As informações e o palpite para China x Zâmbia
Equipes com as duas defesas mais vazadas do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio, China e Zâmbia têm seus caminhos cruzados neste sábado, 24 de julho. A partida faz parte da segunda rodada da fase de grupos da competição. Será realizada no Miyagi Stadium, em Miyagi. O início do confronto está agendado para 5h (horário de Brasília). As seleções fazem parte da chave F, que tem também Brasil e Holanda.
Como funciona o torneio de futebol feminino em Tóquio 2020
O torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 é composto por 12 seleções. Na primeira fase, elas foram divididas em três chaves. Cada uma com quatro equipes. Vão se enfrentar em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras colocadas avançam para o estágio seguinte. Também avançam as duas melhores terceiras colocadas completando, assim, o emparelhamento das quartas de final. Assim, em jogos únicos e eliminatórios, serão definidos os medalhistas.
O desempenho recente da China
Se a estratégia chinesa era se postar na defesa e explorar os contra-ataques no duelo de quarta-feira, 21 de julho, contra a seleção brasileira, ela demorou apenas nove minutos para cair por terra. Foi o tempo necessário para que Marta furasse o bloqueio defensivo montado e colocasse a bola na rede pela primeira vez. Aos 22 minutos, Debinha marcou o segundo tento da equipe canarinho abrindo o caminho para goleada de 5 a 0.
Na segunda fase, a vantagem foi ampliada com o segundo gol de Marta, aos 29 minutos. Andressa, em cobrança de pênalti, fez o quarto tento aos 35 minutos. A conta foi fechada por Beatriz, após receber assistência de Debinha, aos 44 minutos. O Brasil, que contou com a posse da pelota por 58% do tempo, desenvolveu 18 oportunidades para finalização. Mandou metade delas no alvo.
As chinesas até tentaram reagir. Dispararam oito arremates, sendo três deles na direção certa. O time utilizou uma formação com duas linhas de quatro (defensoras e meio-campistas) e duas atacantes. Houve uma mudança tática ainda no primeiro tempo. A meia Yan Wang deixou o campo aos 32 minutos. Foi substituída pela atacante Wurigumula, o que indica que a China pode iniciar o duelo deste sábado utilizando uma formação em 4-3-3 na busca de manter as chances de classificação para as quartas de final.
Provável escalação da China
China na temporada atual
A forma atual de Zâmbia
Se o estrago defensivo foi grande na China, na seleção da Zâmbia foi dobrado. A equipe africana viu sua rede ser balançada uma dezena de vezes em sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Diante da Holanda, vice-campeã do Mundo na França, em 2019, ao menos conseguiu fazer uns golzinhos. Porém, no saldo, a surra acabou sendo maior. Apanhou por 10 a 3 na quarta-feira, 21 de julho.
Vivianne Miedema marcou para as europeias aos nove minutos do primeiro tempo. Cinco minutos depois, Lieke Martens fez o segundo. Mais um minuto, novo gol de Miedema. aos 19 minutos, Barbra Banda fez o primeiro de Zâmbia. Aos 29 minutos, Miedema voltou a marcar. Martens fez seu segundo tento aos 38 minutos. Shanice van de Sanden, aos 44 minutos, fechou a conta no primeiro tempo em 6 a 1. Na fase final, Miedema fez seu quarto tento no jogo aos 14 minutos. O oitavo gol holandês foi de Jill Roord, aos 19 minutos. Aos 30 minutos, foi a vez de Lineth Beerensteyn. Cinco minuto depois, Victória Pelova completou a dezena.
Diante do relaxamento das holandesas, Banda marcou mais duas vezes. Balançou a rede aos 37 e 38 minutos transformando a partida no jogo com maior número de gols em um torneio de futebol feminino na história olímpica. A equipe de Zâmbia utilizou como formação tática um sistema com quatro defensoras, duas meias de contenção, três meias de armação e uma atacante.
Provável escalação de Zâmbia
Zâmbia na temporada atual
Prognóstico e palpite final para China x Zâmbia:
A fragilidade defensiva mostrada por Zâmbia faz com que o prognóstico no sucesso da China seja o palpite indicado para o confronto deste sábado pela segunda rodada da fase de grupos do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Prognóstico e palpite final para China x Zâmbia: