[toc]
No Olho do Furacão
A segunda semifinal da Copa América 2021 será realizada nesta terça-feira, 6 de junho, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. De um lado, a Argentina. De outro, a Colômbia. Pontapé inicial marcado para 22h (horário de Brasília).
Vale o que está escrito
Quem ganhar faz a final no sábado, 10 de julho, no Maracanã. Quem perder, também em Brasília, joga pelo terceiro lugar. Empate leva a decisão para as cobranças de pênalti.
Futebol é bola na rede (ou não)
Depois de fazer apenas um gol em suas três primeiras partidas, a Argentina parece que encontrou o mapa da mina. Marcou quatro na Bolívia e três no Equador. Assim, são dez em cinco jogos. Média de dois por confronto. Nada espetacular, mas um bom índice. Defensivamente vai bem. Dois gols sofridos em cinco duelos. A produção ofensiva colombiana é bem mais modesta. Foram três tentos assinalados em cinco jogos. Quatro sofridos. Saldo negativo.
Desfalques sentidos
O técnico Lionel Scaloni está com a faca e o queijo na mão. Tem todos os seus principais jogadores à disposição. Assim, pode colocar em campo a Argentina do jeito que desejar. Em teoria, Reinaldo Rueda não pode contar para a Copa América com seu meio-campista mais criativo. Deixou de fora da lista Jamez Rodriguez alegando que ele não estava em forma. O atleta, no entanto, contestou o corte. Enfim, parece que o desfalque não é tão sentido assim. Ao menos pelo técnico.
Na prancheta
A Argentina fez uma formação bem agressiva contra o Equador. Foram quatro jogadores na linha defensiva, três meias e três atacantes. Funcionou bem para superar o esperado bloqueio defensivo forte. Como o mesmo é aguardado para o duelo com a Colômbia, é bem provável que a estratégia seja a mesma. Os colombianos devem manter seu padrão tático com duas linhas de quatro, uma na defesa e outra no meio-campo, com dois homens de frente.
O desempenho recente da Argentina
Sem maiores sustos, a Argentina garantiu a primeira posição na fase de grupos da Copa América. Ficou no topo da chave A ao acumular dez pontos (três vitórias e um empate). No sábado, 3 de julho, superou também sem qualquer problema o Equador nas quartas de final. Marcou 3 a 0. Abriu o placa aos 40 minutos da etapa inicial com De Paul. Na segunda etapa, Lautaro Martinez, aos 39 minutos, e Lionel Messi, aos 48 minutos, completaram. Os atletas convocados para Copa América 2021 foram:
Goleiros: Agustín Marchesín (Porto), Emiliano Martínez (Aston Villa), Juan Musso (Udinese) e Franco Armani (River Plate);
Defensores: Nicolás Tagliafico (Ajax), Gonzalo Montiel (River Plate), Germán Pezzella (Fiorentina), Marcos Acuña (Sevilla), Cristian Romero (Atalanta), Lisandro Martínez (Ajax), Nicolas Otamendi (Benfica), Lucas Martínez Quarta (Fiorentina), Nahuel Molina (Udinese);
Meio-campistas: Leandro Paredes (PSG), Rodrigo De Paul (Udinese), Ángel Di María (PSG), Exequiel Palacios (Bayer Leverkusen), Nicolás Dominguez (Bologna), Giovani Lo Celso (Tottenham), Guido Rodríguez (Real Bétis);
Atacantes: Sergio Aguero (Barcelona), Lionel Messi (Barcelona), Nicolás González (Stuttgart), Joaquín Correa (Lazio), Ángel Correa (Atlético de Madrid), Lautaro Martínez (Inter de Milão), Papu Gómez (Sevilla) e Julián Álvarez (River Plate)
Provável escalação da Argentina
Argentina na temporada atual
A forma atual da Colômbia
A Colômbia avançou com bem menos brilho no estágio inicial da Copa América. Com quatro pontos (uma vitória, um empate e duas derrotas), fechou sua participação como terceira colocada do grupo B. Nas quartas de final, ficou no empate sem gols diante do Uruguai também no sábado, 3 de julho. Garantiu sua sobrevivência na disputa pelo título do torneio continental ao levar a melhor nas cobranças de pênaltis. O atletas chamados para o torneio foram:
Goleiros: David Ospina (Napoli), Aldair Quintana (Atlético Nacional) e Camilo Vargas (Atlas);
Defensores: Davinson Sánchez (Tottenham), Yerry Mina (Everton), Stefan Medina (Monterrey), Óscar Murillo (Pachuca), William Tesillo (León), Carlos Cuesta (Genk), Jhon Lucumí (Genk) e Daniel Muñoz (Genk);
Meio-campistas: Juan Cuadrado (Juventus), Wilmar Barrios (Zenit), Edwin Cardona (Boca Juniors), Matheus Uribe (Porto), Gustavo Cuellár (Al-Hilal), Yairo Moreno (Pachuca), Sebastián Pérez (Boavista-POR) e Baldomero Perlaza (Atlético Nacional);
Atacantes: Luis Muriel (Atalanta), Duván Zapata (Atalanta), Luis Díaz (Porto), Miguel Borja (Junior Barranquilla), Rafael Borré (River Plate), Jaminton Campaz (Tolima), Yimmi Chará (Seattle Sounders) e Juan Otero (Santos Laguna).
Provável escalação da Colômbia
Colômbia na temporada atual
Palpite do Jairzinho para Argentina x Colômbia:
Com mais jogadores com capacidade de decisão, a Argentina tem o prognóstico em sua vitória diante da Colômbia o palpite indicado para a segunda semifinal da Copa América 2021.
Prognóstico e palpite final para Argentina x Colômbia: