As informações e o palpite para Cuiabá x Juventude
Dois recém-chegados à Série A serão os encarregados de dar a largada na versão 2021 do Campeonato Brasileiro. Cuiabá e Juventude fazem neste sábado, 29 de maio, a partida que abre a programação da primeira rodada do Brasileirão, pouco mais de três meses após o encerramento da temporada 2020. O ponto de encontro será a Arena Pantanal, em Cuiabá. O pontapé inicial está marcado para 19h (horário de Brasília).
Como funciona a Série A do Brasileirão
A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro adota desde 2003 o mesmo regulamento. Os times disputam partidas de ida e volta. Ao final das 38 rodadas previstas, quem somar mais pontos leva a taça. Os quatro últimos colocados são mandados para a Série B, a Segunda Divisão. Há ainda uma farta distribuição de vagas em competições internacionais.
Só para a Copa Libertadores da América são seis lugares. Os quatro primeiros colocados vão diretamente para o estágio de grupos do torneio. Quem fica no quinto ou sexto postos pode chegar lá, mas tem, antes, que passar pelas eliminatórias. Os clubes que terminam entre a sétima e a décima segunda posição seguem para Copa Sul-Americana, entrando diretamente na segunda fase da competição, o estágio de grupos. O bloco pode até ser estendido. Dependendo dos campeões das atuais edições dos torneios internacionais e da Copa do Brasil, que dá vaga direta na Libertadores, é possível que a zona de classificação para competições continentais chegue até o décimo quinto colocado.
O desempenho recente do Cuiabá
O Cuiabá alcança pela primeira vez em sua história a divisão de elite do futebol nacional. Clube relativamente jovem, fundado no final de 2001, obteve essa façanha antes mesmo de completar 20 anos. Foi subindo degrau a degrau no cenário nacional depois de implantar uma hegemonia em seu estado. No domingo, 23 de maio, ao ficar no empate, por 1 a 1, com o Operário, abocanhou mais uma vez o título do Campeonato Mato-grossense. Foi o segundo jogo das finais. No primeiro, havia marcado 2 a 1.
Foi a oitava conquista nos últimos 11 anos. De quebra, ampliou sua sequência invicta para 17 partidas. Sua última derrota aconteceu ainda na temporada 2020. Foi em 8 de fevereiro quando levou 3 a 0 do Vila Nova na partida de retorno da Copa Verde, que causou sua eliminação do torneio. Desde então, colheu 12 vitórias e cinco empates. Uma dessas igualdades, no entanto, acabou em fracasso. Foi o 0 a 0 ante o 4 de Julho, do Piauí, na segunda fase da Copa do Brasil. Ao cair na decisão por pênaltis, o Cuiabá teve sua trajetória no torneio interrompida.
O clube teve em sua trajetória de acesso na Série B o time montado por Marcelo Chamusca, que abandonou a equipe em meio à disputa para aceitar proposta financeiramente mais vantajosa do Fortaleza. Terminou a bem-sucedida campanha com Alan Aal, mas não renovou o contrato com o treinador. Para sua estreia na Série A, contratou Alberto Valentin, que coleciona uma série de fracassos recentes. Falhou no Vasco, Botafogo e Avaí. Ele poderá utilizar já na abertura do Brasileirão dois atletas que estão há mais de um mês treinando no Cuiabá, mas não puderam jogar no estadual por terem sido contratados após o prazo para inscrições no torneio: o lateral-direito João Lucas e o meia Pepê. O provável time para o duelo com o Juventude é Walter; João Lucas (Lucas Ramon), Marllon, Anderson Conceição e Uendel; Auremir (Camilo), Rafael Gava e Pepê; Clayson, Guilherme Pato (Jonathan Cafú) e Elton.
Provável escalação do Cuiabá
Cuiabá na temporada atual
A forma atual do Juventude
Embora tenha conseguido o acesso a partir da Série B na temporada passada, o Juventude já disputou a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro antes. Porém, isso aconteceu há muito tempo. Sua última participação aconteceu em 2007, quando chegavam ao final seus anos de glória embalados pelos investimentos da Parmalat no Brasil. Era o ‘plano B’ da empresa italiana, que teve o Palmeiras como grande porta de entrada no país antes de sucumbir em um escândalo financeiro na Itália.
O Juventude, que chegou a ter seu controle assumido pela Parmalat, foi vítima dessa derrocada. Foi rebaixado até a Quarta Divisão e teve que passar por um processo de reconstrução. Nas últimas temporadas, ele foi acelerado. Subiu da Série C para B e, então, para A em anos seguidos. Na temporada passada, teve a direção de Pintado, mas, assim como o Cuiabá, apesar do sucesso, optou por não renovar contrato com o treinador e colocou Marquinhos Santos na vaga. Além disso, promoveu uma renovação no elenco.
Ela foi feita durante a disputa do Campeonato Gaúcho, no qual Santos ganhou o prêmio de melhor treinador. O Juventude terminou a primeira fase do torneio na terceira posição. Acumulou 17 pontos (cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas). Foram sete a menos que o Grêmio, líder. Nas semifinais, até deu um susto no Internacional. Marcou 1 a 0 no jogo de ida valendo um lugar na decisão. No entanto, foi eliminado ao levar 4 a 1 no jogo de retorno, em 8 de maio. Desde então, está apenas treinando para estreia do Brasileirão. Porém, na reta final da preparação, ficou seu Marquinhos Santos, que teve que entrar em isolamento social ao ser contaminado por Covid-19.
Provável escalação do Juventude
Juventude na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Cuiabá x Juventude:
Atuando em seus domínios, o Cuiabá tem o prognóstico em seu sucesso diante do Juventude como palpite indicado para o jogo deste sábado pela jornada de abertura do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para Cuiabá x Juventude: