As informações e o palpite para Chile x Canadá
O encontro envolvendo as seleções de Chile e Canadá será o responsável por abrir a agenda do segundo dia de competições do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A partida, que foi agendada para o sábado, 24 de julho, terá como palco o estádio Sapporo Dome, em Sapporo, tem início previsto para 4h30 (horário de Brasília). As equipes fazem parte do grupo E, que conta também com as equipes de Grã-Bretanha e Japão.
Como funciona o torneio de futebol feminino em Tóquio 2020
O torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 é composto por 12 seleções. Na primeira fase, elas foram divididas em três chaves. Cada uma com quatro equipes. Vão se enfrentar em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras colocadas avançam para o estágio seguinte. Também avançam as duas melhores terceiras colocadas completando, assim, o emparelhamento das quartas de final. Assim, em jogos únicos e eliminatórios, serão definidos os medalhistas.
O desempenho recente do Chile
A seleção chilena começou a disputa com o pé esquerdo. Na quarta-feira, 21 de julho, foi batida pela equipe da Grã-Bretanha por 2 a 0. As britânicas chegaram a balançar a rede logo aos 11 minutos. O tento de Ellen White, no entanto, acabou sendo anulado após a intervenção do recurso da arbitragem de vídeo. Porém, o Chile não foi capaz de preservar a igualdade por muito mais tempo. Seis minutos depois, novamente Ellen White colocou a bola na rede. Dessa vez, o tento, originado de assistência de Lauren Hemp, foi validado.
A atacante transformou-se no grande nome da partida ao fazer mais um gol na segunda etapa. Garantiu a vitória da seleção da Grã-Bretanha aos 27 minutos. Dessa vez, recebeu passe de Lucia Bronze. O placar até foi modesto diante do amplo domínio britânico no confronto. Contando com a posse de bola por 61% do tempo, a equipe europeia criou 20 oportunidades para arremate, sendo sete delas no alvo.
A equipe do Chile claramente entrou em campo na tentativa de buscar um empate como meta principal e, na pior das hipóteses, perder de pouco. Montou o time com duas linhas de quatro (defesa e meio-campo) muito recuadas. Yesenia Lopez era a encarregada de fazer a ligação com Maria Urrutía, a única atacante. Com essa estratégia, foram criadas somente duas oportunidades para finalização. Uma delas teve a direção certa.
Provável escalação do Chile
Chile na temporada atual
A forma atual do Canadá
A seleção canadense fez uma estreia bem melhor. Enfrentando a equipe dona da casa, esteve muito próxima da vitória. Porém, acabou cedendo o empate, por 1 a 1, para equipe japonesa com um gol assinalado nos instantes finais. Não, no entanto, sem passar por um susto. As canadenses conseguiram abrir o marcador bem cedo. Christine Sinclair, atacante do Portland Thorns, dos Estados Uniodos, fez logo aos seis minutos da etapa inicial. Foi a única finalização certa de um primeiro tempo insosso.
Na fase final, as japonesas assumiram uma postura mais ofensiva. Tiveram uma grande chance de empatar aos nove minutos em uma penalidade máxima. O lance provocou a contusão da goleira canadense Stephanie Labbe. Apesar de lesionada, a atleta se esforçou para seguir em campo para defender a cobrança executada por Mina Tanaka. Só depois foi substituída por Kailen Sheridan. A reserva não conseguiu evitar que aos 39 minutos Mana Iwabuchi igualasse o marcador.
Labbe virou dúvida para o duelo deste sábado. Terá que passar por novos exames que indicarão a gravidade da lesão. Se não for aprovada, Sheridan será efetivada como titular. Taticamente, as canadenses devem manter a mesma formação da estreia. Utilizaram um sistema defensivo com quatro atletas protegido por duas meias de contenção e três meias de ligação /criação. Na frente, somente uma atacante.
Provável escalação do Canadá
Canadá na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Chile x Canadá:
Dificilmente a seleção chilena adotará uma postura mais ofensiva. O mais provável é que mantenha a estratégia de se fechar na defensa esperando oportunidades para contra-ataque. A equipe canadense mostrou mais qualidade. Assim, o prognóstico em seu sucesso parece ser o palpite mais adequado para o encontro deste sábado pela segunda rodada da fase de grupos do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Prognóstico e palpite final para Chile x Canadá: