As informações e o palpite para Croácia x República Checa
Derrotada em sua partida de estreia da Euro 2020, a Croácia tenta a reação nesta sexta-feira, 18 de junho, em duelo ante a República Checa. O encontro é parte da programação da fase de grupos do torneio. Será realizado no estádio Hampden Park, em Glasgow, na Escócia. O início está agendado para 13h (horário de Brasília). As seleções fazem parte da chave D, que tem ainda Inglaterra e Escócia.
Como funciona a Euro 2020
A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres.
O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.
A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.
O desempenho recente da Croácia
Vice-campeões do mundo na Rússia 2018, os croatas abriram sua participação na fase final da Euro 2020 diante da Inglaterra. O encontro, que teve como cenário o estádio de Wembley, em Londres, terminou com vitória dos donos da casa, por 1 a 0, no domingo, 13 de junho. O gol foi assinalado por Sterling aos 12 minutos do segundo tempo após receber passe de Philips. Uma das raras oportunidades de finalização em um duelo com muitas trocas de passe e pouca objetividade.
Os ingleses tiveram 389 passes completados em 457 tentativas. Ficaram com a pelota em 52% do tempo. Criaram oito chances para finalização. Além do gol, acertaram a meta croata somente mais uma vez. A Croácia, cujo estilo é justamente o de trabalhar a bola sem pressa, ficou muito próxima disso. Foram 453 passes, sendo 385 certos. Isso também gerou oito oportunidades para arremate. Um deles no alvo.
Foi o segundo jogo seguido dos croatas sem colocar a bola na rede. No último amisto antes da estreia na Eurocopa, a seleção foi batida pela Bélgica, por 1 a 0, em amistoso. No confronto, trocou 584 passes, sendo 523 certos, criou sete finalizações. Três delas no alvo. Para a Euro 2020, chamou os seguintes jogadores:
- Goleiros: Dominik Livakovic (Dinamo Zagreb), Lovre Kalinic (Hajduk Split-CRO) e Simon Sluga (Luton);
- Defensores: Sime Vrsaljko (Atlético de Madrid), Borna Barisic (Rangers), Duje Caleta-Car (Olympique de Marselha), Dejan Lovren (Zenit), Josip Juranovic (Legia Varsóvia), Domagoj Vida (Besiktas), Josko Gvardiol (RB Leipzig), Domagoj Bradaric (Lille) e Mile Skoric (Osijek-CRO);
- Meio-campistas: Mateo Kovacic (Chelsea), Luka Modric (Real Madrid), Marcelo Brozovic (Inter de Milão), Milan Badelj (Genoa), Nikola Vlasic (CSKA Moscou), Mario Pasalic (Atalanta), Ivan Perisic (Inter de Milão), Josip Brekalo (Wolfsburg), Mislav Orsic (Dínamo Zagreb) e Luka Ivanusec (DínamoZagreb);
- Atacantes: Ante Rebic (Milan), Bruno Petkovic (Dínamo Zagreb), Ante Budimir (Osasuna) e Andrej Kramaric (Hoffenheim).
Provável escalação da Croácia
Croácia na temporada atual
A forma atual da República Checa
A República Checa tomou a liderança do grupo D ao derrotar a Escócia, em pleno Hampden Park, por 2 a 0, na segunda-feira, 14 de junho. Resultado fruto de boa capacidade de finalização de seus atletas, uma vez que os donos da casa foram melhores na maior parte do confronto. Os escoceses tiveram o domínio da pelota pela maior parte do tempo (56%) e mostraram saber o que fazer com ela. Criaram quase que o dobro de chances de oportunidades para arremate (19 a 10).
No quesito qualidade, no entanto, a balança pendeu para o outro lado. Os checos acertaram sete de suas finalizações, enquanto a Escócia mandou somente cinco de seus tiros no alvo. Coube ao atacante Patrik Schick, do Bayer Leverkusen (Alemanha), definir o jogo. Ele foi fatal aos 42 minutos do primeiro tempo e aos sete minutos da fase final. Depois, coube ao sistema defensivo trabalhar muito. Bloqueou 11 arremates dos donos da casa.
Um alívio para uma equipe que não conta com seu o goleiro Jiri Pavlenka. O arqueiro do Werder Bremen (Alemanha), sofreu uma lesão nas costas e segue como dúvida para o encontro desta sexta-feira. Os atletas convocados para Euro 2020 foram:
- Goleiros: Tomáš Vaclík (Sevilla-ESP), Jiří Pavlenka (Werder Bremen-ALE), Aleš Mandous (Olomouc)
- Defensores: Jan Bořil (Slavia Praga), Jakub Brabec (Viktoria Plzeň), Vladimír Coufal (West Ham-ING), Ondřej Čelůstka (Sparta Praga), Pavel Kadeřábek (Hoffenheim-ALE), Tomáš Kalas (Bristol City-ING), Aleš Matějů (Brescia-ITA), David Zima (Slavia Praga)
- Meio-campistas: Antonín Barák (Hellas Verona-ITA), Vladimír Darida (Hertha Berlin-ALE), Adam Hložek (Sparta Praga), Tomáš Holeš (Slavia Praga), Jakub Jankto (Sampdoria-ITA), Alex Král (Spartak Moscow-RUS), Lukáš Masopust (Slavia Praga), Jakub Pešek (Slovan Liberec), Tomáš Souček (West Ham-ING), Petr Ševčík (Slavia Praga) e Michal Sadílek (PSV-HOL)
- Atacantes: Michael Krmenčík (Club Brugge-BEL), Tomáš Pekhart (Legia Varsóvia-POL), Patrik Schick (Bayer Leverkusen-ALE), Matěj Vydra (Burnley-ING)
Provável escalação da República Checa
República Checa na temporada atual
Estatísticas de ambas seleções
Prognóstico e palpite final para Croácia x República Checa:
Com potencial para atuar em nível mais elevado, a Croácia tem o prognóstico em seu sucesso diante da República Checa o palpite indicado para o duelo desta sexta-feira pela segunda rodada da fase de grupos da Euro 2020.
Prognóstico e palpite final para Croácia x República Checa: