Caberá ao duelo envolvendo Dustin Poirier e Dan Hooker, pela categoria peso leve concluir a programação de 11 lutas do UFC on ESPN número 12 neste sábado, 27 de junho. O evento promovido pelo UFC (Ultimate Fighting Championship) encerra a temporada de disputas da entidade em sua sede no UFC APEX, em Las Vegas (Nevada, Estados Unidos). A partir de julho, a entidade vai promover seus eventos na ‘Ilha da Luta’, nos Emirados Árabes Unidos.
O card principal tem início marcado para 21h (horário de Brasília). A luta é a última das quatro previstas devendo começar no final da noite. O card preliminar, com sete combates, tem seu início previsto para 18h.
As informações e o palpite para Dustin Poirier x Dan Hooker
A mudança está diretamente relacionada com a falta de opções para os combates, tanto que o card principal que geralmente é composto por cinco lutas sequer pode ser completado. Como lutadores que não moram nos Estados Unidos têm encontrado dificuldades para entrar no país, os organizadores não têm conseguido fechar parcerias para os combates. O card para o evento deste sábado, por exemplo, só foi fechado no início da semana. No evento anterior, houve até o improviso com um duelo envolvendo lutadoras de duas categorias diferentes para que a programação fosse preenchida. O mesmo aconteceu no card preliminar do UFC on ESPN 12.
O desempenho recente de Dustin Poirier
Dustin Glenn Poirier nasceu em Lafayette (Louisiana, Estados Unidos) há 31 anos. Com 1,83 metro de altura, começou nas artes marcais em 2009. Apresentando formação em jiu-jitsu, no qual é faixa preta, começou na categoria leve, se aventurou entre os penas e depois voltou para os leves. Manteve-se em atividade constante. No total, foram 32 combates.
As vitórias foram 25. Dezenove delas aconteceram por via rápida, sendo 12 por nocaute e sete por finalização. As outras seis aconteceram por decisão dos juízes. Foi derrotado em seis oportunidades,sendo dois nocautes, duas submissões e duas lutas definidas por pontos. Um de seus combates foi declarado sem resultado. Isso aconteceu no UFC 211, em maio de 2017, em Dallas (Texas, Estados Unidos), quando seu oponente, Eddie Alvarez, foi desqualificado por aplicar golpes com o joelho considerado ilegais.
Poirier conquistou no UFC 236, em Atlanta (Geórgia, Estados Unidos), em abril do ano passado, o cinturão interino dos leves ao superar, por decisão unânime dos jurados, a Max Holloway. Não conseguiu, todavia, conservá-lo. Na luta que colocava em jogo o título mundial na versão do Ultimate Fighting Championship de maneira definitiva, foi derrotado por Khabib Nurmagomedov por finalização no terceiro assalto no UFC 242 de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) em setembro do ano passado.
A forma atual de Dan Hooker
Daniel Hooker é neozelandês. Nasceu em Auckland há 30 anos. Faixa azul em jiu-jitsu e lutador de kickboxing, também oscilou entre as categorias leve e pena, como seu rival deste sábado. Não é a única característica comum entre eles. O currículo recheado é outra. O lutador da Oceania tem 28 combates em sua carreira nas artes marciais mistas.
Hooker colecionou 20 vitórias. Foram dez nocautes, sete finalizações e três sucessos por decisão dos jurados. Das oito derrotas, cinco tiveram definição por pontos, duas por submissão e uma por nocaute.
A trajetória recente é positiva. Foram sete sucessos nos últimos oito combates, período que marcou seu retorno para categoria leve. Três das vitórias foram contempladas com o prêmio de performance ou luta da noite, incluindo a última delas, no UFC Fight Night de Auckland, em fevereiro deste ano, quando superou por decisão dividida dos juízes a Paul Feder.