As informações e o palpite para Costa do Marfim x Arábia Saudita
As seleções da Costa do Marfim e Arábia Saudita abrem nesta quinta-feira, 23 de julho, a disputa do grupo D do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O encontro será realizado no Yokohama Stadium, em Yokohama. A previsão é de que a bola comece a rolar às 5h30 (horário de Brasília). A chave conta ainda com as equipes de Brasil e Alemanha.
Como funciona o torneio de futebol masculino em Tóquio 2020
O torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 é composto por 16 seleções. Na primeira fase, elas foram divididas em quatro chaves. Cada uma com quatro equipes. Vão se enfrentar em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras colocadas avançam para o estágio seguinte. A partir das quartas de final, em jogos únicos e eliminatórios, serão definidos os medalhistas.
O desempenho recente da Costa do Marfim
A Costa do Marfim conta com uma experiência olímpica em seu currículo. Foi em 2008, nos Jogos de Pequim. Foi bem-sucedida em superar o estágio inicial. Depois de uma derrota, por 2 a 1, em sua partida de estreia contra a Argentina, reagiu e venceu os dois confrontos seguintes. Bateu aos sérvios, por 4 a 2, e superou os australianos, por 1 a 0, garantindo o segundo lugar da chave.
No entanto, viu seus sonhos de progredir na tentativa de colocar uma medalha no peito serem interrompidos por um rival africano. Caiu diante da Nigéria nas quartas de final. Levou 2 a 0. Odemwingie abriu o marcador aos 40 minutos da etapa inicial. Os nigerianos completaram o serviço aos 37 minutos da etapa derradeira. Obinna, ao converter cobrança de pênalti, mandou os marfinenses para casa mais cedo.
Na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, A Copa das Nações Africanas para jogadores abaixo de 23 anos foi considerada fundamental para a montagem da base da equipe. Realizada em novembro de 2019, no Egito, ela serviou como torneio classificatório para as Olimpíadas e teve os marfinenses como finalistas. Na primeira fase, a seleção ficou no primeiro posto do grupo B. Acumulou seis pontos (duas vitórias e uma derrota). Nas semifinais, ficou no empate, por 2 a 2, com Gana no tempo regulamentar. Após igualdade sem gols na prorrogação, levou a melhor nas cobranças de pênalti. A briga pelo título foi com os donos da casa. Após igualdade por 1 a 1 no período regulamentar, levou 1 a 0 no tempo extra.
Provável escalação da Costa do Marfim
Costa do Marfim na temporada atual
A forma atual da Arábia Saudita
A Arábia Saudita pode proclamar que tem mais experiência em Jogos Olímpicos. Foram duas participações. Porém, ainda não conseguiu somar sequer um ponto nos torneios. Sua estreia olímpica aconteceu em 1984, em Los Angeles, onde o boicote dos países da Cortina de Ferro acabou facilitando o processo de qualificação. Os sauditas participaram sendo derrotados por Brasil (3 a 1), Marrocos (1 a 0) e Alemanha (6 a 0). Fizeram as malas e voltaram para casa.
A segunda partipação foi em 1996, novamente nos Estados Unidos, mas em Atlanta. Dessa vez, não houve atalho para que os sauditas alcançassem sua classificação. Houve até algum progresso. Nenhuma goleada foi sofrida. Mas o saldo também foi de três derrotas. A Arábia Saudita perdeu para Espanha (1 a 0), Austrália (2 a 1) e França (2 a 1). Assim como em Los Angeles, precisou arrumar as malas mais cedo.
A classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio foi obtida na disputa do Campeonato sub-23 da AFC (entidade que reúne prioritariamente confederações da Ásia ). Na primeira fase, os sauditas ficaram na primeira colocação do grupo B. Somaram sete pontos (duas vitórias e um empate). Nas quartas de final, marcaram 1 a 0 na Tailândia. Nas semifinais, a vítima foi Uzbequistão, que também levou 1 a 0. A decisão foi contra a Coreia do Sul. Após empate sem gols no tempo regulamentar, os sul-coreanos venceram por 1 a 0. O vice-campeonato bastou para que a vaga fosse garantida.
Provável escalação da Arábia Saudita
Arábia Saudita na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Costa do Marfim x Arábia Saudita:
Dona de atletas com maior qualificação técnica, a Costa do Marfim tem o prognóstico em seu sucesso diante da Arábia Saudita o palpite indicado para o confronto desta quinta-feira pela primeira rodada do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Prognóstico e palpite final para Costa do Marfim x Arábia Saudita: