As informações e o palpite para Equador x Peru
O encontro envolvendo Equador e Peru abre nesta terça-feira, 8 de junho, a última rodada da jornada dupla da retomada da disputa das Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo do Qatar 2022. O torneio, que ficou paralisado por mais de um ano e teve as jornadas quatro e cinco postergadas, terá até o final da noite realizados todos os duelos da oitava rodada. Equatorianos e peruanos terão seus caminhos cruzados no estádio Rodrigo Paz Delgado, o Casa Blanca, em Quito. O início está marcado para 18h (horário de Brasília).
Como funcionam as Eliminatórias Sul-Americanas
Com dez seleções participantes, as eliminatórias sul-americanas são disputadas em sistema de pontos corridos com turno e returno. Ao final de 18 rodadas, os quatro primeiros colocados terão vaga garantida na Copa do Mundo do Qatar de 2022. O quinto colocado ainda terá chance de chegar lá. Porém, para isso, terá que disputar a repescagem contra o campeão das eliminatórias da Oceania. Serão duas partidas (ida e volta).
O desempenho recente do Equador
A seleção equatoriana, que voltou a trabalhar um pouco mais cedo que a maioria das rivais do continente, uma vez que fez em março, quando houve o adiamento dos jogos da rodada dupla anterior das Eliminatórias Sul-Americanas um amistoso contra a Bolívia, o qual venceu por 2 a 1, acabou derrotada em seu primeiro jogo oficial desde novembro de 2020. Na sexta-feira, 4 de junho, levou 2 a 0 do Brasil, em Porto Alegre.
O time mostrou muito pouca ambição no confronto. Claramente tinha a intenção de voltar para casa com o empate sem gols. Pouco produziu ofensivamente. Ao longo do duelo foram somente três as oportunidades de finalização criada. Em nenhuma delas acertou o arco defendido por Alisson. Conseguiu atingir sua meta até os 20 minutos da fase final quando, após assistência de Neymar, Richarlisson abriu o placar. Aos 49 minutos, em cobrança de pênalti, Neymar fechou a conta. Os brasileiros, com a posse de bola durante 66% do tempo, criaram 16 oportunidades de arremate, sendo sete deles certos.
Dessa maneira, o Equador ficou estacionado nos nove pontos (três vitórias e duas derrotas). Ocupa a terceira posição na tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022. São dois pontos a mais do que Paraguai, Uruguai e a Colômbia, seus perseguidores mais próximos. Como mandante, venceu os dois jogos que realizou até agora. Superou a Uruguai (4 a 2) e Colômbia (6 a 1). Os jogadores chamados para os jogos da rodada dupla de junho foram:
Goleiros: Alexander Domínguez (Vélez Sarsfield), Hernán Galíndez (Universidad Católica), Pedro Ortiz (Emelec) e Moisés Ramírez (Independiente del Valle);
Defensores: Pervis Estupiñán (Villarreal), Diego Palacios (Los Angeles), Robert Arboleda (São Paulo), Xavier Arreaga (Seattle Sounders), Pedro Pablo Perlaza (LDU), Félix Torres (Santos Laguna), Ángelo Preciado (Genk), Piero Hincapié (Talleres), Mario Pineida e Luis León (Barcelona de Guayaquil);
Meias: Carlos Gruezo (Augsburg), Moisés Caicedo (Brighton), Jehgson Méndez (Orlando City), Alan Franco (Atlético Mineiro), Damián Díaz (Barcelona de Guayaquil), Juan Cazares (Fluminense), José Carabalí (Universidad Católica), Dixon Arroyo (Emelec) e Christian Noboa (Socchi);
Atacantes: Gonzalo Plata (Sporting), Ángel Mena (León), Enner Valencia (Fenerbahçe), Michael Estrada (Toluca), Leonardo Campana (Famalicão), Ayrton Preciado (Santos Laguna), Fidel Martínez (Tijuana) e Jordi Caicedo (CSKA Sofia).
Provável escalação do Equador
Equador na temporada atual
A forma atual do Peru
A seleção peruana ficou em situação bastante delicada na tentativa de conseguir pela segunda vez consecutiva o direito de disputar uma Copa do Mundo. Na quinta-feira, 3 de junho, jogando em casa, foi batida, por 3 a 0, pela Colômbia, que teve a estreia em seu comando do técnico Reinado Rueda. Foi sua quarta derrota consecutiva no torneio. Isso a deixou na lanterna da classificação.
Os colombianos abriram o marcador aos 40 minutos do primeiro tempo em tento assinalado por Mina. Os donos da casa tiveram o lateral-esquerdo Trauco expulso um pouco antes do intervalo. Aos 45 minutos, recebeu o segundo cartão amarelos por jogo violento. Assim, na segunda fase, os colombianos, com vantagem numérica, conseguiram ampliar sua vantagem. Logo aos quatro minutos marcaram o segundo através de Uribe. Seis minutos depois, Luis Diaz fez o terceiro.
Com somente um ponto ganho, a equipe do Peru está na décima – última – posição da tabela de classificação. Está seis pontos abaixo do Uruguai, quinto colocado e último time na região que permite ainda ter ambições de disputar o Mundial do Qatar. Com 13 gols sofridos, a equipe treinada pelo argentino Ricardo Gareca tem a defesa mais vazada das Eliminatórias Sul-Americanas. Trauco, suspenso, fica fora do jogo desta terça-feira. Os jogadores convocados para rodada dupla de junho foram:
Goleiros: Pedro Gallese, José Carvallo e Carlos Cáceda.
Defensores: Luis Advíncula, Aldo Corzo, Jhilmar Lora, Luis Abram, Miguel Araujo, Renzo Garcés, Christian Ramos, Anderson Santamaría, Alexander Callens, Miguel Trauco e Marcos López.
Meio campistas: Renato Tapia, Martín Távara, Pedro Aquino, Yoshimar Yotún, Sergio Peña, Christian Cueva, André Carrillo, Luis Iberico, Edison Flores e Christofer Gonzales.
Atacantes: Paolo Guerrero, Gianluca Lapadula, Raúl Ruidíaz e Alex Valera.
Provável escalação do Peru
Peru na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Equador x Peru:
Diante de uma seleção peruana que tem jogado muito abaixo de seu potencial, a equipe do Equador tem o prognóstico em seu sucesso o palpite indicado para o confronto desta terça-feira pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022.
Prognóstico e palpite final para Equador x Peru: