As informações e o palpite para Corinthians x Atlético-GO
Três dias depois de terem se enfrentado no Brasileirão, Corinthians e Atlético-GO voltam a ter seus caminhos cruzados. Nesta quarta-feira, 2 de junho, o confronto é parte da rodada de ida do estágio de 16 avos de final da Copa do Brasil temporada 2021. O palco será o mesmo. A disputa terá como sede a Neo Química Arena, em São Paulo. O início está marcado para 21h30 (horário de Brasília). O duelo de retorno foi agendado para 9 de junho.
Como funciona a Copa do Brasil
Com 92 participantes, a versão 2021 da Copa do Brasil apresentou algumas mudanças de regulamento. A mais importante dela foi o encurtamento da vantagem dos clubes que contam com o benefício da estreia tardia. Esse privilégio, dado a Ceará (campeão da Copa do Nordeste 2020), Brasiliense (Campeão da Copa Verde 2020), Atlético-MG, Atlhetico Paranaense, Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Grêmio e Internacional (que conquistaram o direito de disputar a Copa Libertadores da América 2021), Chapecoense (Campeã da Série B 2020) e Palmeiras (Campeão da Copa do Brasil 2020), até o ano passado permitia que começassem a campanha no torneio a partir da quinta fase. Agora, têm que suar mais cedo, já no terceiro estágio.
Depois de jogos eliminatórios nas duas primeiras etapas. A partir da terceira, o torneio adota o formato que vai seguir até a decisão. São realizados jogos de ida e volta. Ao final dos duelos, avança para o estágio seguinte o time que acumular o maior número de pontos. Em caso de empate, o único critério de desempate estabelecido é o saldo de gols. Não sendo suficiente, ao final da segunda partidas a definição será feita através de cobranças de pênalti.
O desempenho recente do Corinthians
O duelo de domingo marcou a estreia do técnico Sylvinho no comando do Corinthians. Ele viu seu time der derrotado por 1 a 0. O resultado não foi compatível com a atuação. O alvinegro teve desempenho até superior no confronto. Contou com a posse de bola por maior parte do tempo (60%), criou mais do que o dobro de chances para arrematar (15 a 7) e no quesito tiro certo a proporção foi ainda maior (6 a 2).
No entanto, o Dragão abriu o marcador aos 45 minutos da etapa inicial através de tento assinalado por Zé Roberto após passe de João Paulo e conseguiu manter a vantagem até o final. O Corinthians teve a melhor oportunidade para igualar aos 18 minutos através de penalidade máxima. No entanto, Mateus Vidal desperdiçou a cobrança. O treinador elogiou a dedicação de seu grupo após o confronto.
Ele optou por uma formação sem um especialista no comando do ataque. O meio-campista Luan foi utilizado como ‘falso nove’. Somente a partir dos 39 minutos recorreu ao centroavante Jô, que entrou justamente na vaga de Luan. Porém, teve pouco tempo para mostrar serviço. O volante Gabriel, que ficou fora da partida devido à lesão muscular, foi liberado e fica à disposição para o confronto desta quarta-feira. O provável time para o encontro é Cássio; Fagner, Gil (João Victor), Raul e Lucas Piton; Gabriel, Cantillo e Luan: Gustavo Mosquito, Jô (Ramiro) e Mateus Vital.
Provável escalação do Corinthians
Corinthians na temporada atual
A forma atual do Atlético-GO
O jogo pela jornada inaugural do Brasileirão contra o Corinthians também marcou a estreia de treinador no Atlético-GO. Eduardo Barroca, que foi o responsável por levar o Dragão da Série B para a divisão de elite do futebol nacional em 2019, voltou ao comando do Dragão. Ele assumiu a vaga aberta com a saída de Jorginho, que entrou em rota de colisão com os cartolas do clube e acabou sendo dispensado após a derrota nas semifinais do Campeonato Goiano para o Grêmio Anápolis.
Barroca não pode usar no domingo e seguirá limitado nesta quarta-feira em relação aos atacantes Janderson e André Luís. Eles foram emprestados pelo Corinthians ao Atlético-GO e o contrato impede que sejam utilizados contra seu time de origem. A lista de baixas é completada por Arthur Gomes e Kozlinski. No entanto, esses dois últimos ficam de fora por questões médicas. Estão em processo de recuperação de lesão.
Ainda que a atuação no duelo pela Série A do Campeonato Brasileiro não tenha sido de gala, o bom resultado conquistado deve fazer com que Barroca repita o time utilizado. Dessa maneira, a escalação para o confronto desta quarta-feira deve ser: Fernando Miguel; Dudu, Nathan Silva, Éder e Igor Cariús; Marlon Freitas, Willian Maranhão e João Paulo; Ronald, Zé Roberto e Natanael.
Provável escalação do Atlético-GO
Atlético-GO na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Corinthians x Atlético-GO:
O Corinthians mostrou mais volume de jogo, mas voltou a esbarrar no setor de criação, que tem sido um grande problema ao longo da temporada. Dessa maneira, o prognóstico na igualdade diante do Atlético-GO acaba sendo a opção de palpite para o duelo desta quarta-feira pela terceira fase, o estágio de 16 avos de final, da Copa do Brasil versão 2021.
Prognóstico e palpite final para Corinthians x Atlético-GO: