[toc]
O Uruguai fecha nesta terça-feira, 28 de março, sua excursão pela Ásia. Fez diante da Coreia do Sul seu segundo amistoso no primeiro período que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) reservou para confrontos envolvendo seleções depois da Copa do Mundo do Catar. A partida será realizada no Seoul World Cup Stadium, em Seul. O início está marcado para 8h (horário de Brasília).
O desempenho recente da Coreia do Sul
Será o segundo adversário sul-americano no início do ciclo de preparação da Coreia do Sul visando a Copa do Mundo de 2026. A federação local optou por não renovar o contrato do técnico português Paulo Bento ao final da Copa do Catar de 2022 quando a seleção foi eliminada ainda na fase de grupos. O alemão Jurgen Klinsmann foi colocado na vaga.
Na sexta-feira, 24 de março, também atuando em casa, a estreia no novo técnico foi com o empate, por 2 a 2, diante da Colômbia. Os sul-coreanos foram melhores no encontro. Tiveram a bola por 53% do tempo, desenvolveram maior número de oportunidades para disparo (9 a 8) e lideraram o índice e tiros no alvo (4 a 2). Na etapa inicial, abriram vantagem de dois tentos.
Son, aos dez e 47 minutos, fez a rede balançar. Na fase final, contudo, os colombianos reagiram com tentos de Rodriguez logo no primeiro minuto e Carrascal, aos quatro minutos, igualando, o marcador. Klinsmann convocou os seguintes jogadores para os dois primeiros amistosos sob seu comando:
Goleiros: Kim Seung-gyu (Al Shabab), Song Bum-keun (Shonan Bellmare), Jo Hyeon-woo (Ulsan Hyundai);
Defensores: Kwon Kyungwon (Gamba Osaka), Kim Moon-hwan (Jeonbuk Hyundai), Kim Min-jae (SSC Napoli), Kim Jin-su (Jeonbuk Hyundai), Kim Young-gwon (Ulsan Hyundai), Kim Tae-hwan (Ulsan Hyundai), Lee Ki-je (Suwon Samsung), Cho Yu-min (Daejeon Citizens);
Meias: Kwon Chang-hoon (Gimcheon Sangmu), Na Sang-ho (FC Seoul), Paik Seung-ho (Jeonbuk Hyundai), Son Jun-ho (Shandong Taishan), Son Heung-min (Tottenham Hotspur), Song Min-kyu (Jeonbuk Hyundai), Lee Kang-in (RCD Mallorca), Lee Jae-sung (FSV Mainz), Jung Woo-young (Al Sadd), Jeong Woo-yeong (SC Freiburg), Hwang In-beom (Olympiacos), Hwang Hee-chan (Wolverhampton);
Atacantes: Oh Hyeon-gyu (Celtic FC), Cho Gue-sung (Jeonbuk Hyundai), Hwang Ui-jo (FC Seoul).
Coreia do Sul na temporada atual
A forma atual do Uruguai
O Uruguai ainda não definiu seu novo treinador. Diego Alonso, uma solução de emergência para a Copa do Mundo do Catar de 2022, foi dispensado após a fracassada campanha no último Mundial e os cartolas uruguaios ainda não chegaram um acordo sobre o melhor nome para ocupar o posto. Marcelo Broli foi colocado como interino para os dois amistosos na Ásia, o que os torna praticamente inúteis pensando na Copa de 2026.
As eliminatórias sul-americanas para o Mundial que vai ser disputado nos Estados Unidos, México e Canadá começam em setembro. No entanto, a preocupação com a classificação já não é tão grande. Com a ampliação do número de participantes na copa de 32 para 48, a América do Sul, que tinha quatro vagas diretas e a possibilidade de levar mais um time via repescagem, agora terá a chance de manter seis de seus dez times e ainda conta com a possibilidade de enviar um sétimo representante através da repescagem. Ou seja, é mais difícil ser eliminado do que obter uma vaga.
Diante do Japão, um time que está em processo de formação mais avançado, o Uruguai ficou no empate na sexta-feira, 24 de março. Saiu em vantagem com o tento de Valverde aos 38 minutos do primeiro tempo. Teve a defesa vazada aos 31 minutos do segundo tempo por Nishimura. Tendo ficado com a pelota por 45% do tempo, o Uruguai conseguiu desenvolver maior número de oportunidades para disparo que os donos da casa (10 a 6), contudo, foi inferior na estatística de arremates certos (2 a 3). Os atletas convocados para oa amistosos foram:
Goleiros: Sergio Rochet (Nacional), Santiago Mele (Unión de Santa Fe) e Gastón Olveira (Olimpia);
Defensores: Sebastián Coates (Sporting de Portugal), Santiago Bueno (Girona) Ronald Araujo (Barcelona), Matías Viña (Bournemouth), José Luis Rodríguez (Vasco da Gama), Mathías Olivera (Napoli), Joaquín Piquerez (Palmeiras), Giovanni González (Mallorca);
Meias: Manuel Ugarte (Sporting de Portugal), Matías Vecino (Lazio), Felipe Carballo (Gremio), Federico Valverde (Real Madrid), Facundo Pellistri (Manchester United), Facundo Torres (Orlando City), Agustín Canobbio (Athletico Paranaense), Giorgian De Arrascaeta (Flamengo), Diego Rossi (Fenerbahce);
Atacantes: Darwin Núñez (Liverpool), Maximiliano Gómez (Trabzonspor), Matías Arezo (Peñarol).
Uruguai na temporada atual
Tudo que sabemos sobre os times
Antes de definir seu palpite, leve em consideração as informações sobre as escalações das equipes, os jogadores que não poderão atuar por motivo de suspensão ou lesão, verifique os dados históricos do confrontos e alguns outros itens relevantes. Tão logo eles sejam checados e atualizados, vão aparecer logo abaixo:
Escalação para Coreia do Sul x Uruguai
Suspensos e lesionados para Coreia do Sul x Uruguai
Seung-Gyu Kim Lesão dos ligamentos cruzados Fora da temporada |
Ronald Araujo Lesão no tendão De volta aos treinos |
Matías Viña Lesão no joelho Fora da temporada |
Martin Caceres Lesão no joelho Início de dezembro de 2024 |
Agustín Canobbio Lesões musculares Início de dezembro de 2024 |
Nicolás De La Cruz Lesão na coxa Dúvida |
Giorgian de Arrascaeta Lesões no menisco Fora da temporada |
Probabilidades no 1×2 para Coreia do Sul x Uruguai
Palpite final para Coreia do Sul x Uruguai
A Coreia do Sul ainda dá os primeiros passos com um novo treinador que tem um estilo de atuar muito diferente do antecessor. O Uruguai conta com atletas de maior capacidade de decisão, contudo, claramente não deu importância aos jogos uma vez que segue sem ter definido seu novo técnico. O prognóstico na igualdade é o palpite mais adequado para o amistoso preparatório para o ciclo da Copa do Mundo de 2026. O SDA aponta a coluna do meio como opção para o duelo desta terça-feira.
Prognóstico para Coreia do Sul x Uruguai