As informações e o palpite para Chile x Bolívia
O encontro envolvendo Chile e Bolívia abre a rodada dupla de confrontos estabelecida pela tabela da fase de grupos da Copa América 2021 para a sexta-feira, 18 de junho. O confronto, que faz parte do grupo A, terá como cenário a Arena Pantanal, em Cuiabá. O início está marcado para 18h (horário de Brasília). A chave conta também com Argentina, Uruguai e o Paraguai, que folgará na segunda jornada.
Como funciona a Copa América 2021
A edição 2021 da Copa América é a versão 2020 com um ano de atraso. Ela foi adiada devido à pandemia de Covid-19. Na verdade, nem precisaria ter sido realizada. Afinal, o torneio teve uma edição em 2019. Uma nova versão foi inserida na agenda para que a Confederação Sul-Americana de Futebol passasse a ter seu torneio continental no mesmo ano da Eurocopa. Bastaria cancelar e disputar a Copa América 2024. Porém, com dinheiro recebido pelos direitos de transmissão para TV e patrocínios negociados, a competição foi mantida em um calendário ainda mais apertado.
Em princípio, seria realizada na Argentina e na Colômbia. Os argentinos desistiram devido à crise sanitária no país, que enfrenta o aumento do número de casos de Covid-19. Os colombianos, mergulhados em uma grave crise política, também não tiveram condições de receber o torneio. O Brasil, embora com números de contaminação ainda maiores do que os da Argentina, decidiu sediar a competição, assim como fez em 2019.
A fórmula de disputa, dessa vez, é diferente. Os dez participantes, em vez dos 12 inicialmente previstos (Austrália e Qatar desistiram de participar), foram divididos em dois grupos. Na primeira fase, vão jogar em turno único. Ao final de cinco rodadas, os quatro primeiros de cada chave avançam para a segunda fase. A partir das quartas de final, serão realizadas disputas em jogo único até que seja conhecido o campeão.
O desempenho recente do Chile
O Chile abriu sua participação na disputa com um empate por 1 a 1 diante da Argentina. O duelo foi realizado na segunda-feira, 14 de junho, no Engenhão, no Rio de Janeiro. os argentinos saíram em vantagem em gol de falta. A cobrança foi executada por Messi aos 33 minutos do primeiro tempo. A igualdade foi alcançada aos 12 minutos do segundo tempo. Arturo Vidal errou a cobrança de pênalti, mas aproveitou o rebote para colocar a bola na rede.
O empate pode ser considerado mais favorável para os chilenos do que para os argentinos, que tiveram uma atuação melhor ao longo do confronto. Produziram quase quatro vezes mais oportunidades para finalização (18 a 5). No entanto, no quesito tiro certo, a superioridade da Argentina não foi tão grande (5 a 4), o que acabou justificando a igualdade no marcador. O atacante Alexis Sanchez, que ficou fora do encontro devido à lesão muscular, segue aos cuidados do departamento médico. É provável que também não seja utilizado nesta sexta-feira pelo técnico uruguaio Martin Lasarte.
Com muitos atletas veteranos no plantel, o treinador pode fazer alterações visando evitar um desgaste maior de seus jogadores. Os convocados para a Copa América 2021 foram:
Goleiros: Claudio Bravo (Real Bétis), Gabriel Arias (Racing) e Gabriel Castellón (Huachipato);
Defensores: Gary Medel (Bologna), Mauricio Isla (Flamengo), Eugenio Mena (Racing), Guillermo Maripán (Monaco), Enzo Roco (Fatih Karagumruk-TUR), Sebastián Vegas (Monterrey), Francisco Sierralta (Watford) e Daniel González (Santiago Wanderers);
Meio-campistas: Arturo Vidal (Inter de Milão), Charles Aránguiz (Bayer Leverkusen), Erick Pulgar (Fiorentina), César Pinares (Grêmio), Claudio Baeza (Toluca), Pablo Galdames (Vélez Sarsfield), Tomás Alarcon (O’Higgins), Pablo Aránguiz (Universidad de Chile) e Marcelino Núñez (Universidad de Chile);
Atacantes: Alexis Sánchez (Inter de Milão), Eduardo Vargas (Atlético-MG), Felipe Mora (Portland Timbers), Jean Meneses (León), Carlos Palacios (Internacional), Clemente Montes (Universidad Católica), Luciano Arriagada (Colo-Colo) e Ben Brereton (Blackburn Rovers-ING).
Provável escalação do Chile
Chile na temporada atual
A forma atual da Bolívia
A Bolívia também entrou em campo na segunda-feira, 14 de junho. Enfrentou o Paraguai no estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia. Saiu na frente, mas levou a virada sendo derrotada por 3 a 1. O jogo teve a expulsão de Cuellar, aos 54 minutos do primeiro tempo, como fator determinante. Naquele momento, os bolivianos venciam por 1 a 0. Haviam marcado aos dez minutos em pênalti convertido por Saavedra em sua única finalização certa na etapa inicial.
Porém, na fase final, em desvantagem numérica, sucumbiram diante da pressão exercida pelos paraguaios. Foram 23 finalizações na etapa derradeira, sendo oito no alvo. Kaku, aos 17 minutos, fez o gol de empate. A virada foi alcançada três minutos depois em tento de Ángel Romero. Ele mesmo fez o terceiro gol, aos 35 minutos. Os bolivianos pouco fizeram no segundo tempo. Tiveram somente uma chance de finalização nos 45 minutos finais.
Para o confronto desta sexta-feira, o atacante Jaume Cuellar, suspenso, está fora dos planos. A lista dos convocados da seleção boliviana para Copa América conta com:
Goleiros: Carlos Lampe (Always Ready), Javier Rojas (Bolívar), Ruben Cordano (Bolívar);
Defensores: Jairo Quinteros (Bolívar), José Segredo (The Strongest), Luis Haquin (Melipilla-CHI), Adrián Jusino (Larissa-GRE), Diego Bejarano (Bolívar), Enrique Flores (Always Ready), Luis Barbosa (Aurora), Oscar Ribera (Blooming);
Meio-campistas: Leonel Justiniano (Bolívar-BOL), Juan Carlos Arce (Always Ready), Diego Wayar (The Strongest), Moisés Villarroel (Jorge Wilstermann), Boris Cespedes (Servette), Erwin Saavedra (Bolívar), Roberto Carlos Fernández (Bolívar), Ramiro Vaca (The Strongest), Erwin Sánchez Júnior (Blooming)
Danny Bejarano (Lamia-GRE);
Atacantes: Marcelo Moreno (Cruzeiro), Henry Vaca (Oriente PEtrolero), Rodrigo Luis Ramallo (Always Ready), Gilbert Alvarez (Jorge Wilstermann), Jaume Cuellar (SPAL-ITA), Jeyson Chura (The Strongest);
Provável escalação da Bolívia
Bolívia na temporada atual
Estatísticas de ambas seleções
Prognóstico e palpite final para Chile x Bolívia:
Diante de uma Bolívia que vem dando alguns sinais de melhora, mais ainda está longe de ser competitiva, o Chile tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o confronto desta sexta-feira pela segunda rodada da fase de grupos da Copa América edição 2021.
Prognóstico e palpite final para Chile x Bolívia: