As informações e o palpite para Espanha x Grécia
Em processo de renovação que parece não ter data para acabar, a Espanha abre nesta quinta-feira, 25 de março, sua caminhada para o Mundial. Faz contra a Grécia a estreia nas Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo do Qatar 2022. O encontro, que é parte da jornada inaugural do grupo B, que tem ainda Suécia, Geórgia e Kosovo, será realizado o estádio Nuevo Los Cármenes, em Granada. O pontapé inicial está marcado para 16h45 (horário de Brasília).
Com 13 vagas reservadas para o Mundial e 55 países, a Uefa, entidade que reúne as federações da Europa, dividiu seus participantes em dez grupos nas eliminatórias. Alguns com cinco equipes, outros contando com seis. Eles vão se enfrentar em turno e returno. Ao final, o campeão de cada chave terá assegurado um lugar na Copa do Mundo do Qatar 2022. Quem ficar na segunda posição terá a possibilidade de lutar na repescagem pelas três vagas restantes. Juntamente com duas seleções da Liga das Nações, formação três chaves com semifinais e finais valendo os lugares no Mundial.
O desempenho recente da Espanha
A Fúria deu um giro de 360 em seu ciclo para o Mundial de 2022. O processo de renovação começou com a contratação do técnico Luis Enrique logo após a fracassada campanha na Copa da Rússia de 2018, que apresentou turbulência tanto dentro quanto fora de campo. Porém, sofreu uma interrupção por um grave problema fora das quatro linhas. Para acompanhar a filha, que sofria de câncer, o treinador precisou deixar o cargo. Somente após a morte da menina de nove anos retomou o cargo. No entanto, não gostou do trabalho de Robert Moreno, que era seu auxiliar. Assim, o processo praticamente voltou para a estaca zero.
A cada convocação, novidades são apresentadas e jovens recebem a chance de vestir a camisa da seleção da Espanha. Às vezes, nem sempre jovens, mas atletas que nunca estiveram no radar da Fúria. Mesmo em um jogo das Eliminatórias Europeias, Luis Enrique não recuou nesse processo. Foram quatro as novidades na lista para a rodada tripla que vai abrir a campanha da equipe. Depois do duelo com os gregos, os espanhóis vão encarar a Geórgia (28 de março) e Kosovo (31).
Entre os 24 convocados, a grande novidade foi do meio-campista Pedri, do Barcelona, de 18 anos. O atleta já fora chamado para o time sub-21 da Espanha e tinha sua chamada para equipe principal aguardada, porém, não tão precocemente. Entre os novatos estão ainda o goleiro Robert Sanchez, do Brighton (Inglaterra), o lateral-direito Pedro Porro, do Sporting e o atacante Bryan Gil, do Eibar.
A lista de convocados conta com:
Goleiros: David De Gea (Manchester United), Robert Sanchez (Brighton), Unai Simon (Athletic Bilbao)
Defensores: Pedro Porro (Sporting), Eric Garcia (Manchester City), Sergio Ramos (Real Madrid), Diego Llorente (Leeds United), Inigo Martinez (Athletic Bilbao), Jordi Alba (Barcelona), Jose Luis Gaya (Valencia)
Meias: Sergio Busquets (Barcelona), Rodrigo (Man City), Thiago Alcantara (Liverpool), Pedri (Barcelona), Marcos Llorente (Atlético Mde adrid), Sergio Canales ( Bétis), Koke (Atlético de Madrid), Fabian Ruiz (Napoli)
Atacantes: Gerard Moreno (Villarreal), Ferran Torres (Manchester City), Mikel Oyarzabal (Real Sociedad), Alvaro Morata (Juventus), Bryan Gil (Eibar), Dani Olmo (Leipzig).
Provável escalação do Espanha
Espanha na temporada atual
A forma atual da Grécia
A Grécia também trouxe novidades em sua lista para começar a caminhada na tentativa de conseguir uma vaga na Copa do Mundo do Qatar 2022. Figura constante nas convocações da seleção sub-21, Konstantinos Mavropanos foi incluído pela primeira vez na equipe principal para os duelos com Espanha e Geórgia pelas Eliminatórias Europeias e o amistoso com Honduras.
Aos 23 anos, o zagueiro pertence ao Arsenal, mas está emprestado ao Stuttgart da Alemanha. Porém, a lista também teve uma ausência importante. O goleiro Vasilis Barkas foi deixado de lado. O goleiro do Celtic perdeu a posição no clube. O fato de não estar atuando foi decisivo para ficar fora da convocação para as eliminatórias.
Muito embora, o arqueiro já viesse perdendo espaço no time nacional. O técnico John van ‘t Schip o deixou no banco nos duelos contra Moldova e Eslovênia pelas últimas rodadas da Liga C da Liga das Nações da Europa. Com Odisseas Vlachodimos, do Benfica, a Grécia passou os dois confrontos sem sofrer gols. Estava aberta a porta para que Barkas fosse descartado.
Provável escalação da Grécia
Grécia na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Espanha x Grécia:
Mesmo com as mudanças constantes de Luis Enrique, a Espanha, que oscila bastante, tem um elenco muito superior. Assim, o prognóstico da vitória da Fúria diante da Grécia é o palpite indicado para o encontro desta quinta-feira na primeira rodada das Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo do Qatar 2022.
Prognóstico e palpite final para Espanha x Grécia: