Em reta final de preparação para a estreia nas eliminatórias sul-americanas visando a Copa do Mundo de 2026, a Colômbia escolheu a equipe do Iraque como sparring em amistoso que será realizado nesta sexta-feira, 16 de junho. O teste terá como cenário o estádio Mestalla, em Valência, na Espanha. O pontapé inicial está marcado para 16h (horário da Brasília).
O desempenho recente da Colômbia
Depois de ter visto a vaga no Mundial de 2022, no Catar, escapar de suas mãos, a seleção colombiana dispensou o técnico Reinaldo Rueda, e escolheu Néstor Lorenzo para colocar o time na Copa do Mundo de 2026. Dessa vez, a tarefa é mais fácil. Em vez de quatro vagas diretas destinada ao continente, serão seis os times classificados para o torneio que terá como sede Estados Unidos, México e Canadá. Isso, naturalmente, além da possibilidade de um sétimo posto que pode ser conquistado na repescagem.
Dessa maneira, com dez participantes, as eliminatórias sul-americanas fazem com que seja mais difícil ser desclassificado que garantir um lugar no próximo Mundial. De quebra, os colombianos dão indicações de que estão fazendo sua tarefa na caminhada. Desde o enceramento do torneio que definiu os classificados da América do Sul para a Copa do Catar, já disputaram sete amistosos. Ganharam cinco e empataram dois. Como também venceram os dois últimos jogos das eliminatórias, estabeleceram uma sequência invicta de nove partidas.
No período reservado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) para confronto entre seleções, vão encarar, além do Iraque, a Alemanha no próximo dia 20. Depois, em setembro, começarão a batalha na nova edição das eliminatórias sul-americanas. Os atletas convocados para os amistosos de junho foram:
Goleiros: Álvaro Montero (Millonarios), Camilo Vargas (Atlas, México) e Kevin Mier (Atlético Nacional);
Defensores: Andrés Salazar (Atlético Nacional), Dávinson Sánchez (Tottenham, Inglaterra), Daniel Muñoz (Genk, Bélgica), Deiver Machado (Lens, França), Jhon Lucumí (Bologna, Itália), Juan David Mosquera (Portland Timbers, Estados Unidos), Yerry Mina (Everton, Inglaterra), Yerson Mosquera (Cincinnati FC, Estados Unidos);
Meias: Jefferson Lerma (Bournemouth, Inglaterra), Juan Guillermo Cuadrado (Juventus, Itália), Jorge Carrascal (CSKA Moscou, Rússia), Kevin Castaño (Águilas Doradas), Matheus Uribe (Porto, Portugal), Wilmar Barrios (Zenit, Rússia), Yaser Asprilla (Watford, Inglaterra);
Atacantes: Diego Valoyes (Talleres, Argentina), Jhon Arias (Fluminense), Luis Díaz (Liverpool, Inglaterra), Mateo Casierra (Zenit, Rússia), Óscar Cortés (Millonarios), Rafael Santos Borré (Eintracht Frankfurt, Alemanha).
Colômbia na temporada atual
A forma atual do Iraque
O Iraque também tem em sua agenda em setembro o começo das eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2026. O sonho de alcançar um lugar no Mundial ficou mais próximo de se tornar realidade com o aumento do número de participantes de 32 para 48, o que ampliou o número de vagas destinadas aos asiáticos. Os iraquianos, entretanto, ainda necessitam de um salto de qualidade técnica para chegar lá.
Mostraram avanços no começo do ano ao levarem o título da vigésima quinta edição da Copa do Golfo. Sediaram a competição e derrotaram, em 19 de janeiro, a equipe de Omã na decisão. Após empate, por 1 a 1, no tempo regulamentar, a equipe do Iraque fez 2 a 1 na prorrogação. Entretanto, o torneio acabou sendo esvaziado pela proximidade com a Copa do Mundo do Catar, que foi realizada no final de 2022. Isso fez com que as seleções que disputaram o Mundial não levassem seus times principais para a disputa.
Em março, a equipe do Iraque fez um amistoso contra a Rússia, que seque banida das competições devido à invasão ao território ucraniano. Foi derrotada por 2 a 0. Em junho, terá no duelo com os colombianos seu único teste. Os jogadores convocados foram:
Goleiros: Jalal Hassan (Al Zawraa), Ahmed Basil (Al Shorta), Fahad Talib (Al Jawiya);
Defensores: Ahmed Yahia (Al Shorta), Ali Faez (Al Talaba), Mustafa Nahdim (Al Shorta), Manaf Younes (Al Shorta), Saad Natiq (Abha, Arábia Saudita), Frans Putros (Port, Tailândia), Allan Mohideen (Utsikten, Suécia), Merchas Doski (Slovacko, República Checa), Human Tariq (Muaither, Catar), Sherko Karim (Erbil), Alai Ghasem (Goteborg, Suécia);
Meias: Amir al Amari (Halmstads, Suécia), Osama Rashid (Vizela, Portugal), Kevin Yakob (Aarhus, Dinamarca), Amjad Atwan, Ibrahim Bayesh (Al Jawiya), Zidane Iqbal (Manchester United, Inglaterra), Bashar Rasan (Qatar SC, Catar), Hassan Karim (Al Zawraa), Hussein Ali (CS Sfaxien, Tunísia), Andre Alsanati (Sirius, Suécia);
Atacantes: Pashang Abdulla (Sodra, Suécia), Mohanad Ali (Al Sailiya, Catar), Aymen Hussein.
Iraque na temporada atual
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Colômbia x Iraque
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
A transmissão de Colômbia x Iraque
Não há previsão de transmissão da partida para o Brasil. Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.
Escalação para Colômbia x Iraque
Suspensos e lesionados para Colômbia x Iraque
Luis Sinisterra Lesões musculares Dúvida |
Jefferson Lerma Lesão no tendão Dúvida |
Juan Cabal Lesão dos ligamentos cruzados Fora da temporada |
Não há jogadores lesionados e suspensos. |
Probabilidades de resultado para Colômbia x Iraque
O palpite Colômbia x Iraque do SDA
Diante de uma seleção do Iraque que dá sinais de melhoras, porém, ainda é muito inferior tecnicamente, a Colômbia tem o prognóstico na vitória como palpite indicado para o encontro amistoso desta sexta-feira.
Palpite Colômbia x Iraque