As informações e o palpite para Cuiabá x Atlético-GO
Cuiabá e Atlético-GO entram em campo nesta quarta-feira, 21 de julho, para colocar o ponto final na terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O encontro, que estava previsto para primeira quinzena de junho, foi adiado por ter sido a Arena Pantanal, em Cuiabá, ter sido cedida na época para realização da Copa América. Com o estádio liberado e os times com a data livre na agenda, o duelo finalmente pode ser realizado no processo de colocar a agenda do Brasileirão em dia. O pontapé inicial está agendado para 19h (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado. Os quatro últimos são rebaixados para Segunda Divisão (Série B).
O desempenho recente do Cuiabá
Nesse período de mais de um mês, o Cuiabá sofreu mudanças mais significativas. Na época em que o confronto estava inicialmente marcado, o clube havia recém demitido o técnico Alberto Valentin, que caiu logo na primeira rodada do Brasileirão 2021 após o empate, em casa, por 2 a 2, com o Juventude, e o auxiliar Luiz Fernando Iubel estava no cargo. Os cartolas levaram mais de um mês para escolher Jorginho como substituto.
Também demorada foi a conquista da primeira vitória do clube em sua temporada de estreia na divisão de elite do futebol nacional. Ela só foi acontecer no domingo, 18 de julho, diante da Chapecoense, na Arena Condá, em confronto pela décima segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Cuiabá ficou por duas vezes em desvantagem no marcado. Reagiu e conseguiu marcar o terceiro tento aos 43 minutos da etapa final.
Com isso, chegou aos nove pontos (uma vitória, seis empates e três derrotas). Com dois jogos atrasados, ocupa a décima oitava – antepenúltima – posição na tabela de classificação do Brasileirão, ainda na zona de rebaixameto. Está um ponto abaixo do Sport, décimo sexto colocado e primeiro fora da região da degola. Como mandante, o desempenho é inferior. O Cuiabá é o segundo pior no ranking dos donos da casa da Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 12 pontos que disputou como coluna um, conquistou dois (duas vitórias e dois empates). Fez quatro gols e sofreu sete.
O volante Pepê, que cumpriu suspensão no jogo contra a Chape, volta a ter condições de atuar. Rafael Gava, que também não jogou na jornada anterior devido à indisposição intestinal, também deverá ficar à disposição de Jorginho. Já o volante Camilo, que se recupera de entorse no tornozelo direito, deve seguir de fora.
Provável escalação do Cuiabá
Cuiabá na temporada atual
A forma atual do Atlético-GO
O Atlético-GO vivia um excelente momento quando o jogo com o Cuiabá foi adiado. O Dragão começou a disputa do Brasileirão de maneira arrasadora superando a Corinthians (1 a 0), na Neo Química Arena, e São Paulo (2 a 0), em casa, além de ter tirado os corintianos da briga na Copa do Brasil. Agora, não passa por uma fase tão boa. No domingo, 18 de julho, em Goiânia, foi atropelado pelo Palmeiras. Apanhou por 3 a 0.
Foi a terceira jornada seguida sem sucesso. Nas anteriores, havia empatado com Sport (1 a 1, em casa) e Juventude (1 a 1, fora). Ao ficar estacionado nos 15 pontos (quatro vitórias, três empates e quatro derrotas), caiu para décima primeira posição na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. Está na zona que rende o direito de participar da próxima edição da Copa Sul-Americana, o que já aconteceu neste ano. Porém, o Atlético-GO já foi eliminado do torneio internacional.
Como visitante, o desempenho do clube goiano é ligeiramente melhor. É o décimo colocado no ranking desse quesito do Brasileirão. Dos 15 pontos que disputou na condição de coluna dois, ganhou sete (duas vitórias, um empate e duas derrotas). Fez cinco gols e teve sua defesa vazada em sete ocasiões. O atacante Zé Roberto, que recebeu o terceiro cartão amarelo no duelo contra o Palmeiras, cumpre suspensão no jogo desta quarta-feira. O meia João Paulo, ainda em processo de recuperação de lesão, é outra baixa para partida.
Provável escalação do Atlético-GO
Atlético-GO na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Cuiabá x Atlético-GO:
O Cuiabá tem dado sinais de melhora nos últimos jogos, mas terá pela frente um Atlético-GO que, apesar das oscilações, mostra um bom potencial. Assim, o prognóstico na igualdade parece ser a opção mais adequada de palpite para o confronto desta quarta-feira pela terceira rodada do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para Cuiabá x Atlético-GO: