[toc]
Ambicionando uma vaga na Copa do Mundo de 2026, as seleções de Chile e Paraguai fazem nesta segunda-feira, 27 de março, um amistoso preparatório. O duelo tem como objetivo a preparação para as eliminatórias sul-americanas para o Mundial. A disputa tem início previsto para setembro. O duelo contará como sede com o estádio Monumental David Arellano, em Santiago. O início está marcado para 21h30 (horário de Brasília).
O desempenho recente do Chile
A ampliação do número de disputantes da Copa do Mundo de 2026, que em vez de 32 seleções passará a ter 48, escancarou o caminho para as equipes da América do Sul. O continente, que tem dez países vinculados à Confederação Sul-Americana de Futebol, viu o número de vagas destinadas ao seu torneio eliminatório ser aumentado de quatro posições diretas e a possibilidade de mais um time ser classificado via repescagem ser alargado para seis vagas garantidas e a chance de um sétimo assegurar o lugar pela repescagem.
Enfim, a partir de agora é mais difícil ser eliminado de um Mundial através das eliminatórias sul-americanas do que obter a classificação. Na prática, ciclo de preparação do Chile para a Copa de 2026 começou antes mesmo do Mundial do Catar. O técnico argentino Eduardo Berizzo foi contratado depois do encerramento das eliminatórias para a Copa de 2022 e já conta com sete amistosos sob sua direção. Os resultados, entretanto, estão longe de serem animadores. Foram quatro derrotas e três igualdades.
A produção ofensiva tem sido a maior dor de cabeça. Em seis das partidas o Chile não conseguiu fazer um gol sequer. Para o amistoso diante do Paraguai, ele convocou:
Goleiros: Claudio Bravo (Real Betis, Espanha), Gabriel Arias (Racing Club, Argentina), Brayan Cortés (Colo Colo);
Defensores: Matías Catalán (Talleres, Argentina), Guillermo Soto (Huracán, Argentina), Paulo Díaz (River Plate, Argentina), Benjamín Kuscevic (Coritiba), Guillermo Maripán (Mônaco, França), Gary Medel (Bologna, Itália), Juan Delgado (Paços de Ferreira, Portugal), Nayel Mehssatou (Kortrijk, Bélgica), Gabriel Suazo (Toulouse, França), Eugenio Mena (Universidad Católica);
Meias: Víctor Felipe Méndez (CSKA Moscou, Rússia), Marcelino Núñez (Norwich City, Inglaterra), Diego Valdés (América, México), Arturo Vidal (Flamengo), Esteban Pavez (Colo Colo), Darío Osorio (Universidad de Chile);
Atacantes: Ben Brereton Díaz (Blackburn Rovers, Inglaterra), Víctor Dávila (León, México), Jean Meneses (Toluca, México), Diego Rubio (Colorado Rapids, Estados Unidos), Alexis Sánchez (Olympique de Marseille, França), Bruno Barticciotto (Palestino), Alexander Aravena (Universidad Católica).
Chile na temporada atual
A forma atual do Paraguai
O Paraguai queimou a largada na preparação para a Copa do Mundo de 2026. Fez isso ainda nas eliminatórias para o Mundial de 2022. Quando o navio começou a naufragar sob o comando de Eduardo Berizzo, agora na direção do chile, dispensou o argentino e comandou seu compatriota Guilermo Barros Schelotto para o posto. Porém, assim como seu antecessor, os resultados foram bem abaixo das expectativas.
Não foi capaz de melhorar resultado nem desempenho na equipe na reta final das eliminatórias e, embora tenha existido alguma melhora nos amistosos depois do torneio, nada que tenha sido capaz de impressionar. Foram sete jogos. Colheu duas vitórias (México e Emirados Árabes Unidos), dois empates (Coreia do Sul e Marrocos) e três derrotas (Japão, Peru e Colômbia).
Assim como o Chile, o Paraguai optou por realizar somente um jogo amistoso no período reservados para encontros entre seleções pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) em março. Os atletas convocados foram:
Goleiros: Antony Silva (Puebla, México), Aldo Pérez (Guaireña FC);
Defensores: Santiago Rojas (Club Atlético Tigre, Argentina), Robert Rojas (River Plate, Argentina), Omar Alderete (Getafe, Espanha), Junior Alonso (Krasnodar, Rússia), Ivan Piris, (Libertad), Fabián Balbuena (Corinthians), Gustavo Gómez (Palmeiras), Bruno Valdez (Boca Juniors, Argentina);
Meias: Blas Riveros (Brøndby, Dinamarca), Diego Gómez (Libertad), Ramón Sosa (C.A. Talleres, Argentina), Mathias Villasanti (Grêmio), Mathías Rojas (Racing Club, Argentina), Andrés Cubas (Vancouver Whitecaps, Canadá), Braian Ojeda (Real Salt Lake, Estados Unidos), Richard Sánchez (América, México), Alejandro Romero (Al-Taawon FC, Arábia Saudita), Jesús Medina (CSKA Moscou, Rússia), Matías Galarza (Vasco), Lorenzo Melgarejo (Libertad);
Atacantes: Julio Enciso (Brighton & Hove Albion, Inglaterra), Derlis González (Olimpia), Robert Morales (Cerro Porteño).
Paraguai na temporada atual
Tudo que sabemos sobre os times
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
Escalação para Chile x Paraguai
Suspensos e lesionados para Chile x Paraguai
Igor Lichnovsky Cirurgia do joelho Fim de fevereiro de 2025 |
Alexis Sanchez Lesão na coxa Dúvida |
Matias Catalan Lesão dos ligamentos cruzados Fora da temporada |
Marcelino Núñez Lesão no quadril Início de dezembro de 2024 |
Víctor Dávila Perna quebrada Fora da temporada |
Darío Osorio Desconhecido Meados de dezembro de 2024 |
Diego Valdes Lesões musculares Algumas semanas |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades no 1×2 para Chile x Paraguai
Palpite final para Chile x Paraguai
Pressionada pelos resultados ruins nos últimos jogos e atuando em casa, a seleção chilena talvez leve o amistoso mais a sério. Assim, o prognóstico em seu sucesso diante do Paraguai é o palpite indicado no mercado “vencedor 1×2” no encontro preparatório para as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Catar de 2022. O SDA aponta a coluna um como opção para o confronto desta segunda-feira.
Prognóstico para Chile x Paraguai