As informações e o palpite para Finlândia x Bélgica
Em uma chave com uma acirrada briga pela segunda colocação, a Bélgica, garantida nas quartas de final da Euro 2020, enfrenta a Finlândia nesta segunda-feira, 21 de junho. O confronto faz parte da terceira – última – rodada da fase de grupos do torneio continental. Terá como sede a Gazprom Arena, em São Petersburgo, na Rússia. O início está marcado para 16h (horário de Brasília), assim como o outro encontro da chave, que envolve Rússia e Dinamarca.
Como funciona a Euro 2020
A edição 2020 da Eurocopa é comemorativa. Celebra os 60 anos de torneio. Seria realizada no ano passado, mas acabou sendo adiada devido à pandemia de Covid-19. A grande novidade é a ausência de uma sede fixa. Os jogos foram compartilhados por vários países com os encontros decisivos sendo reservados para Londres.
O formato é o mesmo da Euro 2016, que recebeu o acréscimo do número de participantes. São 24 seleções. Elas foram divididas em seis grupos. Jogam, na primeira fase, em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras de cada chave avançam para as oitavas de final. Além das 12 classificadas diretamente, entre as terceiras colocadas, as quatro melhores conseguem um lugar na repescagem completando a chave.
A partir de então, em jogos eliminatórios, que podem recorrer à prorrogação de 30 minutos e decisão por pênaltis como critérios de desempates, as equipes vão passando pelo funil até que se defina os dois finalistas. A decisão está marcada para 11 de julho.
O desempenho recente da Finlândia
Chegar à última rodada da fase de grupos com chances de classificação muito provavelmente é mais do que os finlandeses esperavam antes de a bola rolar. Afinal, a modesta seleção faz sua primeira participação em um estágio final de Eurocopa, o que já é algo acima das expectativas. Superar essa etapa seria algo muito além das expectativas. Chegaram a essa situação graças à inesperada vitória, por 1 a 0, na estreia contra a Dinamarca.
O resultado foi fruto, principalmente, do ocorrido como meia Eriksen, que sofreu uma parada cardíaca nos minutos finais do primeiro tempo. O atleta chegou a se recuperar e a partida foi retomada após quase duas horas. No entanto, a ocorrência certamente abalou a equipe dinamarquesa, que perdeu, além de seu principal jogador, o ímpeto que exibia na partida. A Finlândia chegou ao gol na única finalização que criou no encontro.
Na quarta-feira, 16 de junho, contra a Rússia, acabou sendo batida por 1 a 0, fazendo uma atuação até melhor. Teve 11 oportunidades de arremate, sendo uma delas no alvo. Porém, o gol de Miranchuk aod 47 minutos do primeiro tempo definiu o jogo em favor dos donos da casa. Com três pontos, dificilmente conseguirá avançar se não pontuar contra a Bélgica, porém, essa chance existe. Para isso, teria que torcer para a Rússia derrotar a Dinamarca. Assim, ficaria na terceira posição. Teria que ficar entre os quatro melhores times na comparação com os seis que terminarem nessa situação. Não é um cenário dos mais favoráveis.
A Finlândia convocou os seguintes atletas para Euro 2020:
- Goleiros: Lukas Hradecky (Bayer Leverkusen-ALE), Jesse Joronen (Brescia-ITA), Anssi Jaakkola (Bristol Rovers-ING);
- Defensores: Paulus Arajuuri (Pafos-CHP), Daniel O’Shaugnessy (HJK Helsinki), Joona Toivio (Häcken-SUE), Leo Väisänen (Elfsborg-SUE), Sauli Väisänen (Chievo-ITA), Robert Ivanov (Warta Poznań-POL), Jere Uronen (Genk-BEL), Nikolai Alho (MTK Budapest-HUN), Jukka Raitala (Minnesota United-EUA), Pyry Soiri (Esbjerg-DIN);
- Meio-campistas: Glen Kamara (Rangers-ESC), Robert Taylor (Brann-NOR), Robin Lod (Minnesota United-EUA), Joni Kauko (Esbjerg-SUE), Onni Valakari (Pafos-CHP), Rasmus Schüller (Djurgården-SUE), Thomas Lam (Zwolle-HOL), Tim Sparv (Larissa-GRE), Fredrik Jensen (Augsburg-ALE), Lassi Lappalainen (Montréal Impact-CAN);
- Atacantes: Joel Pohjanpalo (Union Berlin-ALE), Marcus Forss (Brentford-ING), Teemu Pukki (Norwich-ING).
Provável escalação da Finlândia
Finlândia na temporada atual
A forma atual da Bélgica
A Bélgica acumulou os seis pontos possíveis nas duas primeiras rodadas sem passar perto de mostrar o futebol que tem capacidade de exibir. Na estreia, o placar de 3 a 0 aplicado diante da Rússia acabou sendo enganoso diante do que foi produzido pelos belgas. Com 62% de tempo de posse de bola, criaram nove oportunidades para finalização. Quatro delas foram no alvo. Porém, com Lukaku em campo, a situação acabou sendo facilitada. Ele marcou duas vezes. O outro gol foi de Meunier, que sequer estava entre os titulares. Entrou no lugar do lesionado Castagne.
Na quinta-feira, 17 de junho, a equipe teve que suar um pouco mais para superar a Dinamarca por 2 a 1. Os dinamarqueses abriram o placar aos dois minutos da etapa inicial em tento de Poulsen. Na fase final, a virada foi iniciada por Thorgan Hazard aos dez minutos e completada por Kevin De Bruyne, que recuperado após uma cirurgia por múltiplas fraturas na fase, foi acionado no intervalo, marcou aos 25 minutos. Ele havia sido também o responsável pela assistência no primeiro gol.
Com seis pontos, os belgas estão garantidos nas quartas de final. Assim, o técnico Roberto Martinez pode até mesmo utilizar o encontro desta segunda-feira para fazer experiências na equipe. Os atletas convocados para o torneio foram:
- Goleiros: Thibaut Courtois (Real Madrid), Simon Mignolet (Brugge) e Mats Selz (Strasbourg);
- Defensores: Toby Alderweireld (Tottenham), Dedryck Boyata (Hertha Berlin), Jason Denayer (Lyon), Thomas Vermaelen (Vissel Kobe-JAP) e Jan Vertonghen (Benfica);
- Meio-campistas: Timothy Castagne (Leicester), Nacer Chadli (Istanbul Basaksehir), Yannick Carrasco (Atlético de Madrid), Kevin De Bruyne (Manchester City), Leander Dendoncker (Wolverhampton), Thorgan Hazard (Borussia Dortmund), Thomas Meunier (Borussia Dortmund), Dennis Praet (Leicester), Youri Tielemans (Leicester), Hans Vanaken (Brugge) e Axel Witsel (Borussia Dortmund);
- Atacantes: Michy Batshuayi (Crystal Palace), Christian Benteke (Crystal Palace), Jérémy Doku (Rennes), Eden Hazard (Real Madrid), Romelu Lukaku (Inter de Milão), Dries Mertens (Napoli), e Leandro Trossard (Brighton).
Provável escalação da Bélgica
Bélgica na temporada atual
Estatísticas de ambas seleções
Prognóstico e palpite final para Finlândia x Bélgica:
Ainda que venha atuando bem abaixo de seu potencial, a Bélgica tem o prognóstico em sua vitória diante da Finlândia o palpite indicado para o confronto desta segunda-feira pela última rodada da fase de grupos da Euro 2020.
Prognóstico e palpite final para Finlândia x Bélgica: