As informações e o palpite para Colômbia x Argentina
Mesmo mergulhada em uma grave crise política, a Colômbia recebe a Argentina nesta terça-feira, 8 de junho, em confronto pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022. O encontro terá como cenário o estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla. O encontro tem início previsto para 20h (horário de Brasília).
Como funcionam as Eliminatórias Sul-Americanas
Com dez seleções participantes, as eliminatórias sul-americanas são disputadas em sistema de pontos corridos com turno e returno. Ao final de 18 rodadas, os quatro primeiros colocados terão vaga garantida na Copa do Mundo do Qatar de 2022. O quinto colocado ainda terá chance de chegar lá. Porém, para isso, terá que disputar a repescagem contra o campeão das eliminatórias da Oceania. Serão duas partidas (ida e volta).
O desempenho recente da Colômbia
A Colômbia abriu mão de sediar a Copa América devido à onda de protesto que há aproximadamente um mês abala o país. Ela foi iniciada após o governo anunciar sua proposta de reforma tributária. Os manifestantes foram reprimidos de forma violenta pelas forças policiais. Essa reação deixou dezenas de mortos, feridos e desaparecidos. Além do torneio de seleções, vários jogos dos clubes do país pela Copa Libertadores da América e também pela Copa Sul-Americana tiveram que ser remanejados para outros países.
Mesmo assim, o duelo pela oitava jornada das Eliminatórias Sul-Americanas foi mantido no país. Se a situação está tensa no país, ao menos dentro das quatro linhas foi acalmada com a vitória, por 3 a 0, em cima do Peru, em Lima, na quinta-feira, 3 de junho, na estreia do técnico Reinaldo Rueda no comando da seleção. Ele entrou na vaga aberta com a demissão do português Carlos Queiróz. Seu antecessor não resistiu às derrotas para Uruguai (3 a 1) e Equador (6 a 1) na última jornada dupla do torneio, em novembro de 2020.
Apesar do resultado significativo, a atuação dos colombianos não foi espetacular. Criaram menos chances de finalização do que os donos da casa (11 a 12), porém, foram mais eficientes no quesito arremate certo (4 a 2). Abriram o marcador aos 40 minutos da primeira fase em tento assinalado pelo zagueiro Mina e passaram contar com vantagem numérica desde os 45 minutos com a expulsão de Trauco. No segundo tempo, com um a mais, marcaram o segundo logo aos quatro minutos com Uribe. Seis minutos depois, Luis Dias marcou o terceiro. Aos 14 minutos, Munoz acabou sendo expulso deixando, assim, também os colombianos com dez.
Com sete pontos (duas vitórias, um empate e duas derrotas), a Colômbia está na sexta posição da tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022. É o primeiro posto fora da região que rende vagas para o Mundial. Tem, no entanto, a mesma pontuação de Paraguai (quarto colocado) e Uruguai (quinto), que levam vantagem no saldo de gols, primeiro critério de desempate. Os atletas convocados por Rueda para a rodada dupla foram:
- Goleiros: David Ospina (Napoli-ITA), Aldair Quintana (Atlético Nacional) e Camilo Vargas (Atlas FC-MEX);
- Defensores: Carlos Cuesta (KRC Genk-BEL), Daniel Muñoz (KRC Genk-BEL), Davinson Sánchez (Tottenham-ING), Óscar Murillo (Pachuca-MEX), Stefan Medina (Monterrey-MEX), William Tesillo (León-MEX), Yerry Mina (Everton-ING);
- Meias: Baldomero Perlaza ( Atlético Nacional), Gustavo Cuéllar (Al Hilal), Jéfferson Lerma (Bournemouth-ING), Juan Fernando Quintero (Shenzen-CHI), Matheus Uribe (Porto-POR), Sebastián Pérez (Boavista-POR), Wílmar Barrios (Zenit-RUS), Yairo Moreno (León-MEX) e Juan Guillermo Cuadrado (Juventus-ITA);
- Atacantes: Alfredo Morelos (Rangers-ESC), Duván Zapata (Atalanta-ITA), Luis Diaz (Porto-POR), Luis Muriel (Atalanta-ITA), Miguel Borja (Junior-COL) e Rafael Santos Borré (River Plate-ARG),
Provável escalação da Colômbia
Colômbia na temporada atual
A forma atual da Argentina
Apesar de atuar em casa, a Argentina não passou de um empate, por 1 a 1, com o Chile, no encontro de quinta-feira, 3 de junho, pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022. Saiu na frente com tento assinalado por Messi, em cobrança de pênalti, aos 23 minutos da etapa inicial. Os chilenos não demoraram para reagir. Alcançaram o empate aos 36 minutos. Gol de Aléxis Sanchez.
Os donos da casa, no entanto, fizeram uma partida superior. Contando com a posse de bola por 54% do tempo, criaram mais do que o dobro de oportunidades (16 a 7) de finalização. A proporção foi muito maior nos arremates acertados (7 a 1). No entanto, o goleiro Claudio Bravo conseguiu segurar a igualdade. Com 11 pontos (três vitórias e dois empates), a Argentina está na vice-liderança das Eliminatórias Sul-Americanas, quatro pontos abaixo da seleção brasileira, que está no topo da tabela de classificação da disputa.
Os atletas chamados pelo técnico Lionel Scaloni para os confrontos da rodada dupla de junho foram:
- Goleiros: Agustín Marchesín, Emiliano Martínez, Franco Armani e Juan Musso.
- Defensores: Marcos Acuña, Gonzalo Montiel, Juan Foyth, Lisandro Martínez, Lucas Martínez Quarta, Nahuel Molina Lucero, Cristian Romero, Nicolás Otamendi, José Luis Palomino, Germán Pezzella e Nicolás Tagliafico.
- Meio-campistas: Rodrigo De Paul, Ángel Di María, Nicolás Domínguez, Alejandro “Papu” Gómez, Nicolás González, Giovani Lo Celso, Guido Rodríguez, Lucas Ocampos, Exequiel Palacios e Leandro Paredes.
- Atacantes: Sergio Agüero, Lucas Alario, Emiliano Buendía, Ángel Correa, Joaquín Correa, Julián Álvarez, Lautaro Martínez e Lionel Messi.
Provável escalação da Argentina
Argentina na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Colômbia x Argentina:
Colômbia e Argentina têm claramente priorizado o setor defensivo. Assim, o prognóstico na igualdade parece ser a opção mais adequada de palpite para o confronto desta terça-feira pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022.
Prognóstico e palpite final para Colômbia x Argentina: