[toc]
Palco do espetáculo
O estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, para os mais íntimos, vai receber o clássico entre Atlético-MG e São Paulo neste domingo, 13 de junho. Duelo vale pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2021.
O que está em jogo?
Quantas vezes você já ouviu falar que em campeonato de pontos corridos todo jogo é uma final? Então, pode considerar o duelo deste domingo uma decisão. Afinal, o Galo e o Tricolor do Morumbi são dois candidatos ao título. E essa é novidade: é jogo de seis pontos. Nunca tinha ouvido antes, né?
Ataque x defesa
Ainda tá muito cedo para análises de grande fôlego. Afinal, foram somente dos jogos até agora. Não dá sequer para ver padrões. O Galo, em dois jogos, mostrou, ofensivamente, muito pouco diante do muito que gastou em contratações de jogadores. Contra o Fortaleza, criou somente 13 chances de finalização. Quatro delas na direção certa. Defensivamente, foi um desastre. Permitiu ao time cearense 18 arremates, sendo cinco no alvo. Resultado: apanhou por 2 a 1. No segundo jogo, em que estava muito desfalcado por convocações para as Eliminatórias Sul-Americanas, além de leões, foi ainda pior. Dez chances criadas para arremate. Só uma delas no alvo. Porém, a bastou. Ganhou de 1 a 0 do Sport, em Recife. Pelo menos a defesa teve menos trabalho. O rubro-negro criou oito chances de arremate. Só um no alvo.
O São Paulo tem prometido mais do que mostrado em campo. Contra o Fluminense, no empate sem gols da estreia, no Morumbi, criou só sete chances para tiro. Três no alvo. Ficou bem mais exposto. Teve 11 finalizações contra sua meta, sendo cinco no alvo. Escapou por pouco de ser derrotado. Nenê perdeu um pênalti. Diante do Atlético-GO, em Goiânia, não teve tanta sorte. Levou 2 a 0. Até criou mais. Foram 13 finalizações. Três certas. O Dragão, com nove arremates, contudo, foi mais eficiente. Mandou quatro no alvo.
Mi casa, su casa
O Galo fez um jogo em casa. Perdeu. O São Paulo fez um jogo fora. Perdeu.
Naquele campo tá faltando ele
Daniel Alves. O craque da lateral-direita é certamente a falta mais sentida. Está em recuperação de lesão e desde sua saída o São Paulo viu seu rendimento cair.
Professor Pardal
Cuca tem montado seu time com linha de quatro zagueiros, dois meias de contenção, três de ligação e um atacante de referência. É o 4-2-3-1. Algumas boas atuações. Porém, na grande maioria das vezes, o time deixa a desejar, Hernan Crespo escolheu como tática padrão um sistema com três defensores, cinco mais e dois atacantes. Embora tenha tido resultados recentes ruins, conseguiu mostrar mais qualidade que o Galo em seus melhores momentos.
O desempenho recente do Atlético-MG
Com brilho zero, o Atlético-MG faturou o Campeonato Mineiro. Depois de ser o primeiro colocado na fase de classificação, superou o Tombense nas semifinais e, nos jogos decisivos, levou a taça depois de dois empates sem gol com o América-MG. Fruto da vantagem na fase inicial. Foi melhor na Copa Libertadores da América, na qual garantiu a vaga nas oitavas de final com a melhor campanha entre os 32 participantes. No Brasileirão, os três pontos conquistados nas duas primeiras rodadas, o colocaram na nona posição da tabela de classificação, quando já considerados os critérios de desempate.
Provável escalação do Atlético-MG
Atlético-MG na temporada atual
A forma atual do São Paulo
O São Paulo foi campeão estadual depois de amagar um longo jejum de títulos. Não levantava uma taça desde 2012 até superar o Palmeiras na final do Paulistão 2021. Para isso, deixou de lado até mesmo a disputa da Copa Libertadores da América. Colocou time reserva nas duas últimas rodadas da fase de grupos. Garantiu a vaga nas oitavas de final, mas como segundo colocado de sua chave. Com um ponto conquistado nas duas primeiras rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro, figura na décima quinta posição no torneio.
Provável escalação do São Paulo
São Paulo na temporada atual
Palpite do Follmann para Atlético-MG x São Paulo:
Coletivamente, o São Paulo tem se mostrado melhor. O Atlético-MG, todavia, tem jogadores com maior potencial decisivo. É por isso que o prognóstico na vitória do Galo é o palpite indicado para o clássico deste domingo pela terceira rodada do Brasileirão 2021.
Prognóstico e palpite final para Atlético-MG x São Paulo: