Dortmund na quarta-feira, 14 de abril. Depois de ter vencido o primeiro jogo, em casa, por 2 a 1, saiu em desvantagem ao sofrer o gol de Bellingham aos 15 minutos da etapa inicial.
Voltou, dessa maneira, a conviver com o fantasma da eliminação nas quartas de final. O clube nunca havia conseguido superar esse estágio do torneio. Porém, acabou com esse tabu na etapa final. Iniciou a virada com Mahrez, aos dez minutos, marcando em cobrança de pênalti, e aos 30 minutos, com tento de Foden. Vai pegar o Paris Saint-Germain. O primeiro jogo será em 27 de abril em Paris.
O City teve um jogo antecipado pelo Campeonato Inglês. assim, já completou 32 partidas, enquanto a maioria dos adversários fez 31. Tem 74 pontos (23 vitórias, cinco empates e quatro derrotas). São 11 pontos a mais do que o Manchester United. No entanto, ainda tem um calendário mais recheado, uma vez que está na final da Copa da Liga da Inglaterra. Vai decidir o título com o Tottenham em 25 de abril.
A única baixa esperada para o confronto é do atacante Sergio Aguero (nove jogos na temporada 2020/2021, um gol). No entanto, apesar de o atacante estar presente na relação dos maiores jogadores da história do clube, no momento não pode ser considerado uma grande perda. Passou a maior parte do ano no departamento médico e já teve o anuncio oficial de que não permanecerá ao final da temporada, quando seu contrato será encerrado.
Provável escalação do Manchester City
Manchester City na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Chelsea x Manchester City:
O Manchester City se mostrou um time superior ao longo da temporada. O Chelsea, entretanto, apresentou uma significativa melhora desde a contratação do técnico Thomas Tuchel apresentando um sistema defensivo bastante confiável. Por isso, prognóstico no sucesso dos Blues é uma boa opção de palpite no confronto deste sábado que abre as semifinais da Copa da Inglaterra temporada 2020/2021.
Prognóstico e palpite final para Chelsea x Manchester City: