As informações e o palpite para Corinthians x Ceará
Defendendo uma invencibilidade de 11 partidas, o Ceará enfrenta o Corinthians neste domingo, 15 de agosto. A partida faz parte da programação da décima sexta rodada da edição 2021 da Série A do Campeonato Brasileiro. O ponto de encontro será a Neo Química Arena, em São Paulo. O início está marcado para 16h (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente do Corinthians
O confronto deve marcar a reestreia do meia Renato Augusto no Corinthians. O atleta, de 33 anos, foi apresentado oficialmente na quarta-feira, 11 de agosto, e mesmo sem atuar desde 10 de dezembro do ano passado, deverá ser relacionado para o banco de reservas no confronto deste domingo sendo acionado no segundo tempo. Renato Augusto estava no Beijing Guoan, da China, e atuou pelo Corinthians entre 2013 e 2015. Atuou em 123 jogos fazendo 15 gols.
É o segundo grande reforço para temporada. O primeiro foi o meia Giuliano, que fez sua estreia no domingo, 8 de agosto, no clássico contra o Santos. Apesar de também estar sem longe de suas melhores condições físicas, uma vez que não atuava há pouco mais de seis meses, foi escalado entre os titulares e ficou até o final no empate sem gols. Teve uma atuação acima das expectativas em um jogo equilibrado. O Corinthians, que teve a posse de bola por 43% do tempo, criou um pouco menos de chances para finalização (9 a 11), mas se igualou no quesito tiro certo (cinco para cada lado).
Com 18 pontos (quatro vitórias, seis empates e cinco derrotas), o Corinthians indiciou a disputa da décima sexta rodada da Série a do Campeonato Brasileiro ocupando a décima segunda posição na tabela de classificação, quando já considerados os critérios de desempate, uma vez que Bahia (décimo colocado) e Internacional (décimo primeiro) apresentavam a mesma pontuação. Como mandante, tem desempenho muito inferior. É o segundo pior no ranking dos donos da casa do Brasileirão. Dos 21 pontos que disputou na condição de coluna um, ganhou cinco (uma vitória, dois empates e quatro derrotas). Fez seis gols e sofreu dez. O provável time para o confronto é Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Gabriel; Gustavo Mosquito, Giuliano, Roni (Cantillo) e Adson; Jô.
Provável escalação do Corinthians
Corinthians na temporada atual
A forma atual do Ceará
O Ceará ampliou para 11 partidas sua sequência invicta no Brasileirão 2021 no domingo, 8 de agosto. Atuando no Castelão, ficou no 0 a 0 com o Atlético-GO. A série foi iniciada em 20 de junho e não apresenta grande qualidade. Tem maior empates (sete) do que vitórias (quatro). No entanto, foi suficiente para deixar a equipe na sétima colocação da Série A do Brasileirão com 23 pontos (cinco vitórias, oito empates e duas derrotas), quando considerados os critérios de desempate, uma vez que o Athletico Paranense, sexto colocado, tem a mesma pontuação.
Diante do Dragão, o Vozão bem que procurou um resultado melhor. Apesar de contar com a posse de bola por menos tempo (41%), criou quase o triplo de chances para finalização (19 a 7). No entanto, não conseguiu manter a mesma proporção no quesito arremate certo. Fez quatro disparos na direção certa contra dois tiros no alvo do Atlético-GO. Como visitante, o Ceará apresenta desempenho bem inferior. Ainda não venceu fora de seus domínios. É o décimo quinto colocaro no ranking desse quesito do Brasileirão. Dos 21 pontos que disputou na condição de coluna dois, conquistou seis (seis empates e uma derrota). Fez quatro gols e sofreu seis.
Para enfrentar o Corinthians, o técnico Guto Ferreira ganhou mais três opções para escalação. Jael e Gabriel Dias, que haviam sido suspensos pela confusão ao final da partida decisiva pela Copa do Nordeste, tiveram o restante de suas penas convertidas em multa. Assim, voltaram a ganhar condições de atuar. Gabriel Lacerda, que não enfrentou o Atlético-GO devido à suspensão, é outro que também pode encarar o time paulista. Agora, quem terá que ficar de fora é o meia Vina, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.
Provável escalação do Ceará
Ceará na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Corinthians x Ceará:
Com maior qualidade no setor de criação, o Corinthians deverá assumir uma postura mais agressiva. Diante de um Ceará mais equilibrado, isso abre a possibilidade para o prognóstico de risco na vitória dos visitantes como palpite para o confronto deste domingo pela décima sexta rodada do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para Corinthians x Ceará: