As informações e o palpite para Cluj x Young Boys
Buscando manter vivo o sonho de alcançar um lugar na fase de grupos da Champions League em sua temporada 2021/2022, Cluj, da Romênia, e Young Boys, da Suíça, têm seus caminhos cruzados nesta terça-feira, 3 de agosto. O encontro é parte da agenda da rodada de ida da terceira etapa da seletiva que vai indicar os últimos classificados para a Liga dos Campeões. O palco do confronto será o estádio Constantin Rădulescu, em Cluj. O início está previsto para 15h (horário de Brasília). O jogo de retorno, em solo suíço, está agendado para 10 de agosto.
Como funciona a Champions League 2021/2022
Ajax (Holanda), Atalanta (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Besiktas (Turquia), Chelsea (Inglaterra), Brugge (Bélgica), Borussia Dortmund (Alemanha), Dynamo Kiev (Ucrânia), Internazionale (Itália), Juventus (Itália), Leipzig (Alemanha), Liverpool (Inglaterra), Lille (França), Manchester City (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Milan (Itália), Paris Saint-Germain (França), Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Sevilha (Espanha), Sporting (Portugal), Villarreal (Espanha), Wolfsburg (Alemanha) e Zenit (Rússia) já estão classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Restam 12 vagas em aberto. Seus ocupantes serão definidos através das eliminatórias.
Elas são compostas por quatro etapas. Nas três primeiras, os clubes foram divididos em dois caminhos. Um recebeu o nome de ‘rota dos campeões’. Como diz o nome, recebe apenas times que foram vencedores das ligas nacionais. Porém, em ambas as estradas, a luta pela sobrevivência é igual. São dois jogos, no sistema de ida e volta. Avança quem acumular o maior número de pontos. Em caso de igualdade, o saldo de gols é o único critério de desempate. Assim, em caso de igualdade, ao final do segundo jogo será realizada prorrogação de 30 minutos. Persistindo o empate, as cobranças de pênalti serão utilizadas como recurso para definir a batalha.
O ranking de cada país na Uefa, entidade que organiza a Champions League, define o momento em que o clube entra na disputa. As eliminatórias estão em sua segunda fase. Para a terceira, já estão pré-classificados Benfica (Portugal), Genk (Bélgica), Monaco (França), Rangers (Escócia), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Slavia Praga (República Checa) e Spartak Moscou (Rússia). Nos playoffs, a última fase da disputa, já têm lugar garantido Brondby (Dinamarca) e Salzburg (Áustria). Os eliminados não ficam de mãos abanando. Ainda ganham a chance de tentar uma vaga na Europa League.
O desempenho recente do Cluj
Vencedor das últimas quatro edições do Campeonato Romeno, o Cluj falhou nas três tentativas anteriores de conquistar um lugar na fase de grupos da Champions League. Dessa vez, escapou por muito pouco de ter sua caminhada interrompida ainda no estágio inicial. Até se impôs no jogo de ida contra o Borac Banja Luka, da Bósnia e Hezergovina. Marcou 3 a 1. Porém, no campo do rival, levou 2 a 0. Precisou de um tento de Chipciu aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação para vencer por 1 a 0 e conseguir sobreviver.
Na segunda fase, não houve drama diante do modesto Lincoln, de Gibraltar. O Cluj marcou 2 a 1 já na partida em solo adversário, de virada, mesmo sem ter feito uma grande partida. Depois, atuando em casa, completou o serviço. Fez 2 a 0. Melhorou a qualidade do futebol exibido. Contando com a posse de bola por 57% do tempo, criou quase o dobro de oportunidades para arremate (13 a 7), embora não tenha conseguido manter a mesma proporção nos tiros certos, quesito em que houve igualdade (seis para cada lado). Abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo com Cestor. Fez o segundo aos 13 minutos da fase final através de Sigurjonsson.
No sábado, 31 de julho, atingiu uma série de cinco vitórias ao superar o Chindia Targoviste por 1 a 0. O encontro fez parte da programação da edição 2021/2022 da Liga 1. Tento de Alibec aos sete minutos do segundo tempo em confronto que não precisou fazer muita força. Foram nove arremates criados, sendo quatro deles no alvo. Chegou, dessa maneira, aos nove pontos possíveis. É o único time a manter o aproveitamento de 100% após três jornadas. Tem dois de vantagem na comparação com Rapid Bucuresti e Botosani, seus perseguidores mais próximos.
Provável escalação do Cluj
Cluj na temporada atual
A forma atual do Young Boys
O Young Boys também ganhou as quatro últimas edições do Campeonato Suíço e assim como seu adversário desta terça-feira falhou nas tentativas que fez de chegar ao estágio de grupos da Champions League. O sucesso local, porém, fez com que o técnico Gerardo Seoane chamasse a atenção do Bayer Leverkusen, que o contratou. Assim, o clube ganhou em sua nova tentativa de alcançar sucesso na Liga dos Campeões a direção do alemão David Wagner, que na temporada passada naufragou no comando do Schalke, rebaixado para Segunda Divisão na Bundesliga.
O clube teve o privilégio de fazer sua estreia no processo seletivo já na segunda etapa. Ficou no empate sem gols diante do Slovan Bratislava, da Eslováquia, no confronto de ida. Mas conseguiu fazer valer o mando de campo na segunda partida. Venceu por 3 a 2 em confronto que o placar acabou não retratando com exatidão o amplo domínio que teve no duelo. Fez 21 disparos, sendo oito no alvo. Poderia ter construído uma vantagem bem mais confortável.
No sábado, 31 de julho, em casa, o Young Boys ficou no empate sem gols diante do Grasshoppers em duelo pela segunda rodada da versão 2021/2022 do Campeonato Suíço. Novamente foi muito superior ao rival, mas não conseguiu transformar o domínio em bola na rede. Contando com a posse da pelota por 63% do tempo, criou 33 oportunidades para arremate. Mandou nove das finalizaçõesn o alvo, mas parou no goleiro André Moreira. Os visitantes não acertaram sua meta uma vez sequer ao longo do duelo. Com quatro pontos (uma vitória e um empate), o Young Boys está na terceira posição da Superliga. Dois a menos que Basel e Zurich, que compartilham a liderança.
Provável escalação do Young Boys
Young Boys na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Cluj x Young Boys:
Embora venha tendo dificuldades para colocar a bola na rede, o Young Boys tem mostrado qualidade em suas atuações. Por isso, o prognóstico em sua vitória diante do Cluj é o palpite indicado para a partida desta terça-feira pela rodada de ida da terceira fase das eliminatórias que vão decidir os últimos classificados para versão 2021/2022 da Champions League.
Prognóstico e palpite final para Cluj x Young Boys: