[eloqua_form]
As informações e o palpite para Dinamarca x Bélgica
Sem poder contar com seu principal jogador, o meia Eriksen, que teve uma parada cardíaca no jogo de estreia da Euro 2020, a Dinamarca enfrenta a Bélgica nesta quinta-feira, 17 de junho. O encontro é parte da agenda da segunda rodada do grupo B da Eurocopa. Terá como sede o estádio Parken, em Copenhague, na Dinamarca. O início está previsto para 13h (horário de Brasília).
Como funciona a Euro 2020
A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres.
O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.
A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.
O desempenho recente da Dinamarca
Aos 29 anos, o meio-campista Christian Eriksen, atleta da Internazionale de Milão, chegou a ficar morto por alguns minutos na partida de sábado, 12 de junho, contra a Finlândia, também no estádio Parken, pela jornada inaugural da Euro 2020. Ele desmaiou ao receber uma bola na lateral-esquerda do gramado aos 42 minutos do primeiro tempo. O atendimento médico foi chamado e com massagens cardíacas e choque elétrico foi ressuscitado.
Levado para um hospital e já consciente, foi determinante para que o jogo fosse retomado quase duas horas depois. Seus companheiros, no entanto, apesar de terem mantido taticamente a mesma pressão que vinham exercendo, não mostraram a mesma intensidade que exibiam na busca pela vitória. Criaram 23 oportunidades para finalização, mandaram seis no alvo, mas não conseguiram marcar. A Finlândia na única fez que criou uma chances de arremate fez seu gol. Após cruzamento de Uronen, Pohjanpalo cabeceou e marcou aos 15 minutos da fase final contando com a falha do goleiro Schmeichel. Os dinamarqueses tiveram a melhor oportunidade de empatar aos 29 minutos, mas Hojbjerg desperdiçou a cobrança de pênalti.
Eriksen não deve atuar mais na Euro 2020. No jogo de sábado, Mathias Jensen ocupou sua vaga. Provavelmente será relacionado entre os titulares nesta quinta-feira. Os jogadores convocados para o torneio foram:
- Goleiros: Kasper Schmeichel (Leicester), Frederik Ronnow (Schalke 04), Jonas Lössl (Midtjylland)
- Defensores: Daniel Wass (Valencia), Joakim Maehle (Atalanta), Jens Stryger Larsen (Udinese), Simon Kjaer (Milan), Andreas Christensen (Chelsea), Jannik Vestergaard (Southampton), Joachim Andersen (Fulham), Nicolai Boilesen (FC Copenhagen), Mathias Jorgensen (FC Copenhagen)
- Meias: Christian Eriksen (Inter), Pierre-Emile Højbjerg (Tottenham), Thomas Delaney (Borussia Dortmund), Anders Christiansen (Malmö), Mathias Jensen (Brentford), Christian Norgaard (Brentford)
- Atacantes: Mikkel Damsgaard (Sampdoria), Martin Braithwaite (Barcelona), Yussuf Poulsen (RB Leipzig), Jonas Wind (FC Copenhagen), Kasper Dolberg (Nice), Robert Skov (Hoffenheim), Andreas Cornelius (Parma), Andreas Skov Olsen (Bologna).
Provável escalação da Dinamarca
Dinamarca na temporada atual
A forma atual da Bélgica
Os belgas fizeram uma estreia para o gasto na Euro 2020. Diante de uma Rússia que não parecia crer que podia encarar os favoritos, mesmo jogando em casa, marcou 3 a 0 sem qualquer dificuldade. Teve a posse de bola por 62% do tempo, criou somente nove chances para arremate e acertou o alvo quatro vezes. Não precisou mais do que isso. Logo aos dez minutos do primeiro tempo, Romelu Lukaku colocou a bola na rede pela primeira fez.
Antes do intervalo, Menier, que começou a partida entre os reservas e entrou na vaga do lesionado Castagne, fez o segundo. Na etapa derradeira, Meunier fez aos 43 minutos a assistência para que Lukaku fizesse seu segundo tento na partida e fechasse a conta. O meia Kevin de Bruyne, em processo de recuperação de uma cirurgia para corrigir as fraturas no rosto que sofreu na final da Champions League, já se apresentou à seleção. Porém, não tem previsão de retorno.
Castagne, que sofreu uma lesão no rosto no duelo de sábado, está vetado para o confronto com os dinamarqueses. O zagueiro Jan Vertonghen também saiu do jogo mais cedo, aos 30 minutos do segundo tempo. Sofreu uma contusão no tornozelo. Ainda depende de nova avaliação para saber se poderá atuar nesta quinta-feira. O mais provável é que não seja aproveitado na partida. Os convocados da Bélgica para Eurocopa foram:
- Goleiros: Thibaut Courtois (Real Madrid), Simon Mignolet (Brugge) e Mats Selz (Strasbourg);
- Defensores: Toby Alderweireld (Tottenham), Dedryck Boyata (Hertha Berlin), Jason Denayer (Lyon), Thomas Vermaelen (Vissel Kobe-JAP) e Jan Vertonghen (Benfica);
- Meio-campistas: Timothy Castagne (Leicester), Nacer Chadli (Istanbul Basaksehir), Yannick Carrasco (Atlético de Madrid), Kevin De Bruyne (Manchester City), Leander Dendoncker (Wolverhampton), Thorgan Hazard (Borussia Dortmund), Thomas Meunier (Borussia Dortmund), Dennis Praet (Leicester), Youri Tielemans (Leicester), Hans Vanaken (Brugge) e Axel Witsel (Borussia Dortmund);
- Atacantes: Michy Batshuayi (Crystal Palace), Christian Benteke (Crystal Palace), Jérémy Doku (Rennes), Eden Hazard (Real Madrid), Romelu Lukaku (Inter de Milão), Dries Mertens (Napoli), e Leandro Trossard (Brighton).
Provável escalação do Bélgica
Bélgica na temporada atual
Estatísticas de ambas seleções
Prognóstico e palpite final para Dinamarca x Bélgica:
Mostrando maior potencial e dona de um elenco mais forte tecnicamente, a Bélgica tem o prognóstico em seu sucesso diante da Dinamarca o palpite indicado para o encontro desta quinta-feira pela segunda rodada do grupo B da Euro 2020.
Prognóstico e palpite final para Dinamarca x Bélgica: