Equador e Colômbia se enfrentam nesta terça-feira, 17 de outubro, cumprindo o que determina a tabela de quarta rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2023. O ponto de encontro será o estádio Rodrigo Paz Delgado, o Casa Blanca, em Quito. O jogo tem início marcado para 20h30 (horário de Brasília).
Palpite Equador x Colômbia do SDA
Mercado – empate (resultado final)
Depois de terem começado a disputa com pontuação negativa, os equatorianos, com duas vitórias seguidas nas últimas jornadas, já passaram a integrar a zona de classificação para o próximo Mundial. Isso concede um pouco mais de tranquilidade. Os colombianos permanecem invictos na disputa. O palpite na igualdade é a indicação do SDA no mercado resultado final para o jogo desta terça-feira pela quarta rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026.
Mercado – Abaixo de 2.5 gols: Sim
Muito próximas no quesito qualidade técnica, as seleções de Equador e Colômbia dificilmente adotarão estratégia das mais ousadas para o encontro desta terça-feira. Não há motivos para correr grandes riscos em um processo seletivo que leva seis de seus participantes para o Mundial e ainda abre a porta para que o sétimo dispute a repescagem. Recorrendo ao mercado gols acima/abaixo em seu palpite extra para o jogo pela sétima rodada das eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026, o SDA indica que a partida terá, no máximo, dois gols assinalados.
O retrospecto do Equador
Um gol no apagar das luzes deu ao Equador a vitória diante da Bolívia na quinta-feira, 12 de outubro. Mesmo na altitude de 3,640 metros de La Paz, os donos da casa foram batidos por 2 a 1. O empate talvez refletisse melhor o equilíbrio do jogo. Os bolivianos, que ficaram com a redonda por 52% do tempo, chegaram a desenvolver mais oportunidades para finalização (10 a 8).
No índice de arremates certos, contudo, houve igualdade. Foram três para cada lado. Os visitantes abriram o placar no final do primeiro tempo. Aos 45 minutos, depois de receber passe de Caicedo, Paez empurrou a redonda para o fundo da rede. A Bolívia devolveu a condição de igualdade ao marcador aos 38 minutos da etapa derradeira através de Ramallo.
O empate parecia que iria prevalecer até o final, porém, aos 51 minutos, Rodriguez garantiu a vitória do Equador. Outra vez a assistência foi de Caicedo. Foi a segunda vitória consecutiva dos equatorianos que, na jornada anterior, superaram os uruguaios, em casa, também por 2 a 1. Como começaram a disputa com três pontos negativos, fruto de punição aplicada pela utilização de forma irregular de Byron Castillo nas eliminatórias para a Copa do Catar de 2023, avançaram, dessa forma, para três pontos (duas vitórias e uma derrota) passando a ocupar a sétima posição na tabela de classificação do processo seletivo para o Mundial de 2026. Teriam, nessa situação, o direito de disputar uma vaga no torneio por meio da repescagem.
Equador (resultados dos últimos confrontos)
O retrospecto da Colômbia
A Colômbia encarou o Uruguai na quinta-feira, 12 de outubro. Esteve bem próximo de vencer. Porém, um pênalti cometido pelo goleiro Vargas no final da partida abriu o caminho para o empate. O jogo ficou no 2a 2. Apesar de tardia, a igualdade não foi injusta, uma vez que os uruguaios tiveram até uma leve superioridade ao longo do encontro.
Tendo ficado com a posse da redonda por 48% do tempo, a Celeste desenvolveu maior número de oportunidades para arremate (15 a 14) e também liderou a estatística de finalizações certas (6 a 4). No entanto, foi a Colômbia que abriu o placar. Isso aconteceu aos 35 minutos do primeiro tempo. Obra de James Rodriguez a partir de assistência de John Arias.
Na fase final, os uruguaios deram o troco com Oliveira logo aos dois minutos. A Colômbia voltou a ficar em vantagem aos sete minutos. Dessa vez, James Rodriguez trabalhou como garçom oferecendo a Uribe a chance de marcar o segundo gol dos donos da casa. A derrota do Uruguai foi evitada aos 46 minutos em pênalti executado por Nunez. O lance provocou a expulsão do goleiro Vargas, que cometeu a falta que provocou a penalidade máxima e foi expulso por isso. Assim, suspenso, não poderá atuar diante do Equador. Com cinco pontos (uma vitória e dois empates), a Colômbia ocupa a terceira posição na tabela de classificação das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2026.
Colômbia (resultados dos últimos confrontos)
Tudo que sabemos sobre o jogo entre Equador x Colômbia
Leve em consideração as informações que temos para o confronto, serão atualizados e vão aparecer logo abaixo:
Onde assistir? A transmissão das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de Estados Unidos, México e Canadá em 2026
- TV Aberta: TV Globo.
- TV por assinatura: SporTV e Premier FC.
- Internet/streaming: GloboPlay.
Quer saber mais? Confira os horários das partidas em Jogos de hoje na TV.