As informações e o palpite para Corinthians x Atlético-GO
Com novo comandante, o Corinthians faz neste domingo, 30 de maio, sua estreia na Série A do Campeonato Brasileiro em sua edição 2021. Vai receber na Neo Química Arena, em São Paulo, o Atlético-GO. O encontro, pela jornada inaugural do Brasileirão, tem início marcado para 18h15 (horário de Brasília). Será o primeiro de uma sequência de três partidas entre as equipes. As duas outras serão pela terceira fase da Copa do Brasil cujo primeiro duelo, também em São Paulo, será em 2 de junho, também em São Paulo, e o confronto de retorno, previsto para 9 de junho, será realizado em Goiânia.
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado.
O desempenho recente do Corinthians
Não foi exatamente uma opção. Na realidade, tratou-se de uma falta de opções. O Corinthians, depois de demitir Vagner Mancini, tentou Renato Gaúcho. Recebeu uma negativa do ex-treinador do Grêmio. Busco, então, o uruguaio Diego Aguirre. Sem recursos para pagar alto salário e mesmo oferecer a possibilidade de melhorar a qualidade do elenco, recebeu também um não como resposta. Enfim, encontrou em um ex-jogador, o lateral-esquerdo Sylvinho, a solução para seus problemas. Um técnico principiante, sem qualquer outra oferta de trabalho e que aceitaria uma oferta salarial modesta e sem fazer qualquer exigiência.
Até porque, seu currículo não permite isso. Sylvinho teve somente um trabalho em uma equipe profissional. Ele foi desastroso. Comandou o Lyon, da França, por 11 partidas antes de ser demitido diante dos resultados ruins. No Corinthians, terá a chance de reerguer sua carreira. Porém, tempo para treinar é algo que não contará. Nos próximos 34 dias, a agenda corintiana aponta a necessidade da realização de 11 jogos.
Mesmo diante dessa dificuldade, o novo treinador do alvinegro afirmou que não recorrerá aquela que parecia ter sido a única boa herança deixara por Mancini, a formação tática com três zagueiros, cinco meio-campistas e dois atacantes. Foi com ela que o Corinthians conseguiu casar resultados aceitáveis e bom desempenho. Porém, Sylvinho afirmou ser um adepto de linha de quatro defensores, com quatro meio-campistas e dois atacantes. Assim, acaba dando um passo atrás na preparação de um time que já não estava em estágio dos mais avançados. O meia Otero, liberado para se apresentar para seleção da Venezuela, já fica fora da partida deste domingo. O goleiro Cássio, com dores na perna direita, é dúvida.
Provável escalação do Corinthians
Corinthians na temporada atual
A forma atual do Atlético-GO
O Atlético-GO também terá novidade em seu comando. Eduardo Barroca assume o comando da equipe substituindo a Jorginho, que foi demitido após cerca de dois meses no comando do Dragão. O antecessor, que foi contratado em meio à disputa do Campeonato Goiano, não resistiu à eliminação da equipe nas semifinais do estadual diante do Grêmio Anápolis. O clube foi batido na decisão por pênaltis depois de ter levado 1 a 0 no primeiro jogo e vencido o segundo por 2 a 1.
Desde então, teve comando interino de Eduardo Souza e João Paulo Sanches até terça-feira, 25 de maio, o empate, por 1 a 1, fora de seus domínios, contra o Newell´s Old Boys, na Argentina, que selou sua eliminação na Copa Sul-Americana, O jogo valeu pela última rodada da segunda fase do torneio, o estágio de grupos. Com dez pontos (duas vitórias e quatro empates), o Dragão ficou no segundo posto da chave F, que teve o Libertad, do Paraguai, que somou três pontos a mais, como campeão. Vai para as oitavas de final.
Barroca já treinou o Atlético-GO em 2019. Conduziu o time da Série B para a divisão de elite do Brasileirão, mas não permaneceu no clube para disputar a Série A. O provável time para o confronto deste domingo é Fernando Miguel; Dudu, Nathan Silva, Éder e Natanael; Gabriel Baralhas, Willian Maranhão, Marlon Freitas e João Paulo; Ronald e Zé Roberto.
Provável escalação do Atlético-GO
Atlético-GO na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Corinthians x Atlético-GO:
Os dois times terão estreia de técnicos no duelo deste domingo. O Corinthians, no entanto, dá um passo atrás em seu processo de transição enquanto o Atlético-GO mantém o trabalho realizado. Assim, o prognóstico no sucesso dos visitantes parece ser o palpite mais indicado para o confronto pela primeira rodada do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para Corinthians x Atlético-GO: