[toc]
No Olho do Furacão
O estádio que leva o nome de Nilton Santos, também conhecido como Engenhão, no Rio de Janeiro, palco preferencial do Botafogo, será a sede nesta segunda-feira, 5 de julho, da partida semifinal da Copa América 2021 entre Brasil e Peru. A redondinha vai começar a rolar às 20h (horário de Brasília). O confronto repete a final da Copa América de 2019, também disputada no Brasil. Então, a seleção canarinho ficou com a taça.
Vale o que está escrito
Quem levar a melhor vai para a final do torneio, que está marcada para o sábado, 10 de julho, no Maraca. Quem perder, briga na sexta-feira, também no Engenhão, pela medalha de bronze. Em caso de empate no tempo regulamentar, a definição é feita nos pênaltis.
Futebol é bola na rede (ou não)
O Brasil fez o dobro de gols da equipe do Peru na primeira fase da Copa América. Foram dez bolas no fundo da rede. Superioridade não apenas ofensiva, mas também na hora de ‘fechar a casinha’. Os brasileiros só levaram dois gols enquanto os visitantes tiveram a defesa vazada sete vezes. Nas quartas de final,
Desfalques sentidos
Gabriel Jesus foi expulso na partida de quartas de final contra o Chile. Assim, pega um jogo de gancho. Não é bom. Ele é muito importante na movimentação ofensiva, principalmente contra defesas mais fechadas. Porém, não é tanto o caso do Peru. Assim, Gabigol pode dar conta do recado. No lado peruano, a baixa mais sentida é mesmo de Paolo Guerrero, que nem foi inscrito na competição. É o melhor jogador do time e está machucado. Esse não tem substituto à altura. O atacante Andre Carrillo, expulso nas quartas de final, também fica de fora.
Na prancheta
O Brasil entrou no 4-2-3-1 contra o Chile, que, na prática, foi seu primeiro jogo para valer na Copa América 2021. A primeira fase serviu de período de experiências. É bem provável que o técnico Tite mantenha a postura nesta segunda-feira, ainda que o time tenha tido dificuldades, especialmente quando ficou com dez logo no começo do segundo tempo. Mas, mesmo assim deu para garantir a vitória. Os peruanos, que ficaram no empate com Paraguai por 3 a 3 nas quartas de final e venceram nos pênaltis, formaram no 4-1-4-1. Um volante de proteção à defesa e um homem de frente. Ofensivamente, o sistema foi bem. Defensivamente, nem tento.
O desempenho recente do Brasil
A seleção brasileira passeou na primeira fase da Copa América. Garantiu sua classificação como primeira colocada do grupo B antes mesmo da última rodada. No final, pode até se dar ao luxo de poupar jogadores. Acumulou dez pontos (três vitórias e um empate). Nas quartas de final, enfrentou o Chile na sexta-feira, 2 de julho. Venceu por 1 a 0. Gol de Lucas Paquetá no primeiro minuto da etapa final. Os jogadores convocados pelo técnico Tite para Copa América foram:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
Defensores: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Éder Militão (Real Madrid), Renan Lodi (Atlético de Madrid), Léo Ortiz (Red Bull Bragantino) e Emerson (Barcelona);
Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (Lyon), Éverton Ribeiro (Flamengo) e Douglas Luiz (Aston Villa);
Atacantes: Neymar (PSG), Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Richarlison (Everton), Everton (Benfica), Gabigol (Flamengo) e Vinícius Jr. (Real Madrid).
Provável escalação do Brasil
Brasil na temporada atual
A forma atual do Peru
Depois de serem goleados pela seleção brasileira por 4 a 0 na estreia, os peruanos colocaram a casa em ordem e ficaram com o segundo lugar do grupo B na primeira fase da Copa América. Terminaram com sete pontos (duas vitórias, um empate e uma derrota). Nas quartas de final, também na sexta-feira, 2 de julho, fizeram um jogo emocionante contra o Paraguai. Saíram na frente, levaram a virada, ficaram com um a mais (Gustavo Gomez foi expulso), levaram o empate, voltaram a ficar em vantagem e cederam a igualdade por 3 a 3 no final. Avançaram na decisão por pênaltis. Os convocados por Ricardo Gareca para o torneio foram:
Goleiros: Pedro Gallese (Orlando City), Carlos Cáceda (Melgar) e José Carvallo (Universitario);
Defensores: Aldo Corzo (Universitario), Luis Abram (Vélez Sarsfield), Jhilmar Lora (Sporting Cristal), Christian Ramos (César Vallejo), Ánderson Santamaría (Atlas), Alexander Callens (New York City FC), Miguel Araujo (Emmen-HOL), Miguel Trauco (Saint-Étienne), Marcos López (San Jose Earthquakes) e Renzo Garcés (César Vallejo);
Meio-campistas: Martín Tavara (Sporting Cristal), Sergio Peña (Emmen-HOL), Christian Cueva (Al-Fateh-KSA), Wilder Cartagena (Godoy Cruz), Renato Tapia (Celta), André Carrillo (Al-Hilal), Yoshimar Yotún (Cruz Azul), Alexis Arias (Melgar) e Raziel García (Cienciano);
Atacantes: Luis Iberico (Melgar), Álex Valera (Universitario), Gianluca Lapadula (Benevento) e Santiago Ormeño (León).
Provável escalação do Peru
Peru na temporada atual
Palpite do Jairzinho para Brasil x Peru:
Bastante consistente e diante de uma seleção peruana que tem se mostrado frágil defensivamente, o Brasil tem o prognóstico em sua vitória o palpite indicado para o confronto desta segunda-feira nas semifinais da Copa América 2021.
Prognóstico e palpite final para Brasil x Peru: